Início » Aplicativos e Software » 10 melhores novidades do iPadOS: multitarefa, suporte a mouse e mais

10 melhores novidades do iPadOS: multitarefa, suporte a mouse e mais

Testamos o iPadOS da Apple: versão otimizada do iOS 13 para iPads se aproxima ainda mais de um desktop

Paulo Barba Por

Enquanto nosso editor-chefe está na Califórnia com a Apple, nós aqui no Brasil já estamos testando o iPadOS, a versão otimizada do iOS 13 para os tablets da Apple. Esse ano o iPad se aproximou ainda mais de um desktop, com mudanças pequenas, mas que eram necessárias para o público que utiliza o dispositivo como ferramenta de trabalho, criação e produtividade.

Com a capacidade de organizar janelas de uma forma que faz inveja até ao Finder do macOS, o iPadOS deu uma cara ainda maior de notebook ou computador portátil para o tablet da Apple. Separamos 10 novidades dessa nova versão lançada durante a WWDC 2019.

Hands-on em vídeo do iPadOS:

iPadOS muda layout da tela inicial e do multitarefa

Começando pelo layout da tela inicial, agora são seis colunas de aplicativos e não mais cinco como no iOS 12. Na primeira tela é possível fixar widgets, assim o usuário tem mais informação de fácil acesso no momento em que liga o iPad.

iPadOS - Tecnoblog

A Apple trouxe melhorias também ao multitarefa do iPad. Já era possível utilizar dois aplicativos aberto ao mesmo tempo, mas agora duas instâncias do mesmo app podem ser abertas lado a lado, como por exemplo o Notas.

iPadOS - Tecnoblog

Múltiplas combinações podem ser criadas; durante a WWDC, vimos até mesmo duas janelas do Word abertas ao mesmo tempo. Com o App Exposé, o usuário agora pode visualizar todas as combinações criadas e a partir desta tela pode criar mais combinações.

iPadOS - Tecnoblog

O Slide Over também foi melhorado: já era possível deixar uma janela flutuante enquanto outro app é utilizado e chamá-la a qualquer momento, mas agora múltiplos aplicativos podem ser acumulados no Slide Over, trocando facilmente com um gesto ou mostrando todos os apps abertos ao mesmo tempo.

iPadOS expande suporte a armazenamento externo

iPadOS - Tecnoblog

iPadOS - Tecnoblog

Quem ganhou um grande upgrade foi o Arquivos, que virou finalmente um gerenciador de tudo que você armazena no tablet. O app agora suporta vários tipos de visualização de arquivos em um estilo bem desktop. É possível visualizar por ícones, por colunas e por um detalhamento maior de cada arquivo com informações de metadados, opções para compartilhamento, edição e até mesmo compactação e descompactação de arquivos internos.

A maior mudança foi o suporte a armazenamento externo: já era possível importar fotos e videos de um SD card, porém agora o usuário tem acesso a todas as pastas e arquivos de um pendrive ou HD externo. É possível plugar mais de um dispositivo ao mesmo tempo. O Arquivos também suporta acesso a servidores na mesma rede.

Como estamos rodando o Beta 1, é óbvio que ela vai apresentar bugs; a versão final só sai daqui a alguns meses. Eu não consegui fazer o iPad ler meu SSD externo ou HD externo, apenas um pendrive, mas eu já vi vídeos mostrando todo tipo de drive externo que o iPad está aceitando — pode ser um bug no meu sistema.

iPadOS traz melhorias no teclado e suporte a mouse

iPadOS - Tecnoblog

O teclado também ganhou uma atualização: agora é possível deixá-lo flutuante e, para facilitar a digital com apenas uma mão, ganhou também a digitação no modo Swipe.

iPadOS - Tecnoblog

E finalmente o iPad ganhou o que faltava para brigar de frente como computadores portáteis: suporte a mouse. Essa função está dentro de Acessibilidade. Ativando o toque assistivo, o usuário pode adicionar dispositivos para controlar o tablet. Também é possível configurar cada botão do mouse para uma função diferente. O mouse que testei possui apenas 3 botões, mas caso possuísse 5 botões, ainda sim cada uma seria configurável.

iPadOS - Tecnoblog

Com o iPadOS, a Apple praticamente acabou com todas as empresas que desenvolviam soluções pra transformar o iPad em uma segunda tela do seu Mac. A função Sidecar é muito simples de usar: basta compartilhar a tela pelo AirPlay, totalmente sem fios; ou via cabo USB-C para reduzir o tempo de resposta. E sim, você pode continuar usando a tela touch do iPad ou até mesmo a caneta para interagir com o macOS.

iPadOS - Tecnoblog

Falando em caneta, além de sua latência ter diminuído de 20 ms para 9 ms, ela permite obter uma captura de tela arrastando-a do canto esquerdo para o meio. Tem outro recurso muito bom: se você estiver no navegador, poderá capturar a página inteira que estiver visualizando; essa função ainda não está disponível na versão de testes.

iPadOS - Tecnoblog

O Safari agora prioriza a visualização no formato desktop, mas a qualquer momento a versão mobile pode ser solicitada. E como um bom desktop, o Safari também ganhou um gerenciador de downloads, podendo baixar arquivos de qualquer servidor de hospedagem. Todo o conteúdo baixado é salvo na pasta Downloads do app Arquivos.

iPadOS - Tecnoblog

E por fim, a edição de texto no iPad ganhou novos gestos. Para copiar um texto selecionado, basta fazer um gesto de pinça com 3 dedos — a primeira vez para copiar, a segunda vez para cortar. Faça o gesto abrindo 3 dedos para colar o texto copiado. Para desfazer uma alteração, basta arrastar 3 dedos para o lado.

Essas foram as 10 novidades que eu separamos sobre o iPadOS! A versão beta 1 está disponível apenas para desenvolvedores. A Apple prometeu um beta público para o mês de julho, e a versão final deve sair apenas em setembro com o lançamento dos novos iPhones.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

danielnbl

Cara, não tem nem qualquer coisa no mercado que individualmente e no conjunto se compare com o iPad, principalmente com o Pro. Na ilustração principalmente, que é com que trabalho e posso falar melhor é uma piada comparar com qualquer outra coisa.

Cazalbé

Vi um mouse da xiaomi ali.

Breno Ribeiro

Surface é híbrido, como você bem falou. iPad é tablet e o melhor no segmento.

Doug

Pois é. Meio fail foi o comentário.

Doug

O melhor hands-on handsome bearded man jeje

rmcrys

O melhor tablet é o iPad; o melhor híbrido é o Surface Go ou Pro consoante o tamanho e potência desejados.

Eu tenho o Surface Go e uso como tablet, leitor de mídia (Netflix e backup de filmes 4K 10-bit) e para trabalhar (MS Office, edição leve de fotos e vídeo) e navegar em web/e-mail, organizar ficheiros. Fluído, zero problemas, zero ruído. E isto que com a última atualização do Windows 10 agora em maio, ficou ainda melhor!

Honestamente para quem só quer um tablet, eu compraria um iPad (sem ser pro); se querem trabalhar um Surface. Um iPad Pro só se estiverem a 100% com sistemas Apple e nem pensam mover -se desse sistema.

Maicon Bruisma

Eu já tenho, um adaptador com 4 pontas, uma usc C, uma micro usb, uma Lightning e uma USB padrão 3.0 que dá pra colocar um micro SD para servir de pen-drive. Foi uma compra bem interessante, na época saiu por 30 e poucos reais com cupom na Banggood. E o melhor, ele tem certificação MFI

Qohen Leth

Ótimo review! Parabéns!

A maior mudança foi o suporte a armazenamento externo: já era possível importar fotos e videos de um SD card, porém agora o usuário tem acesso a todas as pastas e arquivos de um pendrive ou HD externo. É possível plugar mais de um dispositivo ao mesmo tempo. O Arquivos também suporta acesso a servidores na mesma rede.

Agora sim penso em voltar para o iPad.
Gosto da nuvem mas ainda pr

Filipe Espósito

Certamente há o lado do marketing em mostrar que o sistema não é exatamente o mesmo do iPhone, mas isso de fato permitiu que o iOS do iPad tenha mais modificações sem interferir no software do iPhone. Provavelmente já deixaram de fazer muita coisa porque talvez fosse trabalhoso conciliar a mudança entre o iPhone e o iPad sendo exatamente o mesmo sistema.

Filipe Espósito

Com o iOS 13 também vai funcionar isso no iPhone. Só você comprar um adaptador Lightning USB.

Maicon Bruisma

Se levar em conta apenas ipads, sim, se levar em conta algo como um Surface, que apesar de híbrido foca muito em tablet, não, não é.

Gabriel Antonio

mas o comentário não foi exatamente por isso? Porque faz muito tempo que é nativo no android =)

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Massa era usar ele lá por 2012 por uma hora aí tu pegava teu smartphone de 3,5 e parecia um chaveiro.

Robert Rey

O iPad Pro é o melhor tablet do mercado, não tem o que discutir.

Eduardo Braga

Ano passado foi a primeira vez que vi um iPad de perto. Não sei se era o primeiro ou o 2 mesmo, mas é muito esquisito. Parece um iPhone grandão.

Exibir mais comentários