Início » Celular » Google Pixel 4 e 4 XL trazem controle por gestos e fotos noturnas melhores

Google Pixel 4 e 4 XL trazem controle por gestos e fotos noturnas melhores

Google Pixel 4 e Pixel 4 XL são os primeiros smartphones com sensor de movimento que não utilizam a câmera frontal

André Fogaça Por

O Google anunciou o Pixel 4, junto de seu irmão maior com nome de Pixel 4 XL, e eles são exatamente idênticos aos vazamentos recentes. Os aparelhos têm duas câmeras na parte traseira, são os primeiros smartphones com um radar de movimentos, e fazem fotos noturnas ainda melhores que a geração anterior.

Mesmo que com uma câmera extra e truques debaixo do capô, o que chama atenção nos dois smartphones Pixel 4 é o radar que detecta movimentos. Ele nasceu com nome de Projeto Soli e seu sensor foi diminuindo de tamanho até poder ser inserido na parte superior do smartphone.

Ele é utilizado para adicionar controles por gestos que podem pausar uma música ou colocar o toque de uma ligação no modo silencioso, além de reconhecer quando a mão do usuário está chegando e ativar o reconhecimento facial de forma mais rápida. É possível até mesmo diminuir o barulho do despertador, quando o Pixel 4 detecta que a mão está chegando para pegar o celular.

Diferente do G8S ThinQ, que utiliza a câmera frontal para reconhecer os gestos, o radar do Pixel 4 faz a tarefa consumindo menos energia e com maior precisão.

Google Pixel 4 tem duas lentes em vez de uma

Os aparelhos da linha Pixel sempre trouxeram a solução do mundo de múltiplas câmeras em apenas uma lente - e de forma bastante satisfatória. No Pixel 4 e no Pixel 4 XL, a gigante das buscas aceitou que zoom óptico pode ser interessante e colocou uma lente extra, que aproxima o objeto em duas vezes.

O sensor principal é de 12,2 megapixels, com lente de abertura f/1,7 e o sensor secundário é de 16 megapixels, com abertura de f/2,4 e lente telefoto. O Google diz que utiliza uma espécie de “super resolução” com zoom ótico e faz um híbrido, que nada mais é do que interpolação de imagem nos pixels esticados.

Mas, de verdade, a novidade é a melhoria do já bem falado modo noturno. Com o Pixel 4 é possível fazer fotografias do céu estrelado, ou então exibir a via láctea com detalhes. Além disso, o HDR+ ganhou ajustes finos para escolher entre áreas escuras ou mais claras, com prévia da foto em tempo real na tela do aparelho.

Por fim, o Google Assistente que vem embarcado nos dois lançamentos de hoje pode responder mais comandos localmente, sem enviar tudo para a nuvem.

Tela OLED de 90 Hz

A tela do Pixel 4 é uma OLED de 5,7 polegadas com resolução Full HD+, com 6,3 polegadas, resolução QHD+ (1440x3040 pixels) no Pixel 4 XL e ambas as versões contam com taxa de atualização em 90 Hz. O processador é um Snapdragon 855, com 6 GB de RAM e opções de 64 GB ou 128 GB de espaço interno, sem possibilidade de expansão com cartões de memória.

Nos dois modelos a câmera frontal é de 8 megapixels e abertura de f/2.0, com sensor de profundidade ToF para reconhecimento facial. O Android 10 já vem de fábrica e conta com três anos de atualizações de versão garantidas, além de correções segurança pelo mesmo período.

google pixel 4

Quando e quanto?

A pré-venda do Pixel 4, assim como do Pixel 4 XL, começa hoje e o valor começa em US$ 799 e US$ 899 respectivamente. As entregas começam no dia 24 deste mês e não há previsão de lançamento no Brasil.

Google Pixel 4 - ficha técnica:

  • Tela: P-OLED de 5,7 polegadas com resolução de 2280x1080 pixels;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 855 octa-core (1 x2,84 GHz Kryo 485 e 3 x 2,42 GHz Kryo 485 e 4 x 1,78 GHz Kryo 485);
  • Armazenamento interno: 64 GB ou 128 GB;
  • RAM: 6 GB;
  • Bateria: 2.800 mAh;
  • Câmera frontal: 8 megapixels com lente de abertura f/2,0;
  • Câmeras traseiras:
    • Principal: 12,2 megapixels (f/1,7) com estabilização óptica de imagem;
    • Telefoto: 16 megapixels (f/2,4) com estabilização óptica de imagem;
  • Conectividade: 4G LTE, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, NFC, USB-C 3.1;
  • Sistema operacional: Android 10;
  • Peso: 162 gramas;
  • Dimensões: 147x68,8x8,2 mm;
  • Mais: certificação IP68 para resistência à água

Google Pixel 4 - ficha técnica:

  • Tela: P-OLED de 6,3 polegadas com resolução de 3040x1440 pixels;
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 855 octa-core (1 x2,84 GHz Kryo 485 e 3 x 2,42 GHz Kryo 485 e 4 x 1,78 GHz Kryo 485);
  • Armazenamento interno: 64 GB ou 128 GB;
  • RAM: 6 GB;
  • Bateria: 3.700 mAh;
  • Câmera frontal: 8 megapixels com lente de abertura f/2,0;
  • Câmeras traseiras:
    • Principal: 12,2 megapixels (f/1,7) com estabilização óptica de imagem;
    • Telefoto: 16 megapixels (f/2,4) com estabilização óptica de imagem;
  • Conectividade: 4G LTE, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 5.0, NFC, USB-C 3.1;
  • Sistema operacional: Android 10;
  • Peso: 193 gramas;
  • Dimensões: 160,4x75,1x8,2 mm;
  • Mais: certificação IP68 para resistência à água

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vader
pois é. mas diziam na época que o N4 tinha 4G, mas era bloqueado via software. eu nunca consegui constatar se isso era realmente verdade no meu. na época o 4G estava apenas engatinhando, então eu não me preocupava muito com isso. o HSPA+ funcionava muito bem.
Theo Queiroz
Tive um também e foi o que mais gostei. Quando troquei pelo Nexus 5, não foi nem pra atualizar, foi porque o Nexus 4 não tinha 4G. Mas em relação ao design, o Nexus 5 perdia feio.
Rafael Moreira
Colocando Wi-Fi 6, bateria decente, e habilitado gravação de vídeo 60fps a 4k via software da câmera já estava de bom tamanho. O processador suporta 60fps fácil, e os caras limita em 30fps.
Rafael Moreira
Pelo visto irei continuar com Pixel 2 XL, está me atendendo bem, bateria, câmera. E ainda receberá o Android R (2020).Os caras não colocaram Wi-Fi 6, não habilitaram gravação a 60fps em 4k visto que o Snapdragon 855 tem suporte a isso, e ainda não aumentaram a bateria desse novo modelo. Fala sério.
Rafael Moreira
Já tive o Nexus 5, 6P e agora estou com o Pixel 2 XL. A diferença de hardware é brutal. Foi um belo upgrade, porém não pretendo adquiri outro aparelho Google tão cedo.Todos os Nexus que tive apresentaram algum problema, quase partir para iPhone. Mais insistir e resolvi apostar no Pixel, até porque gosto de Android puro e iOS não curto. Até agora só elogios com esse Pixel.
Rafael Moreira
O design desses Pixel é feio mesmo, o melhor até agora está sendo do Pixel 2 XL. Na época dos Nexus o design era mais agradável.
Mickão
"...e não há previsão de lançamento no Brasil."É, é isso aí.
Felipe Liʍa
infelizmente eu fui "sorteado" por um lote defeituoso! muitos tivereram esses problemas da camera reiniciar o aparelho, ou a tela morrer com o tempo de uso!como foi o meu primeiro "smartphone de verdade" eu usei bastante ele, principalmente para testar as custom ROM!infelizmente ele morreu justamente depois de uma atualizacao oficial do Google! vai entender ¯\_(ツ)_/¯PS: Realmente o design dele era outro nivel comparado com os de hoje! a traseira de vidro com aqueles detalhes pontilhados, era bem maneiro. pena q nao podia usar sem uma CASE!!! https://uploads.disquscdn.c...
jacob
E algum celular tem isso por acaso? Cada célula de Li-ion trabalha a 3,7V, se a gente estivesse falando de uma bateria de duas células em série, seria uma bateria de 7,4V, logo não existe "bateria de 5V". Até hoje não encontrei nenhum celular com bateria de mais de uma célula em série, se encontrar por favor me avise. Sem contar que usar uma bateria de maior tensão (mais células) é desnecessário e um desperdício, afinal a maior parte dos componentes usa tensões bem baixas, nesse caso você estaria diminuindo ainda mais a eficiência energética do aparelho pra converter essa tensão maior aos níveis ideais.
Humberto Cortezia
esse negocio de passar musica com movimento, para né o S4 já tinha isso...
S Y N T H W A V E + L O V E R
Novidades do Pixel 5.😂😂😂
José Vieira
Perdão, o software da OnePlus pode ser tudo, menos otimizado... rs... é bem personalizado com features legais, mas desde o primeiro é beberrão por default. a menos que saia desligando as firulas, ele não dá um dia de uso...
fan
Bom, no caso da LG ela mesmo diz que o recurso de leitura de palma não pode ser usado pra biometria em contas de banco por não ser seguro o bastante.
Rafael Moreira
As fotos são excelentes, agora gravação de vídeos não é o forte desses aparelhos Pixel. Vamos ver se agora com Pixel 4 melhore essa questão.
Rafael Moreira
Era o certo, visto que se trata de um aparelho do Google.
Deibson Oliveira
O mais interessante do Pixel 4 é o motion sense e em países que não foi aprovado vai ser desativado de forma automática, logo todo o interesse que eu tinha em importar um danado desse foi por água a baixo.
Deibson Oliveira
O mais interessante do Pixel 4 é o motion sense e em países que não foi aprovado vai ser desativado de forma automática, logo todo o interesse que eu tinha em importar um danado desse foi por água a baixo.
Moisés Martins
o preço também ia ficar brabo! kkk
Vader
cara, o meu rodava liso. lembro que quando atualizou pro Lollipop, com todo aquele material design, parecia que eu tinha comprado um celular novo.o tempo foi se passando, porém, e eu resolvi trocar. troquei num Moto X, pra continuar na vibe do Android puro.
Robson Bastos
Decepcionante.
jacob
A linha Pixel sempre teve um design horroroso.
Hector Bonilla
O conceito desse motion sense já existia de certa forma no Galaxy S4 e LG G2, lembro bem que era possível passar fotos com gestos ou pausar o vídeo quando se virava o rosto.
Hector Bonilla
Whatever... creio que independente disso vai continuar dando coro nos outros.
RODRIGO
No quesito de garantia de atualizações colocaria 5 anos ao invés de 3 anos!!
Felipe Liʍa
enquanto nao melhorar a economia do pais, dificilmente o BRA sera atrativo pra eles
Felipe Liʍa
eu tenhho ele... so era USAVEL com custom ROM! toda vez que tirava uma foto o aparelho REBOOTava
Felipe Liʍa
nas fotos sao bons.. ja na otimizacao das baterias :(
RODRIGO
Colocava bateria decente--4000mAh, Snapdragon 855 versão plus, tela 120 Hz, Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1 e câmera traseira em 108 megapixels para ficar muito brabo!!!
Blind
qual p sensor usado no PIXEL 4 e 4XL?? IMX 363 igual pixel 3ou é o IMX 586 padrão nos topde linha deste ano?????
Maicon Bruisma
Exato. Por isso enfatizo que não é a mesma coisa. O da LG também, tão lento quanto, mas o do Google não
Juninho
concordo totalmente
Daniel R. Pinheiro
Mas também neh? Depois de 6 anos se não fosse melhor poderia enterrar...
Maicon Bruisma
OnePlus 7 Pro tá aí pra provar que, se não desligar esse 90hz, a bateria voa.Tem snapdragon 855, tem um Android muito bem otimizado, e tem bateria de 4k mah. Não tem milagre não irmão.
Maicon Bruisma
Ficou claro que é infravermelho e o sensor do Soli que é radar. Ambos juntos produzem uma imagem 3D mais precisa, apenas por noção de física. Acredito que é seguro, o do Mi8 e LG G8s já são, por serem apenas infravermelho igual ao iPhone.
Maicon Bruisma
Parecido, mas com praticidade e usabilidade infinitamente melhores.
Maicon Bruisma
5.7 de tela, 8.2mm de espessura e A [email protected] DE UMA BATERIA DE 2800 MAH!!!!!Mano, eu fico puto com essa mania de lançar os pixel com bateria ridícula, já temos aparelhos com snapdragon 855 e bateria até maior e temos a NOÇÃO de que não há milagre virtual para deficiência fisica. Até os iPhones possuem bateria top hoje em dia e a Google ficando pra trás.
Celso
Se bobear, a pessoa não fica nem metade disso com o mesmo smartphone, mesmo comprando-o 1 ano depois.
Diogo Mendes
Pessoal esquece que a google tem uma excelente equipe de desenvolvimento. Um exemplo disso, e a câmera traseira. So com uma câmera traseira as fotos ficam melhor do que muitos celulares com 2, 3 e 4 câmeras. Um SO bem otimizado fazem milagres. A apple faz isso com seu Iphone.
Renan Arantes
Eu fico inconformado de o por quê as fabricantes MENDIGAM bateria!! Isso é escroto demais! Em questão de bateria bato palma para a Huawei que entregam baterias superiores a 4000ma...
Lucas Carvalho
o google tem esse complexo de apple de querer mostrar que sabe tirar leite de pedra (fazer 2.800mah render 1 dia todo, fazer fotos incríveis com apenas 1 lente)
Filipe Espósito
Risos https://twitter.com/thisisf...
VolksW4GNER
Essa bateria torna esse aparelho bem desinteressante.
Baidu feat MC Brinquedo
No iOS o sensor lê o rosto em 3D, o que torna quase impossível de burlar.No Android os fabricantes geralmente alertam que, embora o recurso esteja lá, a feature não é muito segura. Não sei se o Google conseguiu implementar algo novo, pois junto com os vazamentos dessa linha haviam muito burburinho em relação à função.
Rod
O cel fica atualizado por 4 anos. Tá bom não?
José Vieira
Você sabe que a litografia do SD855 o tornou 25% mais eficiente no gasto energético que a geração anterior de processadores, né? e que a Adreno 640 faz 50% mais com 35% menos energia, né? Ou seja, apesar de ser um processador mais potente e com gráficos espetaculares ele é em média 20% mais econômico, com um setup parecido, nos pixels, a mesma bateria sem otimização nenhuma durará entre 1 a 2 horas a mais. rs... E, tenha calma, nem todo aplicativo vai utilizar taxas de atualização de hertz tão altas. Pode não ser um colosso, mas deve dar tranquilo para um dia de uso como qualquer Pixel, ou Smartphone moderno.
Rod
Infelizmente não.
Danilio Costa Silva
Ter 2800mAh não significa nada do ponto de vista elétrico. O que importa é a capacidade em Wh da bateria. Por exemplo, uma de 4A a 3,7V tem 14,8Wh de capacidade. Se essa do Pixel tiver uma tensão maior (5V) por exemplo, seriam 14Wh de capacidade.
elliot filho de alder 🎃
design eh funcao, nao forma.
fan
O the verge já fez um pequeno teste comparativo se quiser dar uma olhada.
fan
O que eles falaram de segurança foi o chip da série M deles que armazena os dados biométricos e outras coisas. O soli é usado no desbloqueio pra saber que vc esta indo em direção ao aparelho, antes de vc pegar ou se aproximar ele já aciona a câmera, mas não ficou claro que tecnologia é usada pro desbloqueio em si. Se é como o do iPhone ou se é uma versão apenas com câmera TOF.
Vitor Gyn
Bateria 2.800 ??? Não ta errado não?
Leandro Gonçalves
Os reviews virão apenas pra confirmar mais uma vez que a linh píxel briga forte no segmento de câmeras!!Já as configurações de hardware não surpreendem. E sem Wi-Fi 802 ax?!! Outra coisa: que modelinho feio da disgrama! Onde estão os pais do design ,implacáveis com o iPhone,que ainda não falaram nada? Hahah!
juan
(movimentos)Nada de diferente de um Galaxy s4 fazia,ou ainda faz
Vader
o único celular com o dedo do Google que tive vontade de ter (e tive) foi o Nexus 4. depois disso nada mais me chamou a atenção, nesses anos todos.até agora.
Amarildo
Assim como a Microsoft não vende produtos da linha Surface aqui no Brasil, o Google também não está muito a fim de vender aparelhos da linha Pixel em terras brasileiras. Uma pena.
Cassiano Calegari
Bem provável que não tenha. Eles destacaram "desbloquear sem encostar na tela"
Marina C Silva
Única coisa que quero saber do #madebygoogle é se vai começar a venda oficial de pixels no brasil.
Robson Bastos
Isso que está me deixando encucado.Nada é falado sobre a segurança de desbloqueio. Pelo visto não tem desbloqueio por digital.
André Silva
Só se ela fez milagre porque acompanho review de todos os pixel e as últimas gerações não tem bateria boa. E tem que ser uma melhoria absurda, jamais vista no Android para uma bateria de 2800 mAh dar conta dessa resolução a 90 Hz
Cassiano Calegari
Tudo que eles falaram foi mencionar o radar (mas não ficou claro se ele é efetivamente usado para o desbloqueio facial ou se é apenas para detectar que a pessoa esta na frente dele para dai usar as câmeras). Também não falaram nada de câmeras dianteiras nem projetor de pontos nem nada disso. Nem demo teve.Eu imagino que seja simplesmente desbloqueio utilizando o feed da câmera frontal, se for o caso acredito que não seria seguro
Capitão Caverna
Falou bem. Essa galerinha é bem chata
Robson Bastos
Ah... Então não deve ser tão revolucionário e mega seguro pros caras não dedicarem um tempinho para esse detalhe.
Cassiano Calegari
Nem ideia, pelo que entendi na keynote é algo que não foi feito antes. E eles não apresentaram nenhum dado de como é realmente feito em termos técnicos. Então só esperando pessoal testar
Ouriço
Aborrecimento por aborrecimento, tem os One Vision e One Action da Motorola, com 2 atualizações, aqui no Brasil. Não é o ideal e tá longe disso, mas já é um consolo. Pena que a proporção da tela deles é bem ruim (21:9), se perde muito dela na horizontal, exceto filmes.
Marvin Humorado
DA HR!
Robson Bastos
Pra galera que saca esse sensor de desbloqueio facial é seguro?
Rafael Moreira
Será bruxaria pura, e isso os caras sabem fazer pois investe pesado no software.
José Vieira
Até porque já usou o aparelho e conhece bem o gasto energético dele, né? rs...
José Vieira
Bom, ficou bem feio, rs... Mas, como dizem, beleza não põe à mesa... rs... Só uma coisa, fotos noturnas melhores que a geração anterior? Só pode ser bruxaria...
André Silva
2800 e 3700 mAh de bateria para uma tela de 90hz... Thanks, but no thanks
Magnosama
"O Android 10 já vem de fábrica e conta com três anos de atualizações de versão garantidas"isso sempre me aborrece, tsc...