Início » Celular » Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro

Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro

Para Bill Gates, falha de gestão fez Microsoft não ser o que o Android é hoje

Emerson Alecrim Por

Se você acha que a Microsoft tinha tudo para ter grande participação no mercado de smartphones, saiba que você não está sozinho: em evento organizado pela empresa de ventura capital Village Global, Bill Gates declarou que o seu maior erro foi não ter transformado a companhia no que o Android é hoje.

Bill Gates

O que Gates quis dizer é que, da mesma forma que o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo em PCs, uma plataforma da Microsoft é que deveria ser padrão em dispositivos móveis, com óbvia exceção para os aparelhos da Apple:

"O maior erro de todos os tempos foi alguma falha de gestão da minha parte que fez a Microsoft não ser o que o Android é hoje. Ou seja, o Android é a plataforma padrão para celulares que não são da Apple. Era algo natural para a Microsoft conquistar".

Natural porque, como a Microsoft tem o sistema operacional que domina o mercado de PCs, para ela seria uma questão de lógica explorar o mesmo modelo de negócio no segmento de dispositivos móveis.

Mas o grande problema — e aqui talvez entre a falha de gestão mencionada por Gates — é que a Microsoft demorou para agir: por estar na zona de conforto proporcionada pelo domínio do Windows, a companhia demorou para perceber o potencial do mercado móvel.

A estratégia do Google foi rápida e focada no futuro. A companhia comprou o Android em 2005 por US$ 50 milhões. Naquela época, o sistema operacional ainda estava em fase embrionária, mas o Google já tinha grandes planos para ele.

Não por acaso, o ex-CEO do Google Eric Schmidt admitiu que o Android foi adquirido com certa urgência para que a plataforma móvel da empresa se desenvolvesse antes que a Microsoft adotasse uma estratégia consistente para esse mercado. Deu certo. Quando o Windows Phone chegou, Android e iOS já eram plataformas com amplo domínio.

No vídeo, a declaração de Gates sobre o Android começa em 11:45:

O que mais chama atenção na entrevista é o fato de Bill Gates, de certa forma, ter chamado para si a responsabilidade pela falha da Microsoft no mercado móvel. A "culpa" frequentemente é atribuída a Steve Ballmer, afinal, ele é quem esteve à frente da companhia na década de 2000.

Seja como for, o próprio Gates dá uma estimativa do que a Microsoft perdeu com derrota para o Android: "há espaço para exatamente um sistema operacional [móvel] que não seja da Apple, e quanto vale isso? US$ 400 bilhões que seriam transferidos da empresa G para a empresa M" (é óbvio que, com 'G' e 'M', Gates se refere ao Google e à Microsoft).

Com informações: The Verge.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

VaGNaroK Alkimist
Triunfou tanto que hoje existe linux dentro do windows 10 no Windows Subsystem for Linux 2 e com kernel e tudo. Quem diria que isso ia acontecer um dia?
Crock, o Dillo
Se tem uma coisa que eu tenho saudades é "o que estou ouvindo" *-*
Catena's Beauty Atelier
Os tiles eram feios. Não tem como defender, gente. Era uma tela preta com quadrados de uma só cor... era triste
ribeiro
Ainda bem, o Windows funciona muito mal no desktop, nem isso dão conta do recado.
D34D P00l
As ideias implementadas no geral são boas, mas a implantação em si é bem ruim. Eu acho que só vale a pena implementar algo, quando se é possível fazer direito sem afetar o resto.
Douglas B
Eu tinha mais de 100 apps instalados no meu Lumia 520 e depois no 640 XL. Tinha apps pra caramba, só não tinha os mais estratégicos pra atrair os alienados com apps tipo Snapchat.Não tô promovendo o sistema, até pq fiquei muito puto com o desrespeito da Microsoft com os usuários que postaram. Mas vamos ser justos né
Matheus Nicolas
Pois vamos la então, cite 5 tirando essas duas.
Jorge Oliveira
"...o search para o google"...Em matéria de "search" alguém lembra do Altavista? Se não tivessem descontinuado, certamente teria - como ferramenta - engolido o search do Goo.
Jorge Oliveira
Privacidade no mundo M$ ???, sério?
Jorge Oliveira
Concordo contigo. Se o mundo mobile dependesse da M$ ninguém atualizaria o SO a não ser comprando a nova versão, e um novo aparelho, pois a nova versão exigiria mais hardware e rodaria meia-boca no que se tivesse.
Jorge Oliveira
Netscape, que pena terem-no destruído, descontinuado, etc. :(
Jorge Oliveira
..."há tantos segredos que as equipe não conversam entre si provocando falhas nos produtos.".Política de sabotarem a própria casa por ordens do alto? Vai saber.
Jorge Oliveira
E não poderiam ter criado, do zero, os aplicativos úteis e necessários, sem encherem linguiça com inutilidades e coisas feitas pela metade?
Jorge Oliveira
Ganhas meu aplauso D34D - Plac, plac, placccc."são as customizações lixo das OEM,..." O que vem de tranqueira de utilidade discutível nesses telefones.
Jorge Oliveira
Bem assim, Theo e Ricardo. Bravo!Plac, plac, placcccccc,
Jorge Oliveira
Os fabricantes de celular deveriam mandar o OS com um mínimo de aplicativos instalados. Quem quisesse, localizasse um diretório (pasta) com aplicativos e instalasse o que considerasse útil.Na minha opinião a maioria dos telefones vêm com alguma coisa necessária e útil, e um monte de tranqueira que por questões de "dependências" não se consegue remover de forma confortável e rápida. Uns nem remover se pode.Como resultado fica uma montanha de aplicativos ocupando espaço inutilmente. Uns nem com um bom ROOT se remove.
Jorge Oliveira
Pelado de recursos ou de penduricalhos, nem sempre necessários?
Jorge Oliveira
O fato do Windows Mobile ter tantos problemas, como tantos Windows tinham e tem, não tem nada a ver com a pressa com que a M$ sempre lançou seus O.S.?
Jorge Oliveira
A Microsoft se habituou a fazer sistemas lerdos, paquidérmicos.E não é por falta de recursos em pessoal e $$$, deve ser algo que nunca se saberá. O Windows, já que reina quase só - o Linux não o bate, embora seja um sistema forte - mas o monte de dependências... - enfim, poderia ser um grande sistema, seguro, rápido e estável sem os tais travamentos.Alguém lembra ou usou o IBM OS/2? Deixou saudades.
Leumas Ninguem
Toque duplo já tem em várias OEMLG e Xiaomi já tem eu seus dispositivos a anos
Matheus Nicolas
Ja vi q nunca usou o sistema pois so pra constar ate hoje tem coisas como o duplo toque q ate agr n foi implantado por nenhuma oem alem de varias coisas "interessantes" que se podia fazer com a camera q so vi semelhante ate hoje no IOS.
ulisses bicalho
Pior que não... Acredite se quiser...
Ricardo Ferreira
Já mudou de novo
Ricardo Ferreira
https://itmidia.com/apple-s...
Leonardo Feelckins
ainda tenho esperança de uma possível volta do windows phone
4d3xit
Concordo. Acredito que os smartphones seriam ainda mais caros por causa do licenciamento de software. E pra editar um documento a MS iria querer que vc assinasse o Office 365 tirando da loja alguma alternativa...
Gabriel Cabral
Fora que era ótimo em otimizar câmeras, tanto é que até hoje é difícil de achar um celular com câmeras tão avançadas. Imagine o que não daria pra fazer com eles, com os processadores que temos hoje?
Uriel Dos Santos Souza
O problema era o modelo de negócio.Qualquer idiota sabe disso.MS queria padronizar e fechar toda a plataforma. Google liberou. É isso que fez o Android crescer
Ricardo Ferreira
Ainda tem aquele detalhe. Quando caíram as vendas de pc's em detrimento ao mobile, as ações da Microsoft estavam em queda livre. Acho que foi nessa época que Ballmer foi convidado a se retirar/"aposentar".Quando o atual CEO assumiu e começou a reestruturar a Microsoft, ela voltou a competir. A Google só perdeu valor por causa de complicações com a UE, acusada de monopólio e sua rival chinesa crescer em números tb. E a Google perde no mercado chinês.A Google está mais cautelosa, inclusive, com investimentos em outras ideias. O que é uma pena. Perdeu aquele espírito inovador de startup. Eles compravam empresas, desenvolviam outras tecnologias e, de repente, pararam.Irônico é que essa visão de futuro e antecipação das tendências que, em parte, fazia as ações da Google valiosas. Daí eles tiveram um puxão de orelha de investidores pq estavam gastando demais com produtos incertos e, agora sem investimentos, parece que deram uma estagnada.A imagem da Google, assim como da Apple, estavam associadas a inovação, futuro. Agora, é mais do mesmo. A Amazon de Jeff bezos que está adentrando numa variedade cada vez maior de nichos.v
P. Herrera
Sim, ué, não disse o contrário. Todos os dias os papéis mudam de valor, mas já faz um tempo que a MS vem se mantendo nessa posição.Se estamos falando de valores na conta, se eu não me engano a Apple é a que mais tem, parece que é por volta de ~200bi. Já a MS tem cerca de ~150-170bi. Google e Amazon não têm estimativas precisas.
Ricardo Ferreira
Em outras palavras, o mercado é em grande parte especulativo, por isso que ocorrem "bolhas".Por isso tb existem empresas de análise desses valores. Todo esse montante de dados é usado por investidores, corretores da bolsa etc.
Marcus Estevão
Já que eles fizeram tanta merda, poderiam Pelo menos, criar um software da qual pudesse migrar qualquer Lumia com Windows Phone para o Android, já que ele só servirá pra MP3 player e ligações; Afinal, estamos com um smartphone com um sistema operacional obsoleto.....
Ricardo Ferreira
Cara, é isso que eu estou falando.. não tô falando de valor capital da empresa, mas valor da marca.vEm todo caso, olha amanhã novamente ou olha após uma notícia ruim sobre qualquer dessas marcas e vai ver que o esses valores tb se alteram. Àquele trilhão da Microsoft hoje pode cair pra um valor abaixo do da Google, por exemplo.A Apple foi a primeira empresa do mundo a atingir valor de 1 trilhão, mas agora não é mais. O detalhe é que essas empresas costumam se manter razoavelmente estáveis. A Microsoft, quando houve a mudança do CEO chegou a cair pra 5 posição, se não me falha a memória.Não se apoie nos números achando que essas empresas possuem esses valores na conta. Esses valores são capitais "mistos" (ações, marcas, licenças, faturamento etc).
P. Herrera
Cara, isso ai é outra coisa. É o valor da MARCA/branding da empresa, agora sobre valores TOTAIS(mercado, ações), a MS é a mais valiosa do mundo até o presente momento. Valor de mercado é DIFERENTE de valor da MARCA.
Ricardo Ferreira
É o mesmo lance da lista de homens mais ricos. Ora é Bill Gates, ora é o mexicano dono da Claro, ora é outro cara. Isso pq as fortunas deles estão atreladas a participações, ações, investimentos etc...
Ricardo Ferreira
https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/12/amazon-se-torna-a-marca-mais-valiosa-do-mundo.ghtml
Ricardo Ferreira
Esses números sempre se alternam pq são variações das ações dessas empresas. Cada dia esses valores mudam.O que faz, contudo, uma marca ser valiosa ou é a pouca oscilação na bolsa, ou um crescimento saudável....Vou por um link no próximo reply pq não sei se posso postar e não quero invalidar esse comment.Mas basicamente, as marcas mais fortes hoje são Amazon, Apple, Google e Microsoft, isso no ramo de tecnologia mista (Microsoft entrando na lista por ter uma política de SaaS atualmente, com a direção do novo CEO).
P. Herrera
Acho que vc não fez hein, pois nesse momento(25/06/19): Microsoft 1,06 tri. Amazon 942,27 bi. Apple 913,68 bi. Google 774,06 bi.Ué? ¯\_(ツ)_/¯
Ricardo Ferreira
Sim... Já fiz isso. Cuidado para não pegar matérias de 2018. Inclusive a Amazon voltou ao topo como a empresa mais valiosa, e isso foi recentemente noticiado.
Ricardo Ferreira
Os comentários da galera tão ótimos! Várias pessoas bem informadas e lembram bastante das coisas.Quem quer aprender sobre o fracasso do WP, só ler os comentários!
Ricardo Ferreira
Exatamente.
Ricardo Ferreira
Aquela tentativa falha não era um smartphone. Era pra ser um concorrente da Palm. Não era um telefone com apps, mas um "assistente" de bolso (basicamente um mini computador limitado de bolso). E tal ideia só surgiu pq havia a Palm. A Microsoft nunca antecipou tendências. Bill Gates era um gênio para negócios, mas pouco criativo para produtos. Ballmer, esse não é uma coisa nem outra.
Ricardo Ferreira
Exatamente! Culpar os devs pelo fracasso no mantenimento de um eco sistema de uma plataforma é o mesmo que culpar o presidente pelos buracos na rua.
P. Herrera
''(...) Não é a toa que há muitos anos a Microsoft não figura como a empresa mais valiosa do mundo. Atualmente, Amazon, Apple e Google.''Vai no Google agora e coloca ''MSFT'' veja o valor de mercado e depois compara com as das empresas que vc citou.
Ricardo Ferreira
Concordo. Mal tinham apps e os que tinham, muitas vezes, eram webapps. But, eu vi windows phone travar e reiniciar do nada. Do 7 ao 8. O windows phone "involuiu" enquanto o Android avançou. Hoje num aparelho mid end vc tem bastante fluidez e pouco travamento. Eu aqui no meu Motorola mid end tenho zero travamento com o Android Pie.
Rogério
Concordo! Basta ela ter uma equipe boa para focar no mobile, pq dinheiro em caixa eles já tem.
Rogério
A Microsoft tem a melhor ferramenta de desenvolvimento que se chama visual Studio, o que faltou foi a Microsoft injetar dinheiro no Google e Facebook, para ter os apps mais usados bons em sua plataforma.
Ricardo Ferreira
O que dizer? Gates foi um conselheiro da Microsoft. Tanto que nesta época ele possuía pouca porcentagem em ações preferenciais, sem poder de voto). É claro que ele está fazendo um draminha aí, visto que a "pegada" dele era outra, a fundação Bill e Melinda Gates. O verdadeiro erro dele, foi deixar no lugar um estúpido CEO que só chegou onde chegou graças ao Bill. Steve Ballmer é um idiota, um homem sem visão, um cara que se compromete em manter um modelo apreendido (antigo) e completamente lento em perceber mudanças ou, ainda, as sutis tendências. Steve B. é a personificação do vendedor esteriotipado norte-americano de carros usados (sempre disse isso). Enquanto o idiota traçava uma guerra contra o Linux e insistia numa política e num modelo velho de negócios, o mobile veio. E Ballmer insistia que isso era uma modinha passageira. Um homem completamente sem visão. Vivia no passado e achava mesmo que as pessoas queriam estar presas a um eletrodoméstico com windows em suas casas ou carregando o windows num notebook de 3 quilos. É um pateta. Felizmente, na época, foi a Google. Até então uma empresa com alma de startup e completamente revolucionária e inovadora, uma empresa que não estava presa num único modelo de negócios: alguém lembra da compra da Boston Dynamics, ou os carros que se dirigem sozinhos? A Google tinha uma mentalidade igual da Amazon. Algo que a Microsoft, com seu produto de nicho nunca conseguiu ser. Não é a toa que há muitos anos a Microsoft não figura como a empresa mais valiosa do mundo. Atualmente, Amazon, Apple e Google são as três mais valiosas.
Rogério
Como você diz isso sendo que o Android segue na ponta com apps lixo? A cada mil apps do Android 1 presta rs.
Rogério
Comprou o mais barato que tinha neh!!
Rogério
O que ele devia ter para ficar igual o travadroid?
Rogério
Você diz isso pq não usou o sistema.O que faltou nele foi os apps m
Rogério
A equipe que desenvolvia o Vista era a mesma que desenvolvia o Windows phone?
Rogério
O OneNote e os outros aplicativos básicos funcionava perfeitamente no Windows phone.No Windows phone tinha o Here drive bem melhor que Waze, e em alguns pontos melhor que o Google maps.O app discador ou telefone é bem melhor no Windows phone 8.1 que no Android 9. (isso é uma coisa SIMPLES)
André G
O problema do Symbian é que não teria apps da Google
Geraldo Lopes
https://uploads.disquscdn.c...
Alex Verli
Kkkkk tinha que ter todos aparelhos 😁
Luizão
através de outro império (google)
Danilo Henrique
Sei la agora que a google rompeu com a Huawei, Bill gates poderia fazer algum tipo de parceria pra alavancar-se tanto a Huawei tanto Bil gates
Ruy Santos
Ainda tenho um Lumia 640XL que uso para ouvir música, podcasts e usar o Twitter. Impressionante que mesmo os apps da Microsoft sempre funcionavam melhor no Android. Se nem os apps deles recebiam a atenção necessária no ecossistema, não seria outros desenvolvedores que iriam impulsionar as vendas.Uma pena mas eles mesmos mataram o negócio.
小岩井
Tenho muitas saudade dos meus Lumias, queria muito que a Microsoft tentasse de novo com um sistema tão bom quanto eram os Windows, não aguento mais experiência lixo em celular
Cassia Santos
O interessante é que meus primeiros smartphones ou pocket pcs foram windows, eu mesmo cheguei a desenvolver uma rom Windows Mobile 6.5 em pt_BR para um A3100 da Motorola e eu tinha todos os aplicativos que necessitava para controle financeiro, acessos ssh e rdp, personalização de shell, GPS, etc. Lembro que meu primeiro Android foi um Motorola Defy, como estranhei e tive (na época) dificuldade em encontrar aplicativos que me atendessem como os do Windows Mobile. Hoje não teria como deixar de usar o Android e olha que tentei, comprei um Nokia com Windows Mobile e percebi a escassez (sendo gentil) de aplicativos na sua app store, foi uma debandada geral de desenvolvedores, foram todos para o Android.
Carlin
Uma pena que faltou visão por parte da Microsoft, certeza que ele e o Balmer ficaram rindo dos passos que o Google resolveu no seguimento mobile! E bom olha o que isso custou né mesmo?!Mas é interessante vê como a Microsoft se reestruturou depois dessa queda, o foco em serviços faz parte do que restou para a Microsoft sobreviver nesses novos tempos!
Francisco Fernandes Araújo
O erro foi muitos pra min o maior deles foi " comprar a Nokia" apenas para matar o Symbian e deixar o caminho livre entre Windows mobile vs Android se tivessem investido no Symbian hj estaria todo mundo usando Symbian. Quem teve Symbian e Android lá por 2009 sabe que o Android não chegava aos pés
Felipe Fernandes
Erro atrás de erro. Grande parte da base de usuários inicial já ficou com um pé atrás quando os aparelhos com WP7.x não foram atualizados para o WP8.0. O sistema era muito capado, não tinha uma multitarefa real (Retomando...), nem os apps da própria MS eram bons e por vezes eram lançados na concorrência primeiro e tinham mais suporte lá do que no WP. Uma coisa que eu achava ilógico e que ela continuou fazendo até pouco tempo no Windows 10 são apps/programas só serem atualizados juntos com o sistema. O Office do WP era basicão e não tinha como att sem uma att de sistema, o mesmo para o IE, e até pouco tempo o Edge seguia na mesma linha. Aí com o sistema já morto resolvem lançar o WM10, atualizar somente alguns aparelhos e manter o novo SO em estado Beta constantemente.
Wagner Albuquerque Filho
E o Linux finalmente triunfou sobre o império.
Junior
Ele não precisa de mim ou minha opinião para isso.Mas nunca é tarde para começar de novo, ainda mais para ele q tem capital e conhecimento para tal. Se ele realmente se arrepende e quer ganhar este mercado a M$ tem todo o potencial necessário para tal.
Junior
A diferença na época é que não existiam frameworks que compilavam multiplataforma, hoje em dia, aperta 1 botão e compila iOS, Android, entre outros.O sistema em si, até era bom, bem fluído, mas faltavam opções de App e o povo reclamava e demorava para lançarem algo para a plataforma.
Zanac_Compile
Exatamente este o ponto... um sistema para device mobile com toda a dinâmica de uso de um Desktop.... Vejo claramente isto, a MS foi negligente, achou que bastava migrar de um lado para outro, sem muita preocupação....Veio a Apple e atropelou tudo em 2007, todo o mercado, inclusive o ANDROID tiveram que rever seus projetos do zero.A MS durante todo esse tempo, não investiu em algo novo. A certeza de domínio era forte, o fanfarrão do Balmer riu do mercado e da concorrência e deu no que deu....
Luciano Alonso
O fato é que o consumidor precisa sim de uma terceira alternativa. Um alternativa confiável, que garanta sua segurança digital, privacidade.
Joao Paulo da Silva
O Android é em minha opinião o melhor sistema operacional da atualidade. Fico feliz do Bill Gates não ter a visão que o Google teve na área de dispositivos móveis.
M3M
Tenho é pena dos Insiders que depois de engolir tantos bugs a Microsoft falou para migrar para o Android e iOS.
Tori
Lembrando que o Vista já vinha sido planejado desde o XP com o nome de Longhorn.O problema do Vista foi a falta de planejamento estético. Eles queriam entregar tudo que informaram em seu conceito e ao mesmo tempo fazer melhorias no Windows NT.
M3M
Windows Phone era bom, Windows 10 Mobile uma bosta.
Paulo F.
No meio disto tudo, e lembrando que nem a Huawei quis pegar no Windows mobile, agora até acho engraçado eles quererem vir com o terceiro sistema.
Wellington Gabriel de Borba
Os erros foram querer no primeiro momento o WP como fonte de receita através do licenciamento das cópias e não dos serviços que ele potencializava. Isso encarecia o sistema para os fabricantes. Não incentivar produtoras de software criando um ecossistema considerável de aplicativos. Depois vender telefones com WP 7 para os clientes e no mesmo dia ele chegar em casa e descobrir que a versão do Windows estava desatualizada e que continuaria assim. Este é o erro mais grotesco e onde eu acho que o que aconteceu com a Microsoft o mais belo dos bem feito.
Wellington Gabriel de Borba
O Nokia mais barato, por 399, dava show em qualquer Android que custava o dobro do preço em questão de fluidez e estabilidade, fora que o Windows Phone era um show em beleza e elegância.O que matou o Windows Phone foram as estratégias da Microsoft:Querer o WP em um primeiro momento como uma fonte de receitas por licenciamento e não de serviços a partir dele, como é o caso do Google e em menor caso da Apple.Não subsidiar as grandes produtoras de aplicativos para desenvolver os mesmos para o seu ecossistema, tornando-o mais atrativo.Mas o principal, não atualizar para a versão mais nova o cliente que acabava de sair da loja com um telefone novo em folha, mas com WP 7.5, mesmo que o aparelho tivesse suporte, mesmo que a quantidade de aparelhos fosse pequena, com a alegação que os mesmos não suportaria ou que era custoso liberar atualizações compatíveis com todos.
Trovalds
Bill Gates se arrepende também porque ele foi um dos visionários que enxergou o smartphone. Tanto que a própria MS desenvolveu um protótipo em 2000-2001 se não me engano. A versão do SO era um XP modificado e o aparelho não lembrava em nada os smartphones modernos. Até tive contato com um ao vivo de um evangelizador da MS no Brasil que não me recordo o nome. O sistema era cru e precisava de reset com bastante frequência.
Trovalds
Errou! O foco à época do Vista era no Windows Server pra conseguir avançar no mercado de servidores. O Vista foi basicamente desenvolvido pela turma "novata" da MS sem nenhuma supervisão mais rígida em cima. Tanto que deu no que deu. No Windows 7 a MS trouxe de volta muita gente mais experiente que estava em cima do desenvolvimento do Server pra poder consertar a bagunça que a MS soltou no mercado.
Daniel R. Pinheiro
Android de 400 reais na época travava mais que Windows 10 em Celeron/2GB.
teo venier
Falar q os devs tinham q apoiar a MS para o WP não morrer no mercado mobile, é o mesmo de culpar os devs pelo Linux não conseguir um marketshare maior no desktop. Devs só investem ondem vão conseguir dinheiro pra pagar as contas, vender software pra desktops Linux não dá dinheiro, assim como vender app pra WP. não existe almoço grátis,tem q ter dinheiro pra pagar a conta de luz do PC e do almoço do cara que desenvolve os programas. Simples assim.
ulisses bicalho
Ah, eu já usei alguns aparelhos com WP, e não era tão estável assim... Várias vezes por dia o whatsapp fechava sem explicação alguma... Tanto é que um desses aparelhos com WP que tive, eu joguei na parede com tanta raiva que ele se despedaçou todo... E não era só o whatsapp que fechava sozinho... Alguns jogos também fechavam...
Cezar Ribeiro
O Bill erro feio, às vezes. Quanto a web foi criada e o Netscape era o seu navegador, Bill disse: "Esse negócio de internet nunca vai dar certo." Deu, e aí ele correu atrás do prejuízo.
Leumas Ninguem
Matou o sistema 3 vezes (Aparelhos com WP6.X não foram atualizados pro WP7, Aparelhos WP7 não foram atualizados pro WP8, a grande maioria do WP8 não foram atualizados pro W10M)Cada versão, novo kernel e APisFerrou com os devs e com quem comprava o aparelhosPrometeu que todos iriam atualizar para o W10M e abandonou o modelo mais vendido da plataforma (Lumia 520)MS fez tudo errado
JOSE HAROLDO SENA DE O. FILHO
Em um capítulo do Livro "Faça como Estive Jobs" Carminie Gallo conta do episódio que Bill Gates tinha um protótipo de um gadget que nós conhecemos hoje como "tablet". Gates via ali o futuro, ou seja, hoje. Criou um departamento para este projeto e elegeu um executivo da MS o líder. Sua missão: fazer com que o MS Offiice funcionasse neste gadget. Gallo cita uma entrevista em um jornal americano deste executivo tempos depois de sair da empresa contanto que a equipe do Office não acreditava no projeto e "não cooperou" o suficiente. Na hora eu lembrei de uma lenda urbana sobre a MS nos tempos de facul. Que nesta empresa há tantos segredos que as equipe não conversam entre si provocando falhas nos produtos.A MS "perdeu o bonde", até fiz um tuíte mencionando que ela era pra ser líder hoje:https://twitter.com/jhsena/...
Ivan Máximo
Você está certíssimo. E outra: foi bom a MS ter sido engolida, porque precisávamos de uma empresa que fizesse um sistema operacional democrático e intuitivo.
Peralta
Não tinha nada msm era praticamente só uma skin rodando por cima de um código.. essas viúvas do WP sinceramente kkk
Peralta
Tá aí uma coisa que eu não me conformo, ela preferiu fechar o msn e empurrar o povo pro skype e se fu... se ela tivesse lançado em 2010 um app decente do msn pra android e ios quem sabe o whatsapp nem teria nascido, seria legal aparecer pros meus contatos qual musica eu estaria ouvindo no spotify kkk
Peralta
Concordo em tudo exceto na parte das customizações lixo, porque a Samsung fez um baita de um trabalho com a interface dela com várias soluções úteis ao longo dos anos, tanto é que a Google veio a implementar no AOSP a maioria dessas soluções, eu não julgo as OEM (apesar de algumas fabricantes ter interfaces horríveis mas né vai da atenção do consumidor pro que tá comprando e feedback do usuário) porém o projeto é aberto pra customizar do jeito que quiser pra se adequar e deixar cada aparelho de acordo com a cara/serviços da fabricante. A Samsung Experience é show de bola, tema noturno no sistema inteiro e na maioria dos apps, sem contar que tá muito leve e ela levou a One UI até pros aparelhos mais básicos como a linha J por exemplo. Se hj o Android "Puro" é legalzinho ele deve isso as OEMs e suas soluções implementadas ao longo do tempo. 😉
S Y N T H W A V E + L O V E R
Não travava, não ficava lento porque era um sistema PELADO de recursos.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Meu 2 smarts foram de 2GB e eles voavam na minha mão.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Ainda bem que mataram. Sistema ruim do caramba.Nadella é um cara inteligente mesmo. Ah, não precisava de inteligência pra isso. Bastava usar e ver a bela porcaria que fizeram nesse Windows Mobile. E depois sacar um simples Android de 400 reais e ver que ele tinha mais recursos que um high end no WP.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Poderia ser líder em mensageiros com o falecido MSN.
D34D P00l
Eu sou DEV mobile, e não é "só portar" o app assim não, tem que fazer bastante ajuste, e dependendo do app nem compensa ou não fica bom. Código "portado" nunca fica tão bom quanto código otimizado, feito pensando na plataforma. Sobre o Android, isso já foi verdade no passado, hoje o Android roda bem melhor do que a 5 anos atrás, tantos pelas otimizações do software, quanto a evolução do hardware, a quantidade de cores não influencia tanto na experiência quanto o poder de cada core em si, também não precisa de mais que 2GB(sim, ter mais é melhor, mas 2GB já fica adequado). O problema mor, são as customizações lixo das OEM, se usar o android puro ou otimizado ele funciona bem, vide o primeiro moto x que era dual core com 2gb de ram e rodava super bem.
Fábio Moser
Do Windows Phone 7 ao 8.1, tivemos um sistema com uma estabilidade que até hoje não vi no Android. O tempo passava e o sistema não travava, não ficava lento, não bugava. Tinham tudo pra bater de frete com o iOS. :-(O Windows 10 Mobile foi um completo desastre, veio muito problemático e mal otimizado. Já haviam decidido por descontinuar sistema e acho que chutaram o balde mesmo.Mas é uma pena, mesmo. :-(
Breno
https://media3.giphy.com/me...
Mario Lopes
Eu já usei Windows Phone e não achei ruim. A Microsoft poderia investir ainda nos smartphones e nunca é tarde demais. Infelizmente os fabricantes não optam pelo Windows Phone e sim pelo Android, mas aí já estamos falando de um assunto mais comercial do que pelo mérito do produto.
Gabriel Arruda
O que a Apple e o Google fizeram em conluiou contra o Windows Mobile? Só lembro do Google não fazendo apps para eles, mas até aí...nada mais que o esperado.
Jairo ☠️
Não , foi incompetência mesmo.
uB.
Exatamente! Por isto vejo como arrogância o Gates falar q a lógica era ele ter conquistado o mobile. Sendo que a MS vinha errando há pelo menos 1 década.
Exibir mais comentários