Início » Celular » Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro

Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro

Para Bill Gates, falha de gestão fez Microsoft não ser o que o Android é hoje

Emerson Alecrim Por

Se você acha que a Microsoft tinha tudo para ter grande participação no mercado de smartphones, saiba que você não está sozinho: em evento organizado pela empresa de ventura capital Village Global, Bill Gates declarou que o seu maior erro foi não ter transformado a companhia no que o Android é hoje.

Bill Gates

O que Gates quis dizer é que, da mesma forma que o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo em PCs, uma plataforma da Microsoft é que deveria ser padrão em dispositivos móveis, com óbvia exceção para os aparelhos da Apple:

“O maior erro de todos os tempos foi alguma falha de gestão da minha parte que fez a Microsoft não ser o que o Android é hoje. Ou seja, o Android é a plataforma padrão para celulares que não são da Apple. Era algo natural para a Microsoft conquistar”.

Natural porque, como a Microsoft tem o sistema operacional que domina o mercado de PCs, para ela seria uma questão de lógica explorar o mesmo modelo de negócio no segmento de dispositivos móveis.

Mas o grande problema — e aqui talvez entre a falha de gestão mencionada por Gates — é que a Microsoft demorou para agir: por estar na zona de conforto proporcionada pelo domínio do Windows, a companhia demorou para perceber o potencial do mercado móvel.

A estratégia do Google foi rápida e focada no futuro. A companhia comprou o Android em 2005 por US$ 50 milhões. Naquela época, o sistema operacional ainda estava em fase embrionária, mas o Google já tinha grandes planos para ele.

Não por acaso, o ex-CEO do Google Eric Schmidt admitiu que o Android foi adquirido com certa urgência para que a plataforma móvel da empresa se desenvolvesse antes que a Microsoft adotasse uma estratégia consistente para esse mercado. Deu certo. Quando o Windows Phone chegou, Android e iOS já eram plataformas com amplo domínio.

No vídeo, a declaração de Gates sobre o Android começa em 11:45:

O que mais chama atenção na entrevista é o fato de Bill Gates, de certa forma, ter chamado para si a responsabilidade pela falha da Microsoft no mercado móvel. A “culpa” frequentemente é atribuída a Steve Ballmer, afinal, ele é quem esteve à frente da companhia na década de 2000.

Seja como for, o próprio Gates dá uma estimativa do que a Microsoft perdeu com derrota para o Android: “há espaço para exatamente um sistema operacional [móvel] que não seja da Apple, e quanto vale isso? US$ 400 bilhões que seriam transferidos da empresa G para a empresa M” (é óbvio que, com ‘G’ e ‘M’, Gates se refere ao Google e à Microsoft).

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

VaGNaroK Alkimist

Triunfou tanto que hoje existe linux dentro do windows 10 no Windows Subsystem for Linux 2 e com kernel e tudo. Quem diria que isso ia acontecer um dia?

Crock, o Dillo

Se tem uma coisa que eu tenho saudades é "o que estou ouvindo" *-*

Catena's Beauty Atelier

Os tiles eram feios. Não tem como defender, gente. Era uma tela preta com quadrados de uma só cor... era triste

ribeiro

Ainda bem, o Windows funciona muito mal no desktop, nem isso dão conta do recado.

D34D P00l

As ideias implementadas no geral são boas, mas a implantação em si é bem ruim. Eu acho que só vale a pena implementar algo, quando se é possível fazer direito sem afetar o resto.

Douglas B

Eu tinha mais de 100 apps instalados no meu Lumia 520 e depois no 640 XL. Tinha apps pra caramba, só não tinha os mais estratégicos pra atrair os alienados com apps tipo Snapchat.
Não tô promovendo o sistema, até pq fiquei muito puto com o desrespeito da Microsoft com os usuários que postaram. Mas vamos ser justos né

Matheus Nicolas

Pois vamos la então, cite 5 tirando essas duas.

Jorge Oliveira

"...o search para o google"...

Em matéria de "search" alguém lembra do Altavista? Se não tivessem descontinuado, certamente teria - como ferramenta - engolido o search do Goo.

Jorge Oliveira

Privacidade no mundo M$ ???, sério?

Jorge Oliveira

Concordo contigo. Se o mundo mobile dependesse da M$ ninguém atualizaria o SO a não ser comprando a nova versão, e um novo aparelho, pois a nova versão exigiria mais hardware e rodaria meia-boca no que se tivesse.

Jorge Oliveira

Netscape, que pena terem-no destruído, descontinuado, etc. :(

Jorge Oliveira

..."há tantos segredos que as equipe não conversam entre si provocando falhas nos produtos.".

Política de sabotarem a própria casa por ordens do alto? Vai saber.

Jorge Oliveira

E não poderiam ter criado, do zero, os aplicativos úteis e necessários, sem encherem linguiça com inutilidades e coisas feitas pela metade?

Jorge Oliveira

Ganhas meu aplauso D34D - Plac, plac, placccc.
"são as customizações lixo das OEM,..." O que vem de tranqueira de utilidade discutível nesses telefones.

Jorge Oliveira

Bem assim, Theo e Ricardo. Bravo!
Plac, plac, placcccccc,

Exibir mais comentários