Início » Aplicativos e Software » Apple pode investir em podcasts originais para competir com Spotify

Apple pode investir em podcasts originais para competir com Spotify

Ainda não está claro se o conteúdo original poderá ser listado e acessado por outros agregadores de podcasts

André Fogaça Por

A Apple ajudou a criar o mundo do podcast com o agregador homônimo que existe no iOS e agora no macOS. Recentemente o Spotify mostrou que está interessado em ser um novo mundo com vários programas próprios, o que certamente acendeu o mesmo interesse lá na empresa da maçã, que parece planejar investimento direto em podcasters exclusivos.

Apple Podcast na WWDC 2019

Enquanto a Apple oferece um agregador neutro e aberto para qualquer pessoa que utilize um iPhone, iPod Touch ou iPad, o Spotify resolveu que era hora de investir em quem produz o conteúdo e trouxe nomes para sua plataforma, além de estar investido meio bilhão de dólares na compra das empresas Parcast e Gimlet Media – que trabalham apenas com este formato de mídia.

Agora é a vez da Apple tomar a mesma atitude, ao menos é o que dizem algumas fontes que conversaram com o Bloomberg. A ideia é de criar programas exclusivos para quem escuta a partir de um aplicativo da empresa – e isso vale até para os PCs, já que o iTunes leva consigo o app Podcasts e ele está disponível para Windows.

As fontes garantem que as conversas com produtores e empresas de mídia responsáveis por alguns podcasts ainda estão em estágio inicial, mas que o objetivo é de comprar direitos de exclusividade com alguns deles. Elas não afirmaram se o conteúdo destes podcasts exclusivos poderá ser escutado a partir de outros agregadores, ou se estarão na versão web do reprodutor.

Agora vai, 2019 realmente é o ano do podcast – e você pode acessar e ouvir o Tecnocast em sua versão web do Apple Podcasts clicando aqui.

Com informações: Bloomberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Pilotti Duarte

Reproduzir dentro do app não tem problema. O problema é poder reproduzir apenas no app em questão, seja qual for.

Felipe Liʍa

mas quem produz podcast prefere este formato mais "fechado", ate pra atingir mais pessoas!

antigamente, a maioria tinha um site/blog e tinha q fazer praticamente tudo sozinho, divulgar nas redes sociais, bancar as hospedagens dos arquivos, configurar o RSS, etc...

hoje em dia, a maioria deve ter pelo menos um desses app de musica (apple, spotify, deezer, etc) e so abrir a aba de podcast e escutar!

Paulo Pilotti Duarte

Sim, mas na época da Apple + iTunes ainda eram via RSS. Você podia usar qualquer outro programa para ouvir. Agora com a jogada de mkt do Spotify de abriu, provavelmente, uma guerra de formatos pelo podcast. Em breve vamos ter de usar vários aplicativos para conseguir ouvir os programas.

Isso vai ser a morte do formato.

Felipe Liʍa

Talvez tornou-se mais popular através dos iPods..

Felipe Liʍa

Mas eram assim, ate a Apple priorizar eles nos serviços deles! Depois vem o Spotify com a sua exclusividade...

Felipe Liʍa

Considerando q esses podcast serão armazenados em servidores linux 😬👍

Felipe Liʍa

Por enquanto so ta no app Podcast deles

GH

Já que o Google está usando o YouTube para música também, seria uma boa lançar algo que facilite o uso do YouTube como plataforma de publicar Podcasts. Estão perdendo uma grande oportunidade e os criadores também, por ficarem longe da enorme audiência do YouTube.

felipegcoutinho

Parece que o ano do podcast chegou primeiro que o ano do linux. rs.

Meiksonq

acho que de fazer podcast exclusivo em vez de ser liberado pra qualquer app agregador de podcast como castbox, pocket casts, podcast go etc

Buldego

Que tendência de merda?

Caleb Enyawbruce

Vixe, vão ter que melhorar muito o app deles se quiserem alguma coisa. É extremamente simples

Baio-kun

Ótimo, podcast esclusivo agora... Morte ao Spotify por começar essa tendência de m*rda.

Filipe Espósito

Sim, dizem que esse nome surgiu justamente por conta do iPod. Tem até uma matéria interessante de 2004 do The Guardian que fala sobre como as coisas eram na época (isso antes mesmo do iTunes oferecer os Podcasts). https://www.theguardian.com...

Eduardo Braga

O "pod" de "podcast" não vem de iPod? Foi o que sempre ouvi falarem.

Exibir mais comentários