Início » Brasil » Carteira digital de estudante será gratuita e terá app para iOS e Android

Carteira digital de estudante será gratuita e terá app para iOS e Android

Com direito a meia-entrada em cinema, shows e teatro, a ID Estudantil será emitida na internet e em agências da Caixa

Victor Hugo Silva Por

O governo federal apresentou na sexta-feira (6) a carteira digital de estudante. O documento, que oferece meia-entrada em eventos culturais como cinema, shows e teatro, poderá ser acessado por aplicativo para iOS e Android.

Governo federal lança ID Estudantil (Foto: Gabriel Jabur/MEC - 06/09/2019)

A ID Estudantil, como foi chamada, contará ainda com uma versão física para os estudantes que não têm acesso à internet. Esta versão também será gratuita e poderá ser emitida em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

A carteira será uma alternativa à oferecida por associações como UNE (União Nacional dos Estudantes) e Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). As entidades, que cobram taxa pela emissão do documento, ainda poderão realizar o serviço.

Segundo o governo federal, os estudantes de ensino superior terão acesso ao documento digital até 90 dias após o serviço começar a ser oferecido. Para estudantes de ensino fundamental, médio, técnico e profissional, o prazo é de 180 dias.

A emissão da ID Estudantil deverá começar a ser realizada em 90 dias. Por ter sido apresentada como uma Medida Provisória, a proposta da carteira digital de estudante ainda precisará ser aprovada pelo Congresso no prazo de 120 dias.

A Medida Provisória também cria o Sistema Educacional Brasileiro, que reunirá dados como frequência e histórico escolar. Os estudantes que solicitarem a ID Estudantil deverão autorizar o uso de seus dados para a criação do cadastro unificado, que deverá ser usado para a criação de políticas públicas.

Exemplo da ID Estudantil

Com informações: Diário Oficial da União, G1, Mobile Time.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

davi koscianski vidal
AHHHHHHHHHHHH bom!!!A UNE é honesta porque a UNE diz que é honesta.Agora estou tranquilo.
whatever
Sempre falaram que não tinha almoço grátis, mas na real era só papinho furado pra tirar a vaga do cozinheiro.
whatever
Sempre falaram que não tinha almoço grátis, mas na real era só papinho furado pra tirar a vaga do cozinheiro.
André G
Eu não concordo com esse sistema de estudante pagar meia, poderia ser uma porcentagem de desconto opcional, podendo escolher se dá o desconto de 15% ou até mesmo 80%.
André G
Eu não concordo com esse sistema de estudante pagar meia, poderia ser uma porcentagem de desconto opcional, podendo escolher se dá o desconto de 15% ou até mesmo 80%.
igormattosfl
Vamos fazer assim, não pague pela carteira de estudante mas abdique dos benefícios de meia-entrada conquistados pelas entidades como UNE.
phsodre
Enfim! Eu mesmo já sou muito resistente a pagar a da UNE/UBES. Acho uma boa solução e já deixa tudo mais integrado. Vou usar com certeza. Pelo menos de vez em quando esse Governo dá uma a dentro. É só manter o Presidente calado por restrições médicas... PRA SEMPRE!
Eduardo Elias Silveira
Pela primeira vez eu vejo gente criticando um serviço gratuito.... Hahahahahahahahaha
Keaton
Ah fio... independente de qual desgoverno esteja no comando... o outro lado vai ficar todo butthurt. A maioria dos brasileiros não sabe discutir politica (se você sabê, parabéns por ser um ser humano funcional), só sabe torcer e ser fanático por partidos e politicos.Eu já nem tento mais. É dificil. hahaha
ばか
E a UNE não é uma instituição privada tambem?
555
Hoje o governo federal não tem os dados dos estudantes, isso sempre ficou a cargo das entidades, municípios etc.Então na MP precisava constar a criação desse cadastro único, a autorização para a coleta dos dados e a finalidade: políticas públicas, que deve ser o uso mais básico possível já que não envolve publicidade, monetização nem nada.Isso é pré requisito de lei geral de proteção de dados.
CtbaBr©
E se precisar complementar algo, o Google e o Facebook poderão ajudar com todos os dados de todo mundo, privacidade é uma palavra que pode significar tudo, menos o que deveria!
Dio
Mas eu já libero meus dados para o Facebook de graça. Não me importo se eu economizar mais de 35 reais.
ochateador
Resumo do trecho aí: "vai dar me**a para quem questionar as ordens do governo".
ochateador
Já existe dois sistemas, e ao invés de aprimorar eles o governo cria um terceiro sistema...Governo sendo governo.
Mickão
Sim, será a política do porrete, muito comum nas décadas de 60, 70 e 80. A vantagem é que agora com bancos de dados será muito mais fácil identificar os envolvidos ;)
Pierre Diniz
Meio off: O que o Veio da Havan vestido de Charada lá no canto direito tem a ver com a carteirinha?
Danilo Cursino
Corrupção de dados? Oi? hahaha Sim, o dados serão seguros, porque esses dados todos estão sujeitos a auditoria pública se for o caso de vazamento ou ataque. Com empresas privadas acontece o que já aconteceu centenas de vezes onde o vazamento é encoberto (Alô fintechs, alô gigantes de tecnologia) pra não sujar a imagem da empresa.Não pedem porque se não me engano, está em lei que não pode. E eles interessam muito sim, cruzando isso com vários outros dados dá pra saber coisas de você que te deixaria bastante assustado. Sugiro que leia bem sobre cruzamento de dados e principalmente sobre Cambridge Analitca.
Antonio Araújo
Que merda acabei ler. Quer dizer, se for Estatal ta tudo certo, não tem corrupção, os dados serão seguros? E pra quem interessa os dados como Nota e frequência? Se nem empresas que buscam os melhores curriculum solicitam?
Antonio Araújo
Tava mais que na hora! Pagar por um documento ANUALMENTE para comprovar que estuda? OXEE PIOR: Sustentar UNE e UBES para fazer campanha politica e ideológica.
johndoe1981
Eu também já bloqueei um monte desses fanáticos que criticam o governo atual só por pura pirraça porque perderam as eleições, se não eu fico louco de tanta raiva que passo.Quando algum comentarista faz crítica justa, mas sem ser por pura ideologia política, eu também converso de boa e até dou upvote quando o comentário é sensato.
Daniel R. Pinheiro
Aqui neste site já bloqueei um bucado. Pessoas com mente aberta, seja de qual lado for, dá pra conversar numa boa. Do contrário...
Comentário Mil Grau℗
Chupa UNE/UBES, nunca terão o meu dinheiro pra alimentar este mantro de esquerdistas que estão na faculdade e nunca se formam, ocupando espaço de quem quer ter a oportunidade! Kkk
Danilo Cursino
Dados de transparência ué, só entrar no site institucional deles.
Dio
E quem me garante que a UNE não faz a mesma coisa?
Buldego
É, deixei pra lá mesmo. Gosto de discutir com alguém que agregue algo o que percebi não ser o caso.
Lumberjack
Cara, você tá discutindo com alguém que usa o argumento de que aqueles que discordam dele tem ideologia, mas ele não. Mas o perfilzinho com fotinho e slogan em latim já entregam a figura, nem esquente...
zubumafool
Até parece pow kkkk Não há verificação de renda. As pessoas só te perguntam qual tua renda mensal e fica por isso mesmo. Conheço várias pessoas de classe média alta que tem ID Jovem. Mas a maioria tbm é estudante de federal.
junior
O governo não pode ver a frequência e histórico escolar para usar como medidor para cada estado e ver como anda o ensino do país ou até com os dados realizar uma consulta em qual região os alunos desistem do curso?
P. Herrera
Na minha época os responsáveis eram de centro-direita(coisa rara). Pelo que eu sei, hje grande maioria é de esquerda, o que sinceramente eu ñ vejo problema caso fossem mais "realistas". Mas é aquela galera Lula livre e tal. Hahahah
Veritas
Exato!
johndoe1981
Verdade. Veja que o problema não é criticar o governo atual, pois medidas ruins como o retorno da CPMF e censura da Wikipédia devem mesmo ser criticadas, como aliás eu mesmo critiquei. O problema é criticar as medidas boas unicamente porque é simpatizante do partido que perdeu as eleições, pois é o que sua cartilha ideológica prega. Isso não é nem oposição, é pirraça e politicagem mesmo.
johndoe1981
Não posso generalizar, mas infelizmente a maioria desses membros de DCE e entidades estudantis são esquerdistas ferrenhos, do tipo que tem a cara de pau de apoiar ditaduras como a da Venezuela, Cuba etc.
P. Herrera
Pior que é vdd, ñ há como negar. Cheguei a ir em eventos deles em Brasília e no Rio, mas após ver isso aí, desisti de vez. Mas creio que seja pela por conta da UJS no meio.
johndoe1981
Sim, na universidade federal em que estudei, na época das eleições em 2010 e 2014, era infestado desses militantes do diretório central estudantil, alguns filiados à UNE, vestindo camisa do PT, Dilma, Lula etc. Nos comícios do Raddard que passava na TV, sempre dava pra ver alguém com camisa da UNE, que é massa de manobra assim como MST e a CUT etc.
P. Herrera
Pra mim o cúmulo foi ver aquela cartinha deles em apoio ao governo atual da Venezuela.O pior é que é por conta da UJS no meio. Acaba sujando a imagem de uma entidade tão antiga como a UNE. 🤦‍♂️
johndoe1981
Não adianta, sempre vai ter um militante do PT pra criticar boas medidas desse governo, pois o gado canhoto não pode jamais contrariar a sua ideologia política. Na notícia do possível retorno da CPMF, que eu sou totalmente contra, tava infestado desse povo, mas nessa agora só aparece um ou outro gato pingado, curioso... E a UNE, sendo o bom antro de esquerdice que é, com certeza vai se manifestar contra essa medida.
Veritas
HUAHUAHAUHAUAHAU Velho... sensacional!
Danilo Cursino
Só me preocupo com dados meus de vida estudantil sendo usado por empresas privadas, porque o SERPRO tá pra ser privatizado, mas fora isso acho show.
Trovalds
Achei ótimo! A MP não invalida as carteiras de estudante atuais, que vão continuar valendo. Mas daí vai ser a Lei da Livre Concorrência: se eu posso ter mais barato ou de graça, pra que eu vou pagar pra ter a mesma coisa?Esclarecendo que de graça de fato não é porque custa dinheiro dos pagadores de impostos. Mas pelo menos você não vai ter que pagar mais R$ 35 pra ter o direito de ter meia entrada em eventos culturais.E hoje em dia não existe mais "meia entrada". Os produtores de eventos culturais sempre calculam seus custos se baseando no valor da tal "meia entrada", que na prática é o valor cheio. A entrada inteira é bônus de faturamento no final.
Danilo Cursino
Vocês que estão aí com o loló piscando, calmem lá. Caso vocês não saibam, a estatal envolvida é SERPRO que tem basicamente todos os dados, e essa estatal está na trilha de privatizações do governo. Ou seja, todos esses dados pessoais e de frequencia, notas, solicitações etc etc etc na mão de uma empresa privada que ninguem sabe e ninguem viu que pode muito bem vender isso pra alguem ou usar sabe-se lá pra que. Eu teria alguma cautela, vamos parar com essa palhaçada de ir a favor sem quesionar nada só porque foi no governo Biroliro. Se isso der certo, lindo, acho ótimo, mas calma lá.
Veritas
Filhote, eu já trabalhei com este tipo de dados.Este e muuuuuuitas outras bases de dados do Governo.Mas, obviamente, você é o único que sabe das coisas, não é? ;)
Veritas
Obrigado pela explicação, Michael!
Buldego
Hum?
Veritas
huahauash usando 3 contas? Sensacional!
Michael dos Santos
ID Jovem é para os pobres, ID Estudantil, como o nome diz é para os estudantes.
Buldego
Rapaz, desisto.
Veritas
Novamente:Se tu defende este comportamento da UNE com os estudantes, me desculpe mas, das duas uma: ou tu estás ganhando algo com isto ou é simplemente ignorante.
Veritas
"achismos"... huahauahuaFalou, falou e não argumentou nada... é sempre assim.
Veritas
Então pronto.Não precisa mais ficar de mimimi.Paga os 35 reais para a UNE, faz campanha para teus colegas estudantes também pagarem e deixa quem quer fazer a carteirinha digital gratuita fazer como desejar.É algo bem simples, cara... ;)Aliás, é assim que a Democracia.Apesar deste governo já ter feito muitas merdas, achei ótima esta iniciativa.
Buldego
Novamente, não comemoro pq não adianta carteirinha se o governo mantém políticas de desmonte da educação.
Veritas
Se tu defende este comportamento da UNE com os estudantes, me desculpe mas, das duas uma: ou tu estás ganhando algo com isto ou é simplemente ignorante.
Veritas
Um dados ser anônimo para um professor ou funcionário da faculdade não significa que ele é anônimo para outros funcionários do Governo.Se fosse assim, ninguém poderia fazer manutenção nestes dados.
P. Herrera
Cara, real, acho isso muito difícil. Certo que em muitas UF o sistema é local na maioria das vezes(na que eu estudei era local), mas daí acreditar que NDA dali vai para o Governo Federal/MEC acho até meio inocência da tua parte.
Buldego
Ah sim, pq eu recebo milhões das vendas ilegais das carteirinhas.Novamente, não comemoro pq não adianta carteirinha se o governo mantém políticas de desmonte da educação.
Veritas
Se a UNE é "muito mais que isto", então ela sobreviverá.Aliás, tu vais poder continuar pagando para a UNE fazer tua carteira. ;)
Veritas
Como se as empresas privadas já não tivesse teu dados... huahauau
Veritas
Ainda mais que o objetivo é de apenas enfraquecer movimentos estudantis,A UNE? Que cobrava 35 reais de um estudante para fazer uma simples carteirinha e ainda demorava até 2 meses para entregar?Onde havia denúncias de vendas de carteirinhas para quem não era estudante aproveitar as maravilhas do meio ingresso?Agora entendi porque tu estás tão revoltado com a decisão. ;)
Veritas
Ótima pergunta!Eu gostaria de saber também.Que eu lembre, ele era mais restrito, né?
Veritas
HUAHAUAHUAHUCara, é obrigatório para uma universidade\escola gravar os dados nos sistemas do Governo, quer seja na área federal, estadual ou municipal!O quê o Governo está fazendo agora é aproveitar a situação para UNIFICAR AS MALDITAS BASES DE DADOS que são controladas por ele MAS DESCENTRALIZADAS!Como grande parre das bases de dados governamentais, há duplicidade de dados, dados espalhados geograficamente e em múltiplas esferas públicas (federal, estadual e municipal).O Governo está aproveitando isto para TENTAR unificar a bagaça toda.
Michael dos Santos
Como fica o ID Jovem?
Buldego
Não mesmo, por isso eu disse que é algo pequeno, não que seja algo ruim.Só que no momento em que nós estamos, não tem nada a se comemorar.Ainda mais que o objetivo é de apenas enfraquecer movimentos estudantis, e veja só, apenas por ideologia (e talvez preparando o terreno pra algo muito mais sinistro num futuro próximo).Então, não, não comemoro.
Veritas
Novamente: gostar de algo bom não significa que não podemos nos preocupar com as outras coisas que estão ruins, cara.Não são sentimentos mutuamente exclusivos.Santo Deus!
Veritas
HUAHAUAHUAHAUHAUFilhote, como tu achas que o ENEM, por exemplo, é gerenciado!HUAHAUAHUAHAUAHSensacional!
Buldego
Então, é pequena se comparada ao que esse governo está fazendo com a educação. Começando com um Ministro completamente despreparado e cortes absurdos nas Universidades Federais. Olhando pra isso, não há, para quem realmente se preocupa com a educação e os estudantes, possibilidade de se comemorar essa carteira digital.
Veritas
Que baboseira!Não é porque tu tens acesso só a uma parte do sistema que ele não tenha acesso aos dados por completo.
Veritas
Não mente que é feio, cara!Todo sistema de universidade é ligado no MEC.
Veritas
Ué,"coisas pequenas" como esta, cara.Para ti, pode ser pouco.Mas garanto que para um estudante, 35 reais a mais no bolso e não ter que esperar até vários meses PARA TER UM DIREITO QUE É GARANTIDO PELA CONSTITUIÇÃO, é uma coisa boa.Como falei: a ideologia CEGA as pessoas. ;)
P. Herrera
Mas então, eu ñ teria essa ctz ñ viu. Falo sinceramente. Eu duvido muito que ñ tenham nda da gente. 🤷‍♂️
Buldego
"Ajudar a educação não é só treinar e pagar bem os professores, dar recursos para escolas e universidades públicas..."Seria o que mais?
Veritas
Pois é, enquanto o governo está fazendo o desmanche da educação federal, comemorar um carteirinha me parece um pouco desproporcional, mas é aquela coisa, por ideologia, comemora-se uma coisa pequena e esquece o principal, que é a educação.Típica argumentação de gente que segue uma ideologia, quer seja ela de direita ou de esquerda, cegamente.Acho até engraçado falar "comemora-se uma coisa pequena e esquece o principal, que é a educação" quando a medida vai fazer com que os estudantes economizem TEMPO e, principalmente, DINHEIRO (já que antes tinha que pagar para a UNE para poder confeccionar) uma carteirinha.Ajudar a educação não é só treinar e pagar bem os professores, dar recursos para escolas e universidades públicas...
P. Herrera
Como vc pode ter ctz disso?
David Borghi
"Políticas públicas" conhecidas como: poder vender esses dados para as empresas privadas.
Veritas
Pois é...TODOS os nossos dados já estão com o Governo.
Buldego
"É impressionante como a ideologia consegue tornar uma pessoa sã em um ser irracional."Pois é, enquanto o governo está fazendo o desmanche da educação federal, comemorar um carteirinha me parece um pouco desproporcional, mas é aquela coisa, por ideologia, comemora-se uma coisa pequena e esquece o principal, que é a educação.
Luander Falqueto Beltrame
Como se existisse alguma coisa sobre nós que o governo já não tenha em seu(s) banco(s) de dados.
Veritas
Uma dica: teus dados, TODOS ELES, já estão com o Governo.Isto é só uma questão obrigatória por causa da nova lei de privacidade de dados.
Veritas
Velho, e ainda tem gente imbecil indo contra isto só porque foi coisa do governo Bolsonaro!É impressionante como a ideologia consegue tornar uma pessoa sã em um ser irracional.
Highlander
Grande dia! 👍🇧🇷
P. Herrera
Sim, vdd. Por isso msm que eu falei, às vezes é difícil separar a UJS.
Julian Leno
Também lamentei, mas acho que é devido ao hardware
Mozart Rozendo
Pena que não funcionará para o transporte público.
Julian Leno
Só quero ver se vai ter treinamento com os funcionários dos cinemas pra aceitarem esse I'D Digital sem achar ruim
Henrique Alves
O pessoal fala da UNE como se fossem 3 estudantes do MST querendo vender carteirinha... só deus...
Henrique Alves
Concordo plenamente.... produto gratis onde vc é o produto real.... não, brigado...
Buldego
Vamos perguntar aos estudantes das Universidades Federais.
Henrique Alves
Bom, isso aqui pra mim eh bem bosta....A Medida Provisória também cria o Sistema Educacional Brasileiro, que reunirá dados como frequência e histórico escolar. Os estudantes que solicitarem a ID Estudantil deverão autorizar o uso de seus dados para a criação do cadastro unificado, que deverá ser usado para a criação de políticas públicas.
Buldego
Exatamente o que eu pensei.Sinceramente, não tem nada a se comemorar, vide o desmonte da educação por conta de ideologia.
junior
Esperando um estudante falar que isso é ruim (sou um e acho isso ótimo).
P. Herrera
Bom, eu achei isso aí positivo. Sobre a UNE reclamar ñ é surpresa.
raphaela1
acabou a mamatinha da UNE