O tipo de vídeo que o Facebook te mostra no feed, no Watch e em outras áreas com recomendações deve mudar nos próximos meses. A rede social informou que atualizará seu algoritmo e que dará mais peso aos vídeos que atendam a critérios como duração e que são publicados por seus autores originais.
- Facebook prepara criptomoeda para compras em sites e na rede social
- Como colocar um vídeo na foto de capa do seu Facebook
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (6), o Facebook afirmou que a mudança no algoritmo que destaca os vídeos aos usuários aumentará a importância dos seguintes critérios: fidelidade e intenção; duração e visualizações; e originalidade.
Os vídeos com maior fidelidade são os de páginas em que os seguidores assistem com frequência o conteúdo que é publicado. A intenção, por sua vez, é maior se as pessoas assistem a um vídeo porque procuraram por ele na barra de pesquisa ou foram até a página – e não porque eles simplesmente apareceram no feed.
O Facebook também quer dar mais prioridade aos vídeos que conseguem manter os usuários engajados e levará em consideração dados de visualizações e duração. A ideia da rede social é priorizar o conteúdo de, no mínimo, três minutos e que prenda a atenção de quem o assiste por pelo menos um minuto.
Por fim, a originalidade será analisada para limitar o número de páginas que publicam vídeos produzidos por terceiros. O critério também reduzirá o alcance de redes de páginas que mantêm esquemas de compartilhamento para aumentar seu alcance.
“Estes não são princípios novos”, explica a empresa. “Mas estaremos fortalecendo sua influência entre os múltiplos fatores que determinam a distribuição de vídeos”. O Facebook também liberou um guia de boas práticas que abrange as novas regras.
“Essas mudanças vão beneficiar a distribuição de vídeos para páginas que criam conteúdo original que as pessoas querem ver”, afirmou a companhia. “Vamos continuar a melhorar o ranking de video para mostrar vídeos que as pessoas valorizam e ajudar ótimos produtores de vídeo a alcançar mais pessoas no Facebook”.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Vamos ver como será isso na prática, lembro que o Facebook se preocupa mais em ter mais vídeos de que ter mais criadores, se for 1mi de vídeos roubados, ele não se importa
O cara que fica gritando pra câmera por 20 minutos um monte de coisa errada é conteúdo autoral, dai vocês já tiram o que será priorizado.
O Instagram comprime os vídeos dos androids cagando com a qualidade e ainda assim pelo menos comigo ainda trava
As transmissões tem uma interface HORRÍVEL.
Nem no Mobile
Como sempre, o FB n tá nem aí em fazer a coisa certa. Como remover vídeos roubados, por exemplo.
Aliás, o FB deve até curtir isto, já que maior parte dos vídeos são furtados de criadores do YouTube.
Mudam visual, mudam algorítimo, mas o principal parecem não querer mudar: o próprio player em si, que é muito pesado no navegador para PC, principalmente em máquinas com hardware mais modesto. Transmissões ao vivo pelo Facebook usando PC de entrada é praticamente impraticável.