Início » Negócios » Apple Music chega a 60 milhões de assinantes em meio à disputa com Spotify

Apple Music chega a 60 milhões de assinantes em meio à disputa com Spotify

Spotify tem 100 milhões de assinantes Premium e reclama de taxas da App Store

Paulo Higa Por

O vice-presidente de serviços da Apple, Eddy Cue, informou na quinta-feira (27) que o Apple Music atingiu mais um marco: 60 milhões de assinantes já usam o serviço de streaming de música. O número se aproxima do Spotify, que possui 100 milhões de usuários pagantes ao redor do mundo e está em uma briga com a Apple pelas taxas cobradas na App Store.

Apple Music

Os dados foram revelados por Cue ao site francês Numerama em uma entrevista na Apple Store Champs-Élysées. Segundo o executivo, o Apple Music já é o serviço de streaming mais popular dentro do ecossistema da Apple e será aperfeiçoado continuamente com novos recursos, como as letras de músicas sincronizadas no iOS 13.

O crescimento do Apple Music foi rápido: o último número que havia sido divulgado pela empresa era de 50 milhões de assinantes, em abril. O The Verge lembra que a Apple tem se esforçado para tornar o serviço mais popular: ela diminuiu os preços na Índia, ofereceu degustações de quatro meses para usuários do Shazam e fez parceria com a American Airlines para fornecer streaming grátis no Wi-Fi das aeronaves.

Apple e Spotify trocam acusações por taxas cobradas na App Store

Apple Music

Quem não deve estar tão feliz com o crescimento do Apple Music é o Spotify, que briga com a Apple pelas taxas cobradas na App Store — a empresa sueca chegou a levar o caso à Comissão Europeia. Pelas regras da loja de aplicativos do iOS, a Apple fica com 30% do valor pago pelos usuários no primeiro ano de assinatura, e 15% depois desse período.

“Se pagarmos essa taxa, isso nos forçaria a aumentar artificialmente o preço de nossa assinatura Premium bem acima do preço do Apple Music. E, para manter nosso preço competitivo para nossos clientes, isso não é algo que podemos fazer”, disse Daniel Ek, CEO do Spotify. Ek quer o mesmo tratamento de serviços como o Uber, que não pagam a taxa adicional da Apple.

A Apple discorda: “Depois de anos usando a App Store para fazer o seu negócio crescer de modo significativo, o Spotify busca ficar com todas as vantagens do ecossistema da App Store — incluindo a receita substancial que a empresa gera por lá —, mas sem contribuir para esse marketplace”, disse a empresa em um comunicado. No meio da briga, a Apple publicou uma página em seu site explicando os princípios da App Store e divulgando serviços concorrentes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

Enquanto isso pobretão como eu usa o Deezerzão da massa :D

Bruno Sousa

600 milhões de usuários Apple. Essa foi a estimativa mais conservadora e irreal possível (peguei apenas usuários de iPhone e ainda supus que metade dos usuários teriam 2 iPhones), e você ainda chama de arbitrária… 🤦‍♂️

É verdade, esqueci que hoje não existem fatos, cada um cria a sua verdade.

Concordo.

Fato: Internet Explorer desbancou o Netscape
Sua verdade: Desbancou por ser empurrado
Fato: O sucessor do Netscape, que não é empurrado, desbancou o Internet Explorer
Sua verdade: ???

PS: Nossa, você sabe escrever cuzinho. Uau. 🙄

Pereira

Mas nessa sua estimação arbitrária você não levou em conta o percentual de pessoas que não gostam/não se importam com músicas.

Não adianta ser ironicuzinho, estais usando estimativas tiradas de tua cabeça.

Portanto, não se pode afirmar que o Internet Explorer foi o mais utilizado por ser empurrado.


Kkkkkkk. É verdade, esqueci que hoje não existem fatos, cada um cria a sua verdade.

Beleza então, amigo, acredite no que quiser, eu realmente não podia me importar menos. Bom fim de domingo.

Bruno Sousa

🤦‍♂️ Vou tentar ser o mais didático possível.

Não existe uma informação da Apple sobre quantos usuários únicos ela tem. Só temos a informação de que ela conta com 1,4 bilhão de dispositivos ativos capazes de rodar o Apple Music. Desses, 900 milhões são iPhones.

Mesmo que eu levasse em conta apenas os iPhones e estimasse a base de usuários da Apple em apenas 600 milhões (ou seja, metade dos usuários de iPhone - 300 milhões - teriam 2 iPhones), os 60 milhões representariam apenas 10% do contingente.

Resumindo:

Se o Apple Music ser "empurrado" fosse um dos principais motivos pelo seu sucesso, então ele deveria ter muito mais do que apenas 60 milhões de assinantes.

PS: Internet Explorer continuou sendo empurrado e mesmo assim foi desbancado por navegadores que não são empurrados (sendo um deles o sucessor do Netscape). Portanto, não se pode afirmar que o Internet Explorer foi o mais utilizado por ser empurrado.

Pereira

Qual foi a lógica de seu pensamento que, se fosse o principal motivo, ele teria 1 bi de usuários dos 1,4 bi de dispositivos? De onde você tirou essa estimativa? Porque não 1,4 bi de usuários? Qual foi a lógica do seu cálculo

Bruno Sousa

É óbvio que ser "empurrado" é um dos motivos, mas não é nem de longe um dos principais motivos. Se fosse, então ele deveria ter, no mínimo, 1 bilhão de assinantes. Afinal, a Apple conta com 1,4 bilhão de dispositivos ativos capazes de rodar o Apple Music.

Pereira

Vale lembrar que o próprio Internet Explorer demorou anos até desbancar o Netscape, não foi de uma hora para outra.

Um dos indicativos de que um dos motivos do Apple Music ter crescido tanto por ser "empurrado" é que, quando olhamos no mundo Android, enquanto o Spotify passou das 500 milhões de instalação na Play Store, o Apple Music não chegou aos 50 milhões.

Considerando que nem todas as instalação se convertem em assinaturas, dá pra inferir que boa parte da base de usuários (se não a imensa maioria) usa iPhone. E o Apple Music já vem instalado no iPhone.

biscoitao

Concordo totalmente. A qualidade premium não é tão premium

Bruno Sousa

Vale lembrar que não funciona mais assim há um bom tempo. Vide o próprio Internet Explorer e o Edge.

Franco Luiz

Nem fala Spotify está muito atrasado

André G

Até hoje não tem? Nossa, o Deezer já tinha isso uns 5 anos atrás

Pereira

Vale lembrar que o Internet Explorer desbancou o Netscape e se tornou o navegador mais utilizado justamente porque era empurrado.

Dan Santos

Não tem como ouvir no navegador e nem tem app para PC no pinguim, então pra mim foda-se

Por um momento achei que vc estaria reclamando pro Spotify pedir melhor qualidade de musica para as bandas kkk

Enfim, vc tem razao, uma pena o spotify não ter som HD. bem lamentável uma vez que o Tidal ja tem faz teeeempo, ainda mais pra quem tem HT e fones Hi-end.

Leonardo Feelckins

eu também

Exibir mais comentários