Início » Aplicativos e Software » Firefox 72 vai bloquear rastreamento fingerprinting por padrão

Firefox 72 vai bloquear rastreamento fingerprinting por padrão

Navegador já tem proteção contra fingerprinting, mas deve ativá-la por padrão no Firefox 72

Emerson Alecrim Por

Lançado em maio, o Firefox 67 trouxe entre os seus atributos uma função que protege o usuário do fingerprinting, uma sofisticada técnica de rastreamento. Apesar de importante, esse recurso não vem ativado por padrão. Mas a Mozilla pode mudar isso a partir do Firefox 72.

Foto por Michele Ursino/Flickr

A técnica do fingerprinting recebe esse nome porque cria uma “impressão digital” do usuário, ou seja, combina uma série de dados oriundos de softwares, plugins, hábitos de navegação e afins para monitorar atividades específicas. Com isso, você pode ser rastreado mesmo quando tiver desabilitado os cookies no navegador.

O recurso faz parte do Track Protection, função desenvolvida pela Mozilla para proteger o usuário de vários métodos de rastreamento, incluindo cookies e scripts de cryptojacking. Ali, o usuário tem a opção de bloquear praticamente tudo ativando o filtro “Rigoroso” ou aplicar uma configuração personalizada, que tem entre as suas opções o bloqueio de fingerprinting.

Mas, no Firefox 72 Nightly, a Mozilla começou a testar a ativação por padrão do bloqueio de fingerprinting com a intenção de levar essa ideia para a versão final do navegador.

Firefox - Fingerprinters

Os desenvolvedores só devem desistir ou adiar essa implementação se os resultados dos testes não forem satisfatórios — por exemplo, se ficar constatado que o bloqueio por padrão do fingerprinting prejudica a navegação dos usuários.

Para quem não quiser esperar pelo Firefox 72 — essa versão deve ser disponibilizada em janeiro de 2020 —, é fácil habilitar a proteção em questão. Basta acessar o menu principal do Firefox, ir em Opções e, em Privacidade e Segurança, marcar a opção Fingerprinters na caixa Personalizado.

Com informações: Ghacks.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Dias

Funciona perfeito!

zephyr1an

Dark Reader uso muito pouco, porque quase não uso o Chrome

a outra extensão, do Firefox, uso permanentemente

não é 100% perfeita, digamos uns 99.5%

Credulos

É uma extensão oficial do Firefox gratuita (é uma VPN mas ela apenas bloqueia rastreadores lhe conectando ao servidor mais próximo da CloudFlare), otimo para privacidade e traffic shapping. Esta em fase beta para instalar vc tem que usar uma outra VPN e mudar para os EUA sua localização para ter acesso ao download. https://private-network.fir...

RODRIGO

Ele é completamente pago ou gratuito??

RODRIGO

É boa?? Possui algum defeito ou funciona bem??

RODRIGO

São boas estas extensões?? Tem algumas falhas??

Meiksonq

Mano do céu é muito louco isso, estava conversando com meu amigo pelo whatsapp ele queria ajuda pra criar um pendrive bootavel, quando foi de tarde tinha um anuncio provavelmente da plataforma do google sobre um "pendrive milagroso para manutenção e formatação de computadores"
Outra vez eu passei 3 noites sem dormir ou indo dormir lá pras 5 da manhã, uns dois dias depois recebi um questionários do google rewards perguntando quantas horas por dia eu estava dormindo e com que frequência sofria de insônia, mas nesse é caso "aceitável" pq eu estava procurando bula de calman e outros fitoterápicos no google

Credulos

Isso ja aconteceu muito comigo em anúncios do Google, principalmente ao comentar de um vídeo com amigos e advinha o vídeo que aparece em sugestões do Youtube? Esse microfone dos smartphones Android andam ouvindo mas do que deveria :P

Credulos

Um ponto forte também é usar a extensão deles de VPN Firefox Privacy network que usam os serviços warp+ da CloudFlare. Ja venho testando aqui a algum tempo e funciona bem que é uma blz.

zephyr1an

Dark Reader uso no Chrome (e quase não uso Chrome)
no Firefox uso a extensão "Dark Background and Ligh Text"

Lucas Dias

Não é atoa que o Edward Snowden fala que nos rastreiam e nos ouvem o tempo todo.

Lucas Dias

Moço.... isso aconteceu com vários amigos e familiares.. meu chefe querendo comprar um corola, ficamos falando de carro a tarde toda, quando ele entra no facebook primeira propaganda que aparece é a do mercado livre com os anúncios de corola. Obs, ele não tinha pesquisado nada no celular e nem no notebook....

Lucas Dias

Eu utilizo...

Alberto Prado

Isso já aconteceu inúmeras vezes comigo e com minha namorada. Só que no Instagram. Sempre em questão de minutos.

RODRIGO

Se colocar criptografia ponta a ponta e HTTP/3, será a melhor coisa para melhor privacidade!!!

Exibir mais comentários