Início » Jogos » Nintendo Switch Lite é oficial: console é mais barato e portátil que o original

Nintendo Switch Lite é oficial: console é mais barato e portátil que o original

Nintendo Switch Lite tem tela de 5,5 polegadas e bateria com até 7 horas de duração

Emerson Alecrim Por

Chega de rumores: o Nintendo Switch Lite é oficial. Depois de muitos burburinhos, a Nintendo finalmente anunciou o console, que vem com a já esperada proposta de ser mais portátil que o Switch original, além de mais barato: US$ 199,99 (contra US$ 299,99 do primeiro modelo).

Nintendo Switch Lite

Como previsto, os controles Joy-Con do Nintendo Switch Lite não são destacáveis. Na verdade, o console não pode nem ser conectado à TV. Até certo ponto, a novidade surge para preencher os espaços que outrora foram ocupados pelas linha Game Boy e 3DS / 2DS, embora estes últimos continuem sendo comercializados.

De acordo com a Nintendo, não há diferenças de desempenho entre o Switch "normal" e o Switch Lite. As principais mudanças estão mesmo no design para reforçar a proposta portátil do novo console.

A tela, por exemplo, continua tátil e com resolução 720p, mas tem 5,5 polegadas (contra 6,2 polegadas do Switch original). Além disso, o console é mais leve (275 g), até porque ele foi desenvolvido para ser mantido nas mãos durante as jogatinas.

O layout dos controles é quase o mesmo. A principal diferença está na colocação de um d-pad no lugar dos botões direcionais no lado esquerdo, o que deve trazer um pouco mais de precisão à jogabilidade.

Não ficou claro se a Nintendo fez algum acréscimo na capacidade da bateria. De qualquer forma, a companhia diz que a autonomia do componente é estimada entre 3 e 7 horas, variando de acordo com o jogo que está sendo reproduzido (contra de 2,5 horas a 6,5 horas do console original).

Falando em jogos, a Nintendo afirma que o Switch Lite roda todos os games disponíveis para o primeiro console que suportam o "modo mão" (ou modo portátil) — eles são identificados com um ícone que tem o formato do Switch Lite.

Para os demais títulos, a Nintendo diz que eles podem ser jogados se controles Joy-Con (vendidos à parte) forem conectados ao console. Pode ser necessário também ter um dispositivo para recarregá-los, como o Joy-Con Charging Grip.

Nintendo Switch Lite

No mais, o Nintendo Switch Lite é compatível com vários acessórios para o console original, como o joystick Switch Pro Controller e a Poké Ball Plus, e traz recursos como Wi-Fi, Bluetooth e NFC, como não poderia deixar de ser.

O Nintendo Switch Lite vai ser lançados em 20 de setembro em três opções de cores: azul turquesa, grafite e amarelo. Haverá também dois modelos com tema de Pokémon — Nintendo Switch Lite Zacian e Zamazenta Edition — com lançamento previsto para novembro.

Para variar, não existe previsão de lançamento oficial no Brasil.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Rodrigues
???????
Glauber Silva
no lançamento nem duvido mesmo, como aconteceu com aquele SNES Mini que quando chegou no Brasil vendiam por mil reais rsrs .. mas hoje você acha estocado por 400, 500 ..
Ronan Carvalho
Também é uma possibilidade.
Ronan Carvalho
É uma possibilidade, se esse Switch não tive o chip responsável pela "dockagerm" talvez lancem um dock próprio com esse chip compatível com ele.
Daniel San
Ou talvez possa usar o dock do outro modelo apenas para carregar
Everson
quem sabe um dock vendido separadamente ne
rmcrys
LekyChan, há 2 motivos pelo qual esta Lite talvez não funcione na TV e um é o posicionamento do produto, outro é que o Nvidia X1 conectado à TV aumenta a velocidade e gera muito mais calor. Sendo que os orifícios e espaço da lite são mais restritos, é muito provável que não tenha condições de dissipar tanto calor se ligar à TV.Esta consola é para um público alvo mais jovem e que usa a 3DS / Sony PSP, ou seja um público que não pensa em jogar na TV mas sim no celular/ônibus
Eduardo Martins
Agora sim vou poder comprar os jogos de 300 reais
Keaton
Switch Lite? É novidade... se o normal está 1700, o lite vai sair por uns 2300. huehuehue
Igor
Matou com o anúncio do Pokemón principal pro Switch (mesmo se não lançasse o Lite)
Ronan Carvalho
Minha teoria pro Switch lite.Vai funcionar em modo Dock sim, talvez não no lançamento, mas vai, eis o motivo...Esses furinhos e esse chanfro na traseira são usados exclusivamente para que o Switch se encaixe na Dock. https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c... https://uploads.disquscdn.c...
André G
O problema não é o preço do console, é o preço dos jogos. Tem muitos jogos de Switch por 300 reais, enquanto o mesmo jogo pra PS4 custa 100 reais.
Eduardo Braga
O maior problema do Vita foi o preço dos cartões pra expandir o armazenamento.
Alexandre Copi
Se você tem o switch online o seu save fica na nuvem. Usando a mesma conta pra jogar acredito que já permitiria algo semelhante.
M3M
Se não me engano foi anunciado, vai ser assim. Provavelmente tecnologia da Microsoft, já que as duas estavam flertando.
LekyChan
não mataria já que um dock oficial custa 70 dollares, um par de joyCons mais carregador custa mais 100 dollares, ou seja, sairia mais barato já comprar um normal para quem quer ter a especiancia completa.Mas se com o switch lite eles trouxessem o suporte a cabos USB-C<->HDMI e o próprio switch lite podesse ser usado como controle, ai sim acho que "mataria" o normal
Luiz Fellipe
Se vc coloca a opção de conectar na TV mata a versão anterior do switch
Nickson Baldoino
Pelo que vi no texto do The Verge, quanto ao brilho, é que o Lite não tem o sensor pra fazer o ajuste automático, mas você consegue fazer manualmente. Meio ruim de não ter uma função que hoje é tão básica, mas ao menos ainda te dá um certo controle, né.
Supasexy
Concordo com o Luiz, o psvita teve muito potencial desperdiçado.
Supasexy
Capitão, teve algumas features que não ficaram bem explicadas, tipo a questão de não poder mexer no brilho, também acredito que a nintendo poderia ter feito uma tela sem bordas, mas acredito que este tipo de tela seja caro...Obs: Este é o primeiro "Switch" que não faz a função do nome kkk
M3M
No outro extremo dessa versão, poderia ter uma versão consolizada com mais armazenamento e compatível apenas com o Pro Controller.
Glauber Silva
No Brasil você acha um Switch por uns 1700, será que o Lite vai aparecer por quanto? Uns 1200?
Fabio Santos
A ideia é boa, porém faz o modelo já atual não cair de preço o que é ruim pro consumidor, eu pretendo comprar no final do ano o tradicional pois o único Zelda que não zerei ainda está neste console depois deixo pra minha filha mais velha brincar kkkk.O mal do Lite no meu ver é não poder conectar a TV as demais restrições não vejo problema algum.No geral a Nintendo entende que sendo uma empresa sabe o caminho pro lucro sempre.
Capitão Caverna
Basta? hahahaha Cara, na boa. Pesquisa sobre isso pra não continuar falando besteira.
LekyChan
não, mas conectar a TV é já que basta liberar o output de video via USB-C
Capitão Caverna
destacar o joycon é software?
Burnerman_X
Já matou. O 3DS teve 0 jogos anunciados na E3 desse ano.
Marcos Oliveira
"Como previsto, os controles Joy-Con do Nintendo Switch Lite não são destacáveis. Na verdade, o console não pode nem ser conectado à TV"
LekyChan
um recurso que nada mais é que software, não hardware, logo faz mesmo sentido reclamar.
Igor
Um cenário interessante seria você poder jogar em casa com o Switch normal e continuar o jogo on the go no Lite
Capitão Caverna
A nintendo lançou uma versão menor e mais barata e o pessoal tá reclamando que ele não tem os recursos do switch normal.WTF?! É só comprar a versão normal então.
LekyChan
devem ter desabilitado via software o output de video via USB-C
Andre Kittler
Não vai atrapalhar. Mas não vejo motivo para isso vender números significativos. O Switch é um console portátil, de verdade: estou trabalhando e com ele no meu lado para o almoço. E usei no ônibus hoje. Simples, portátil.Não sei o que eu esperava, mas parece muito mais do menos esse Mini.
Andre Kittler
Já fazem o portátil compatível com um dock. Se chama Nintendo Switch.Não existe nenhum motivo para fazerem qualquer dock, esse console não é o console que se coloca na TV. Não precisa ser e não deve ser.
Douglas Souza Luz
Sera que com aqueles docks não oficiais que tem pro switch padrão não vão funcionar?
Alexandre Copi
Também achei uma pena, mas se colocassem a função de output pra TV provavelmente mataria a versão anterior, imagino que seja uma decisão puramente de negócio.
LekyChan
controle custa 70 e o dock mais 70, mas no caso como ele não suporta o dock seria o 70 dos joycon e mais 30 do carregador para eles, oque faria o preço ir para 300, que é o mesmo preço do switch normal
Will
como não manjo de inglês entendi pouca coisa, mas isso é uma pena, vão deixar de lucrar um bom dinheiro, pq como disse na matéria o original é 300 dólares e esse, 200, aí digamos que um dock + controle seja 120, faturamento de 20 em cima do original que já vem tudo isso.
R0gério
Achei essa a única bola fora do Light. A versão azul turquesa ficou muito bonita. Mas como tenho quase uma pilha de games do PS4 que não dou conta, um segundo console tá fora de questão. :(
Diogo
Não, não pode encaixar. Na matéria e no vídeo eles falam isso (ou pelo menos que não dá pra jogar na TV).
Will
será que veremos a morte do nintendo 3ds/2ds? pq agora não vejo sentido em vender os dois.
Will
Deu até vontade de comprar, rssó resta saber se pode encaixar na dock, se não der não faz sentido, pq aí terei que comprar a versão comum e aí ficarei com 2 consoles "iguais".se eles forem espertos vão vender um dock compatível (espero que seja igual ao original)
Robert Rey
Agora sim um portátil interessante. Só a Nintendo consegue pelo jeito. Quem sabe não entre na minha lista.