Carteira digital de estudante será gratuita e terá app para iOS e Android

Com direito a meia-entrada em cinema, shows e teatro, a ID Estudantil será emitida na internet e em agências da Caixa

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Governo federal lança ID Estudantil (Foto: Gabriel Jabur/MEC - 06/09/2019)

O governo federal apresentou na sexta-feira (6) a carteira digital de estudante. O documento, que oferece meia-entrada em eventos culturais como cinema, shows e teatro, poderá ser acessado por aplicativo para iOS e Android.

A ID Estudantil, como foi chamada, contará ainda com uma versão física para os estudantes que não têm acesso à internet. Esta versão também será gratuita e poderá ser emitida em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

A carteira será uma alternativa à oferecida por associações como UNE (União Nacional dos Estudantes) e Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). As entidades, que cobram taxa pela emissão do documento, ainda poderão realizar o serviço.

Segundo o governo federal, os estudantes de ensino superior terão acesso ao documento digital até 90 dias após o serviço começar a ser oferecido. Para estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e profissional, o prazo é de 180 dias.

A emissão da ID Estudantil deverá começar a ser realizada em 90 dias. Por ter sido apresentada como uma Medida Provisória, a proposta da carteira digital de estudante ainda precisará ser aprovada pelo Congresso no prazo de 120 dias.

A Medida Provisória também cria o Sistema Educacional Brasileiro, que reunirá dados como frequência e histórico escolar. Os estudantes que solicitarem a ID Estudantil deverão autorizar o uso de seus dados para a criação do cadastro unificado, que deverá ser usado para a criação de políticas públicas.

Exemplo da ID Estudantil

Com informações: Diário Oficial da União, G1, Mobile Time.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados