Surface Neo é um computador (?) com duas telas e Windows 10X

Microsoft revela dispositivo diferentão com Windows 10X e duas telas de 9 polegadas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 6 meses
Microsoft Surface Neo

A Microsoft apresentou nesta quarta-feira (2) um, uma, um… dispositivo com duas telas que roda uma nova versão do Windows, o Windows 10X. O Surface Neo é uma espécie de tablet duplicado que possui telas de 9 polegadas e dobra ao meio para ser utilizado como um notebook com teclado físico. Entendeu?

O Surface Neo só deverá ser lançado comercialmente em 2020, mas a Microsoft resolveu antecipar a apresentação do produto. Ele tem um processador personalizado da Intel baseado no Lakefield e parece meio que um frankenstein que pode fazer tudo com o Windows 10X. Este vídeo promocional da Microsoft é bem impactante:

O vídeo mostra um dispositivo que pode executar um aplicativo diferente em cada tela, ou então expandir a visualização de um deles: você pode deixar sua caixa de entrada do Outlook do lado esquerdo e as mensagens do lado direito, por exemplo. Também dá para manter o Surface Neo em pé como um livro aberto para assistir a um filme na Netflix.

Microsoft Surface Neo
Microsoft Surface Neo

Mas não é só isso: a nova Surface Pen se encaixa magneticamente na traseira e você pode pegá-la a qualquer momento para desenhar. E o que mais? Tem um teclado físico, que se fixa na traseira e pode ser “desdobrado” em cima da segunda tela. Parte dessa segunda tela fica descoberta para mostrar informações adicionais ou funcionar como um trackpad. Se quiser, você ainda pode destacar o acessório, passando a usar um teclado físico com duas telas. Gente?

Microsoft Surface Neo
Microsoft Surface Neo

O produto que eu não consigo descrever em poucas palavras tem 5,6 mm de espessura e a tela LCD mais fina já criada. Ele roda qualquer aplicativo, incluindo os softwares de desktop clássicos (Win32), no futuro Windows 10X, que se parece com o Windows 10 tradicional, mas tem um novo menu Iniciar e barra de tarefas para se adaptar às duas telas.

Microsoft Surface Neo

Muito do Surface Neo ainda é um mistério. Descobriremos mais informações em maio de 2020, durante a conferência para desenvolvedores Build, onde outras fabricantes parceiras devem apresentar produtos semelhantes. Ainda não há preço divulgado. No ano que vem, a Microsoft também deverá lançar o Surface Duo, um smartphone dobrável com Android.

Receba mais sobre Microsoft Surface Neo na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados