Início » Brasil » Carteira digital de estudante será gratuita e terá app para iOS e Android

Carteira digital de estudante será gratuita e terá app para iOS e Android

Com direito a meia-entrada em cinema, shows e teatro, a ID Estudantil será emitida na internet e em agências da Caixa

Victor Hugo Silva Por

O governo federal apresentou na sexta-feira (6) a carteira digital de estudante. O documento, que oferece meia-entrada em eventos culturais como cinema, shows e teatro, poderá ser acessado por aplicativo para iOS e Android.

Governo federal lança ID Estudantil (Foto: Gabriel Jabur/MEC - 06/09/2019)

A ID Estudantil, como foi chamada, contará ainda com uma versão física para os estudantes que não têm acesso à internet. Esta versão também será gratuita e poderá ser emitida em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

A carteira será uma alternativa à oferecida por associações como UNE (União Nacional dos Estudantes) e Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). As entidades, que cobram taxa pela emissão do documento, ainda poderão realizar o serviço.

Segundo o governo federal, os estudantes de ensino superior terão acesso ao documento digital até 90 dias após o serviço começar a ser oferecido. Para estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e profissional, o prazo é de 180 dias.

A emissão da ID Estudantil deverá começar a ser realizada em 90 dias. Por ter sido apresentada como uma Medida Provisória, a proposta da carteira digital de estudante ainda precisará ser aprovada pelo Congresso no prazo de 120 dias.

A Medida Provisória também cria o Sistema Educacional Brasileiro, que reunirá dados como frequência e histórico escolar. Os estudantes que solicitarem a ID Estudantil deverão autorizar o uso de seus dados para a criação do cadastro unificado, que deverá ser usado para a criação de políticas públicas.

Exemplo da ID Estudantil

Com informações: Diário Oficial da União, G1, Mobile Time.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

davi koscianski vidal

AHHHHHHHHHHHH bom!!!
A UNE é honesta porque a UNE diz que é honesta.

Agora estou tranquilo.

whatever
Sempre falaram que não tinha almoço grátis, mas na real era só papinho furado pra tirar a vaga do cozinheiro.
whatever

Sempre falaram que não tinha almoço grátis, mas na real era só papinho furado pra tirar a vaga do cozinheiro.

André G
Eu não concordo com esse sistema de estudante pagar meia, poderia ser uma porcentagem de desconto opcional, podendo escolher se dá o desconto de 15% ou até mesmo 80%.
André G

Eu não concordo com esse sistema de estudante pagar meia, poderia ser uma porcentagem de desconto opcional, podendo escolher se dá o desconto de 15% ou até mesmo 80%.

igormattosfl

Vamos fazer assim, não pague pela carteira de estudante mas abdique dos benefícios de meia-entrada conquistados pelas entidades como UNE.

phsodre

Enfim! Eu mesmo já sou muito resistente a pagar a da UNE/UBES. Acho uma boa solução e já deixa tudo mais integrado. Vou usar com certeza. Pelo menos de vez em quando esse Governo dá uma a dentro. É só manter o Presidente calado por restrições médicas... PRA SEMPRE!

Eduardo Elias Silveira

Pela primeira vez eu vejo gente criticando um serviço gratuito.... Hahahahahahahahaha

Keaton

Ah fio... independente de qual desgoverno esteja no comando... o outro lado vai ficar todo butthurt. A maioria dos brasileiros não sabe discutir politica (se você sabê, parabéns por ser um ser humano funcional), só sabe torcer e ser fanático por partidos e politicos.

Eu já nem tento mais. É dificil. hahaha

ばか

E a UNE não é uma instituição privada tambem?

555

Hoje o governo federal não tem os dados dos estudantes, isso sempre ficou a cargo das entidades, municípios etc.
Então na MP precisava constar a criação desse cadastro único, a autorização para a coleta dos dados e a finalidade: políticas públicas, que deve ser o uso mais básico possível já que não envolve publicidade, monetização nem nada.
Isso é pré requisito de lei geral de proteção de dados.

CtbaBr©

E se precisar complementar algo, o Google e o Facebook poderão ajudar com todos os dados de todo mundo, privacidade é uma palavra que pode significar tudo, menos o que deveria!

Dio

Mas eu já libero meus dados para o Facebook de graça. Não me importo se eu economizar mais de 35 reais.

ochateador

Resumo do trecho aí: "vai dar me**a para quem questionar as ordens do governo".

ochateador

Já existe dois sistemas, e ao invés de aprimorar eles o governo cria um terceiro sistema...
Governo sendo governo.

Exibir mais comentários