Início » Internet » TikTok censurou em todo o mundo vídeos que desagradam o governo chinês

TikTok censurou em todo o mundo vídeos que desagradam o governo chinês

As orientações do TikTok para moderadores são bastante favoráveis aos interesses da China

Victor Hugo Silva Por

A rede social chinesa TikTok se popularizou com vídeos curtos quando ainda se chamava Musical.ly e, em 2018, chegou a ultrapassar a Uber em valor de mercado. E, enquanto ganha usuários, a plataforma mantém uma política bastante favorável ao governo da China.

TikTok / Musical.ly

É o que apontam as diretrizes do TikTok para seus moderadores. Segundo o The Guardian, a ByteDance, empresa responsável pela rede social, orienta os funcionários a impedirem a livre circulação de vídeos que desagradam o governo chinês.

O conteúdo é revelado em meio a suspeitas de que vídeos no TikTok sobre os protestos em Hong Kong foram censurados por razões políticas. Isso porque vários trechos das diretrizes são genéricos, mas parecem ter sido criados para atender ao governo.

Um dos pontos proíbe “críticas e ataques a políticas, regras sociais de qualquer país, como monarquia, sistema parlamentar, separação de poderes, sistema socialista, etc.”. Outro veta a “demonização ou distorção da histórica local ou de outros países, como os distúrbios de maio de 1998 na Indonésia, o genenocídio cambojano [entre 1975 e 1979] e os incidentes da Praça da Paz Celestial [na China, em 1989]”.

Há, ainda, a proibição sobre “tópicos altamente controversos, como separatismo, religião e conflitos de seitas, conflitos entre grupos étnicos ao, por exemplo, superestimar conflitos islâmicos de seitas, incitar a independência de Irlanda do Norte, República da Chechênia, Tibete e Taiwan, e superestimar o conflito étnico entre negros e brancos”.

As publicações que descumprem essas regras são marcadas como “vísíveis para si mesmo”, ou seja, seguem disponíveis, mas têm seu alcance reduzido. Quando isso acontece, o usuário não sabe se o conteúdo violou as políticas do TikTok ou se, simplesmente, não foi considerado interessante pelo algoritmo da plataforma.

As diretrizes do TikTok também preveem que vídeos sejam marcados como “violação”, o que leva à sua remoção definitiva e, em alguns casos, à exclusão do usuário. Entram nessa regra os vídeos ligados à ao “desafio Momo”, por exemplo.

O TikTok tem outras regras bastante discutíveis, para dizer o mínimo. Uma delas trata de pornografia infantil e diz que, quando não está claro que a pessoa no vídeo tem menos de 18 anos, os moderadores devem “tratá-la como um adulto”.

Ao Guardian, a ByteDance afirmou que o documento foi atualizado em maio. As novas orientações da rede social contam com políticas de moderação regionalizadas, inclusive com a participação de moderadores locais.

“Nos primeiros dias do TikTok, adotamos uma abordagem direta para minimizar o conflito na plataforma e nossas diretrizes de moderação permitiam penalidades por itens como conteúdo que promovia conflito, como seitas religiosas e grupos étnicos, abrangendo várias regiões ao redor do mundo”, afirmou a empresa.

“Quando o TikTok começou a decolar globalmente no ano passado, reconhecemos que essa não era a abordagem correta e começamos a trabalhar para empoderar equipes locais que têm uma compreensão diferenciada de cada mercado. À medida que crescemos, implementamos essa abordagem localizada em tudo, da equipe de produto à de desenvolvimento de políticas”.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sid

Ouriço, fica difícil te passar literatura porque já li muita coisa, mas a maior parte do que falo é da minha vivência, de todas as viagens que já fiz e os locais que conheci antes e depois do socialismo. Porém, quem tem um material muito bom sobre tudo isso é o "Brasil Paralelo" que você encontra no Youtube. Se quiser saber um pouco sobre liberalismo, dê uma olhada na página mises.org.br

Ouriço

Cara, obrigado pela resposta. Concordo com a opinião 1, quem domina o exército domina o povo. A 2ª opinião também é boa, eu li que as primeiras tentativas de fazendas comunitárias na URSS não deram certo justamente porque poucos iam trabalhar para plantar e colher, ou seja, muito trabalho nas mãos de poucas pessoas, enquanto o resto fazia sabe-se lá o quê. Só não lembro onde eu li, infelizmente.

Você poderia mandar algumas recomendações de livros, documentários, qualquer coisa, para eu aprender mais? Me ajudaria muito.

Lucas Corrêa

Os links são sobre governos estadual e municipal pq eu citei governos estadual e municipal antes. dã

Gaba

Belos links amigo. Só que não. O contexto era o governo federal e os dois primeiros links são sobre estaduais. E o último é sobre campanha de marketing do Banco do Brasil.

Lucas Corrêa
Trovalds

Se tá cagando ou não, você fez afirmações que não comprovou. E ainda por cima tá tentando sair de fininho.

Silvio Ney

Você como entendedor de política é melhor ser uma cabra

Sid

Minha opinião: não tem como mudar porque o ditador que está no poder tem todo o exército e as armas do país a seu favor. Quem se opõe, morre.
Minha opinião 2: por que o comunismo não dá certo? Porque não há competição, a base do comunismo (socialismo) anula a competição entre as pessoas e faz com que o ser humano se acomode naturalmente, produzindo cada vez menos e evoluindo cada vez menos. Com o tempo, a falta de produção alcança o básico como alimentos, medicamentos e etc e começa a faltar para a população. Dessa forma, a única maneira de manter o regime é através da força. Por isso todos os regimes que começam como socialistas acabam por virar ditaduras. Vimos isso na Venezuela, Cuba, antiga Cortina de Ferro, Nicarágua, entre muitos outros países que foram para o lado socialista. Atualmente estamos vendo alguns países desenvolvidos perderem parte de suas riquezas por estarem se socializando, e o mais evidente é a França, que está perdendo todos os investimentos, a população começa a se revoltar (greves e lutas campais) e logo o turismo, que á a maior fonte de renda desse país vai acabar devido à violência. A única coisa que ainda mantém a França em pé é que ela recebe muito dinheiro de suas antigas colônias como pagamento pela liberdade, chegando até 80% da arrecadação de alguns países da África. Posso escrever muito mais, tenho assunto para dias, pois já li muito a esse respeito porque eu era socialista, mas abri meus olhos a tempo e espero que o povo brasileiro faça o mesmo.

LekyChan

pois é, me pareceu que essas regras deles é apenas para não se ferrarem com algum post. Já fiz parte de um forum de jogos e animes onde tbm proibiam varios temas incluindo religião, justamente pois não tinham moderadores suficientes para ficarem de olho, então proibiam tudo que podiam e saiam dando ban em quem descompria qualquer coisa.

Lucas Corrêa

Cara em nenhum momento eu discordei da sua afirmação sobre o Lula, tô cagando pra ele.

Ouriço

Realmente, eu não conheço o país. Sequer saí do Brasil. Nem do meu estado. Não tenho condições financeiras para isso.

Mas sim, o modelo dá certo. Não dá certo para todos, não dá certo para a maioria, não dá certo para o povo, mas para quem você falou que dá certo, esse modelo vale a pena. À custa de quase toda a população, mas sim, dá certo. Explorar o povo para sustentar os pouquíssimos no poder, que fazem o que tem vontade e quando bem entenderem.

Me pergunto se tem uma maneira de mudar isso, já que pelo que eu li, o povo não tem possibilidade de lutar contra a política atual.

Pode me corrigir se eu estiver errado, estou disposto a entender a situação melhor.

Sid

Louis, não vou estender discussões políticas porque hoje temos um grupo histérico que não aceita opiniões contrárias. O que posso te dizer é que já estudei muito isso, já estive 2 vezes na China e sei como aquele país funciona. Já estive dos dois lados, e inclusive participei da política do lado socialista e me arrependo até hoje. Então, eu acredito ter um pouco mais de experiência que você, por isso, acho inútil ficar tentando discutir. Você não vai aceitar minha opinião.

Sid

A China é um governo ditatorial, sanguinário que utiliza o socialismo como desculpa para explorar o povo com salários ínfimos enquanto uma casta dos amigos do rei ficam trilionários. Talvez fosse bom você conhecer aquele país antes de falar que dá certo. Já estive lá duas vezes. E mais uma coisa, é um país socialista para o povo e capitalista para as empresas chinesas, onde o governo tem participação e manda.

Trovalds

Princípio básico do direito: "cabe ao litigante o ônus da prova".

Aqui UMA notícia de 2010 a respeito do Lula: https://jornaldebrasilia.co...

Lucas Corrêa

Só sendo cego pra não enxergar as inúmeras tentativas de censura ultimamente, indo de governos municipais ao federal.

Exibir mais comentários