Início » Aplicativos e Software » WhatsApp para iPhone terá modo escuro com opções de fundo cinza ou preto

WhatsApp para iPhone terá modo escuro com opções de fundo cinza ou preto

WhatsApp para iPhone poderá interagir com modo escuro do iOS 13; app também terá dark mode no Android

Felipe Ventura Por

O WhatsApp está preparando um tema escuro para o iPhone que poderá interagir nativamente com o modo escuro do iOS 13: uma versão beta revela que será possível escolher entre diferentes versões do dark mode, com fundo preto ou cinza no aplicativo. O recurso também chegará em algum momento para o Android.

whatsapp na tela

De acordo com o WABetaInfo, o modo escuro do WhatsApp para iPhone terá três configurações diferentes, das quais duas já aparecem no código de uma versão beta do aplicativo (2.19.112.1). Isso ainda não foi liberado aos usuários.

Uma dessas configurações usa a cor preta para o fundo, e cinza-escuro em áreas que contêm texto, como na barra inferior com os botões Conversas, Ligações e Ajustes. A segunda opção traz um plano de fundo cinza-escuro, e um tom ligeiramente mais claro atrás de elementos de texto.

Você pode comparar essas duas alternativas na imagem abaixo:

Modo escuro no WhatsApp para iPhone

Ambos têm o mesmo design para os balões de mensagem:

Modo escuro no WhatsApp para iPhone

A terceira configuração é desconhecida pois ainda não foi implementada. Espero que seja um fundo totalmente preto para a interface, mesmo nas áreas que contêm texto.

Modo escuro economiza bateria com fundo preto ou cinza

Existe uma pequena disputa entre os entusiastas do modo escuro: alguns preferem um fundo 100% preto, enquanto outros dizem que a cor cinza oferece melhor contraste e legibilidade. Ambas as alternativas ajudam a economizar bateria em celulares com telas OLED: neste tipo de display, os pixels não acendem (no caso da cor preta) ou emitem pouca luz e consomem menos energia (caso da cor cinza).

O XDA Developers fez o teste e descobriu que, em uma tela OLED, o fundo preto gasta quase tanta bateria quanto a cor cinza-escuro. Um OnePlus 7 Pro consumiu 600 mW ao exibir uma imagem 100% preta por cinco minutos, contra 610 mW do cinza-escuro. (Para exibir uma imagem 100% branca, foram 1.000 mW.)

Ou seja, a disputa “fundo preto x fundo cinza” é mais uma questão de preferência pessoal. Sendo assim, seria interessante que os aplicativos adotassem ambos os modos, como o WhatsApp parece estar fazendo no iPhone.

No Android, o WhatsApp também está desenvolvendo um modo escuro: ele traz um fundo cinza, seguindo as diretrizes do Google para o Material Design. Felizmente, será possível usar o dark mode no aplicativo sem ativar isso em todo o sistema.

O Telegram conta com temas noturnos desde 2017 no iOS e Android; você pode escolher entre um fundo escuro ou na cor preta.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

DiEGO CASTILHO

Tomara q o whats Business tambm tenha versão preta

Por uma questão de saude visual eles escolheram cinza. da um google aqui no TB que vc vai achar materia sobre.

Daniel R. Pinheiro

Exatamente. É a perfeita definição de descaso. Em outras palavras, estão pouco se lixando...

Rafael Moreira

Rapaz depende do app. Os apps do Google só adota o cinza escuro. Somente o Files Go que adotou o preto, ficou estranho demais.

Mais tipo, o Instagram e o Tidal utiliza a cor preta de fundo, acho top demais, principalmente no Tidal. Poderia ter a opção de nós usuário decidir a tonalidade de cor.

Rafael Moreira

Para quem tem smartphone com tela OLED só interessa a cor preta, cinza escuro é farsa, não desliga os pixel. A Google insisti em deixar o cinza escuro em seus apps. O Instagram e o Tidal o modo dark é surreal, desliga todos os pixel da tela do Pixel 2 XL.

raphael_silva

KKKKKKKKKKKKKKKKKK facebook não tem descaso não, lança altas porcarias bugadas, facebook é um aplicativo horrível, pesado, mal otimizado.

Daniel R. Pinheiro

...imagine lançar na correria só pra lançar pra agradar gente que nem paga pelo aplicativo

É, pois parece que lançam na correria mesmo. A última função de desbloqueio por digital, por exemplo, demorou tanto, bem tanto, mas tanto, e é tão porca que nem vale a pena ativar. Nada justifica essa demora pra lançar algo visivelmente pouco eficiente.

Ah e esse papo de 'muitos usuários' é balela. Muitas empresas tão grandes quanto o Facebook (e com uma base de usuários tão grande quanto, ou até maior) não tem esse descaso quanto aos seus respectivos apps.

Daniel R. Pinheiro

Na verdade é porque eles tem o ponto forte do negócio: a enorme base de usuários. Com isso eles demorar pra lançar algo porque (ao meu ver), primeiro, pra parecer novidade, segundo, descaso mesmo, já que possuem muitos usuários e quase "não tem concorrência".

raphael_silva

Que tu saiba, né? O desenvolvimento pode ter durado 6 meses.

raphael_silva

Não é assim que funciona não, viu? Toda empresa tem um período de testes definidos, depois libera na versão beta pra depois ir pra final.

Agora imagina aí até diversos aplicativos gigantes, tem bugs mesmo passando por essas etapas, imagine lançar na correria só pra lançar pra agradar gente que nem paga pelo aplicativo.

fan

Se não me engano a equipe do WhatsApp tem uns 50 devs só da última vez que li sobre.

João

MS é BEM mais rica que o Facebook e mesmo assim peca pra atualizar o windows, imagine eles.

Baidu feat MC Brinquedo

Pra um aplicativo que foi vendido por bilhões e bilhões de dólares não há de faltar dinheiro pra teste, falta mesmo é bom senso pro Zuck...

Michael dos Santos

No Twitter foi rapidinho

Caleb Enyawbruce

só vem!! dark mode é vida. Quero na versao web tbm, que é gritantemente "iluminada" pra quem ta acostumado a usar tudo com dark mode ativo

Exibir mais comentários