Como descobrir câmeras escondidas ao alugar via AirBnb

Não há uma maneira infalível de garantir que você está livre de câmeras, mas não custa tentar analisar quartos alugados via AirBnb

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
serge-kutuzov-camera-unsplash

O AriBnb é uma ótima ferramenta para encontrar casas de aluguel por temporada para as suas férias em família ou mesmo para hospedagem durante períodos curtos a trabalho. Mas polêmicas em torno da instalação de câmeras escondidas não param de aparecer e os relatos de que a plataforma se recusa a reembolsar hóspedes também.

Câmeras são permitidas pelo AirBnb?

Há uma zona cinza sobre a existência de câmeras instaladas pelos anfitriões do AirBnb. Sim, o site permite que câmeras sejam instaladas dentro de hospedagens anunciadas na plataforma. O que o serviço proíbe são “câmeras escondidas” e outros aparelhos de gravação ocultos, e em áreas como quartos e banheiros. Entretanto, o dono da propriedade que avisar sobre o uso desses dispositivos está dentro das regras.

É aí que mora o dilema.

O alerta feito pelo proprietário do imóvel, na maioria dos casos, é pouco específico. “Vigilância ou dispositivos de gravação na propriedade”, não diz muito sobre que tipos de dispositivos são esses, nem onde estão. “Para maior tranquilidade, temos câmeras de segurança pela entrada do portão e áreas comuns”. As áreas comuns podem ser a sala de estar ou até um corredor (que dá para a porta dos quartos e dos banheiros).

O AirBnb diz que suas políticas proíbem estritamente câmeras ocultas e costuma banir anfitriões que violam as regras. Porém, conforme relatos de quem encontrou câmeras, o atendimento ao cliente tem falhado ao resolver esses incidentes antes que cheguem até a imprensa. Recusando-se, por exemplo, a reembolsar e banir quem se deve.

Se você não quer correr o risco de ser gravado ou está desconfiando de alguma situação em uma hospedagem alugada, seja via AirBnb ou não, acompanhe as dicas que compilamos e veja quais delas consegue aplicar para conferir se está mesmo sozinho.

Como encontrar câmeras escondidas

  1. Investigue os eletrônicos

Reserve alguns minutos para manusear os aparelhos eletrônicos nos ambientes. É comum a instalação desse tipo de câmera oculta em relógios despertadores. Outro tipo de dispositivo hospedeiro são detectores de fumaça. É possível ainda que haja câmeras escondidas dentro de pequenos objetos como canetas, detectores de movimento (para iluminação ambiente), alto-falantes bluetooth e até de telefones fixos.

Se você notar algo diferente em um dispositivo eletrônico, verifique e veja se é possível remover a bateria. Talvez você veja que o gadget tem um carregador diferente, um orifício para uma câmera, um tipo diferente de bateria ou uma luz piscante incomum.

Também é possível pesquisar sobre a marca e o modelo do aparelho para ver se está operando como deveria ou se tem algo a mais instalado dentro do corpo do dispositivo.

  1. Investigue objetos de decoração

Há também pequenas câmeras com tamanho reduzido, de uma polegada ou menores, que as pessoas podem esconder na decoração como abajures, porta-retratos, plantas da casa e persianas. Manuseie esses objetos e procure por buracos onde alguém poderia ter colocado uma delas. Retire-os do lugar e veja há algo por trás deles.

  1. Abra todos os armários e gavetas

Os aparelhos podem estar escondidos, mas seus fios, carregadores e drives de armazenamento costumam ocupar espaço. Examine áreas como estantes, armários e closets, abra todos as portas de armários e gavetas, especialmente se puderem esconder um dispositivo que possa gravar uma área como quarto ou banheiro.

Passe as mãos embaixo de prateleiras, pias, ou qualquer outro tipo de nicho suspenso que possa estar abaixo da linha dos seus olhos. Afastar móveis da parede também pode revelar cabos e outros acessórios conectados às câmeras ocultas.

  1. Apague todas a luzes

Desligue todas as luzes e direcione uma lanterna em uma área suspeita para achar lentes de câmera. A lente deve refletir a luz, o que deve facilitar a identificação.

Ficar alguns minutos no escuro também pode ajudar a revelar pequenas luzes de modem, câmera, carregadores ou qualquer outra coisa que esteja ligada e piscando.

  1. Baixe aplicativos detetives

Você também pode instalar determinados aplicativos no telefone que prometem procurar câmeras ocultas. Esses aplicativos categorizados como “Hidden Camera Detector”, podem não ser tão precisos, mas ou são gratuitos ou bastante baratos.

  1. Use um scanner de radiofrequência

Se você está realmente empenhado em resguardar a sua privacidade, pode investir em um detector de dispositivos ocultos conectados. Câmeras que usam Bluetooth ou Wi-Fi para enviar ou receber dados emitirão um sinal de radiofrequência (RF). Você pode comprar um detector de sinais de RF (há modelos por menos de R$ 100) que pode dedurar câmeras ocultas, câmeras IP sem fio e outros dispositivos de gravação.

Note que, mesmo optando pelos modelos de detectores de RF mais caros, nenhum deles vai encontrar câmeras escondidas 100% do tempo. Se uma câmera estiver gravando mas não estiver enviando os dados, um detector de RF não vai captar nada.

  1. Baixe aplicativos para analisar a rede Wi-Fi

Além de procurar uma câmera usando um scanner de RF ou um aplicativo, você também pode verificar a rede Wi-Fi em busca de câmeras conectadas à Internet (o que tira dessa checagem câmeras com cabos e outros tipos de conexões). Esses aplicativos são populares por revelar “quem está roubando sua internet” e permitem que você saiba quais dispositivos estão conectados a uma mesma rede além do seu celular, computador e coisas que você mesmo trouxe e conectou para uso pessoal.

Network Scanner (ou IoT Scanner) Apps:

O desenvolvedor de software Julian Oliver também criou um script simples para derrubar a conexão desses tipos de câmeras. Depois de se conectar ao Wi-Fi do seu local alugado, uma execução rápida do script localizará e desconectará as câmeras conectadas por Wi-Fi. Antes de usar o script e interferir nas conexões locais, no entanto, atente que isso pode ser ilegal dependendo da região ou país em que você está.

Com informações de Life Hacker e Digital Trends 

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Airbnb na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados