Anatel homologa Asus Zenfone 6 e Raspberry Pi 4 para venda no Brasil

Asus Zenfone 6 tem câmera giratória dupla de 48 megapixels; Raspberry Pi 4 Model B traz suporte a 4K e até 4 GB de RAM

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Asus Zenfone 6 e o Raspberry Pi 4 Model B estão mais próximos de um lançamento oficial no Brasil: ambos foram homologados pela Anatel e estão liberados para venda no Brasil. O celular da Asus tem câmera giratória dupla, enquanto o mais novo computador-em-uma-placa da Raspberry Pi Foundation traz suporte a 4K e até 4 GB de RAM.

Asus Zenfone 6

Como de costume, a homologação foi descoberta por Cesar Cardoso do Pinguins Móveis. O Zenfone 6 (ZS630KL) recebeu o certificado de homologação na última terça-feira (3).

A Asus disse anteriormente ao AndroidPit que o Zenfone 6 chegaria ao Brasil entre “agosto e setembro”. Com a homologação da Anatel, seu lançamento deve ocorrer em breve.

O celular da Asus se destaca pela câmera giratória: ela possui um sensor de 48 megapixels da Sony e um sensor de 13 megapixels com lente ultrawide de 125 graus. O Zenfone 6 está em segundo lugar no ranking DxOMark Selfie para câmeras frontais, atrás somente do Samsung Galaxy Note 10+.

Ele tem especificações top de linha, incluindo processador Snapdragon 855, bateria generosa de 5.000 mAh e até 8 GB de RAM. O aparelho roda Android 9 Pie, mas a Asus vem recrutando usuários para testar o beta do Android 10.

Raspberry Pi 4 tem portas USB 3.0 e até 4 GB de RAM

Raspberry Pi 4 Model B

Por sua vez, o Raspberry Pi 4 Model B é uma evolução do computador que cabe em uma só placa: o processador quad-core da Broadcom é mais rápido; há portas USB 3.0 e Gigabit Ethernet; e as saídas micro-HDMI trazem suporte a telas 4K.

O Raspberry Pi 4 possui três opções de memória: 1 GB, 2 GB ou 4 GB. A documentação da Anatel não diz qual desses modelos foi homologado. O carregamento é feito via USB-C, mas não funciona com alguns cabos devido a uma falha de design.

O revendedor oficial da Raspberry Pi no Brasil é a loja FilipeFlop; ela comercializa o Pi 3 Model B+ e outros modelos. Filipe Macedo, CEO e fundador da empresa, confirma ao Tecnoblog que o Pi 4 será lançado no país, mas ele precisa vir com o número de certificação da Anatel impresso na placa, o que leva algum tempo.

Atualizado em 07/09

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados