Início » Antivírus e Segurança » Mais de 10 milhões instalam app falso que promete atualizações de Android

Mais de 10 milhões instalam app falso que promete atualizações de Android

Aplicativo que promete atualizações para celulares da Samsung é popular no Google Play, mas é só uma mina de anúncios

Paulo Higa Por

Um aplicativo que você encontra no Google Play, com avaliação média de 4,0 estrelas e mais de 10 milhões de instalações. A promessa: “download de qualquer atualização do sistema operacional para qualquer dispositivo Samsung já lançado”. Parece interessante, né? Mas o Updates for Samsung só redireciona o usuário para páginas com o objetivo de ganhar dinheiro com anúncios e vender um serviço de assinatura.

Google Play - Atualizações Samsung

O Updates for Samsung, ou “Atualizações para Samsung – Versões de Android” no Google Play brasileiro, é distribuído como um aplicativo que “ajuda você a atualizar de e para as seguintes versões do SO Android – Gingerbread, Honeycomb (3.0, 3.1, 3.2), Ice Cream Sandwich ICS (4.0), Jellybean (4.1, 4.2, 4.3), Kitkat (4.4), Lollipop (5.0) e Marshmallow (6.0), Nougat (7.0), Oreo (8.0) e Android P”, segundo a descrição na loja.

Só que o pesquisador de segurança Aleksejs Kuprins comenta que o aplicativo, além de não ser do Google nem da Samsung, exibe páginas cheias de anúncios para lucrar e vende um serviço de assinatura por US$ 34,99 para fornecer atualizações de firmware. Curiosamente, o pagamento é feito por cartão de crédito fora da Play Store — você precisa digitar o número, validade e código de segurança em uma página externa.

Comentários - Atualizações Samsung

O aplicativo também lista firmwares e permite que o usuário baixe arquivos gratuitamente, mas com limitação de velocidade — uma ROM de 700 MB demoraria ao menos quatro horas para terminar de ser baixada, incentivando o usuário a fazer o tal pagamento. Ainda assim, Kuprins nota que “os downloads não são concluídos, mesmo usando uma conexão confiável”.

Entre os serviços oferecidos, o Updates for Samsung vende ainda um desbloqueio de celulares para que o aparelho passe a funcionar com chips de qualquer operadora. O serviço custa US$ 19,99 e também é vendido por fora da Play Store, sem utilizar o sistema de compras in-app do Google.

Não há indícios de que o aplicativo tenha códigos maliciosos, mas obviamente não é recomendável instalá-lo, já que ele pode colocar sua privacidade em risco — e até segurança, se você informar seu número de cartão de crédito.

O Google ainda não se pronunciou sobre o aplicativo, que permanece no ar.

Com informações: The Next Web, Forbes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leonardo Felippine

Não duvido que haja um aplicativo chamado Feice, ou alguma outra nomenclatura bizarra

paulo yan

O Google limpa, limpa e limpa a Play Store e ela continua um santuário pra todo tipo de porcaria que existe no mundo.

Lucas Henrique

Lixo de loja. Uma vergonha uma empresa bilionária deixar esses milhões de lixos soltos por aí.

Credulos

Exatamente, pelo que me consta esse app usava o updato, um site legitimo que oferece firmwares legitimas, mas ate ele possui um método de assinatura para melhorar a velocidade do download, o app por sua vez é mal feito e provavelmente se pega exibindo mais as propagandas que os firmwares.

Eduardo Braga

Quando que o Google vai meter uns humanos pra cuidar desse tipo de coisa? Não espanta a AppStore ter tão menos lixo.

Rodrigo Gomes

É inadmissível que o Google permita que um aplicativo desses esteja na sua loja oficial. Eu geralmente concordo em culpa os usuários em problemas como esse, mas neste caso o usuário é induzido ao erro por ter baixado o app diretamente na loja oficial da plataforma.

Michael dos Santos

Top três mentiras da Play Store:

1 - Economizador de bateria

2 - Antivírus

3 - Otimizadores de RAM

Adriano Garcez

A Google parece ter um sério problema com suas lojas. Eu sou calejado desse tipo de coisa e acabo não caindo, mas e quando o app troca de mãos (de maneira nada transparente) e vem coisa estranha no lugar? Acontece direto com as extensões do Chrome.

Jairo ☠️

Firmware Samsung atualizado tem no Odin gratis e rápido.

Eric Viana

1) A grande virtude da Play Store é ter de tudo.
2) O grande problema da Play Store é ter de tudo sem nenhum tipo de revisão como é feito na App Store...

John Smith

10 milhões de otários? Putz...

Engraçado como qualquer merd* vai pra Play Store. Devia ter um filtro de palavras que incluísse as marcas mais conhecidas e que automaticamente sinalizasse os aplicativos para análise e aprovação manual, para evitar que alguém tente aplicar esse tipo de golpe.

Antony

Esse aplicativo realmente servia para baixar os firmwares atualizados. O que acontece é que com o tempo os sites que ele acessava passaram a dificultar o processo de download de firmware, exibir propagandas e oferecer planos de assinatura. Pra confirmar, basta tentar baixar um firmware do sammobile, samfirm ou updato, por exemplo, pra ver o parto. O serviço de Sim Unlock também é comum lá fora. Enfim, não é esse drama todo que faz parecer.

Ramon

Igual o "zap zap" que o povo instala achando que é o nome oficial do app.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

O povo que caía no golpe do bilhete de loteria premiado agora tem celulares... sempre vai ter sardinha pros tubarões comerem

Jairo ☠️

Bem , tem otario para tudo , mas a Google deveria remover de imediato tal falcatrua da loja