Início » Brasil » Brasil e o complexo de vira-lata

Brasil e o complexo de vira-lata

Avatar Por

As empresas, seja qual for o ramo, precisam entender que, com a internet, não existem mais fronteiras geográficas. Precisam entender que os brasileiros acompanham lançamentos mundiais e também gostam de receber as novidades no país.

Contudo, o que vemos são os produtos da vanguarda tecnológica chegarem aqui com meses de atraso. É o caso do Nokia N900, chegando por aqui quando o Maemo já é plataforma ultrapassada, enquanto o resto do mundo aguarda com expectativa os primeiros aparelhos MeeGo. Para piorar o N900 virá com interface em português de Portugal e custando R$ 2 mil. Ó raios, Nokia, nós somos brasileiros! Mas colocar uma interface para brasileiros seria perda de tempo, certo?

Quando o N97 foi lançado aqui, foi a mesma coisa. Tardio, o N900 o canibalizou. E agora o MeeGo canibaliza o N900. Bem, aguardemos o N8 para 2011 então!

As operadoras de telefonia tratam os clientes como imbecis. Entram em contato com eles oferecendo “vantagens exclusivas” para adquirir celulares que nenhum outro país mais quer, pois saíram de linha há 2 ou 3 anos…  De modo que os pobres-diabos achem que fizeram ótimo negócio. Há 6 anos houve a história de um lote de celulares defeituosos, que muita gente reclamou, e que depois se descobriu que as placas internas estavam oxidadas.

Para não dizerem que esse é um mal da área da informática, vejam o exemplo da rede mundial de cafeterias Starbucks. Embora sejam populares em vários pontos do mundo e carne de vaca nos EUA, aqui ela chegou focando os mais abastados. Há poucas lojas, e sem os serviços extras característicos como Wi-Fi – agora grátis – e cartões pré-pagos. Perguntados por que, dizem que não há interesse por aqui. Interesse de quem? Os próprios cafés são mais caros e vem em menor quantidade. Até o site brasileiro da rede consegue ser fraco: comparem o .com e o .br… Parece que foi feito pelo sobrinho da dona Maria, em um fim de semana, para descolar uns trocados. Qual a explicação?

E o que dizer da indústria automobilística? Eu venho postergando minha troca de carro há um bom tempo, à espera dos modelos elétricos. Mas me disseram para não alimentar esperanças, uma vez que nem os híbridos (salvo um ou dois modelos de luxo, importados) têm chance de dominar nossas ruas. Ainda mais agora com o pré-sal. Enquanto o planeta se desdobra pesquisando e adotando formas sustentáveis de geração de energia, cá estamos posando de auto-suficientes, que não precisamos de nada além de combustível fóssil. Resultado? Tecnologias, peças e materiais atrasados, que outros países rejeitam, tem mercado garantido em solo verde e amarelo.

A culpa é de nós mesmos. Enquanto continuarmos com nosso célebre complexo de vira-lata, continuaremos a ser tratados como refugo do mundo. Nós podemos sim, e devemos exigir melhor tratamento. Nos últimos anos nos tornamos uma economia importante, com os olhos do mundo voltados pra cá. Só falta nos darmos o devido respeito. Vejam os exemplos de nossos políticos, que nós elegemos. Vejam os Collors, os Sarneys e Malufs da vida. Elegemos e depois reclamamos! Quando surge a chance de mudar, com gente nova, o que dizemos? “Ah, vou voltar no pilantra mesmo, pois esse aí tá sem chance de vencer…”

Pesquisas eleitorais são uma arma de manipulação de quem está no poder. Deviam ser proibidas!

Uma mudança no nosso país só virá quando dermos o primeiro passo: mudando nossa mentalidade. Sejam celulares, café, carros ou políticos, não aceitemos as porcarias que nos empurrarem goela abaixo!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

maurício
Exemplo: só uma minoria de estudantes de Brasília saiu para protestar o aumento imoral do parlamentares. E ainda falam dos argentinos.
Felipe Cepriano
André, mas ainda assim só nerds/geeks entenderão e farão o N900 funcionar como devido. Já que existe solução para esses problemas, será que custava para a Nokia já incluir no aparelho? Sem contar que o N900 demorou bastante para chegar aqui. Bem mais que o normal... Mesmo o N900 sendo um "hackerphone", ele poderia ser mais simples em alguns aspectos.
André
Concordo com vc. O que me deixa admirado, é essa moça que escreve sobre tecnologia, desconhecer um fato desses. Ela deveria perder um tempinho, e ler mais sobre o N900, sobre Maemo e Meego, antes de opinar.
andre gomes
A culpa não é da microsoft ou windows phone 7 e sim do nosso governo ou governantes do nosso pais que infelizmente não investem em tecnologia e a gente fica dependendo dos outros la fora como por exemplo a inclusão digital que até hoje não vejo em todas as escolas dos estados , municipais etc um pais tão grande ( pelo tamanho ) e somos tratados como um paizinho pequenino como sempre tecnologia atrasada aqui recebemos e lava cara dos outros extrangeiros Planos de dados por hora TIM ? Eta noisssss oferta de dados por hora ? afffffff ridículo isso !!!!!!!!!!!
AleMello
Bia, ótimo post. Parabéns. Mas o que o povo ainda não percebeu é que o Brasil acabou. Restou apenas o brazil, pra inglês ver.
Jeronimo Fagundes
Eu gosto mais do Português de Portugal, então, pra mim, o pt-br não faria falta. Mas isso é preferência pessoal. De resto, concordo plenamente. E realmente um dos grandes problemas nosso são os impostos. Quem sabe agora mude um pouco com a história da liberação dos celulares na alfândega. Mas duvido muito.
@danielgianni
É amiguinhos o jeito é aprender com os Cubanos.... alguém tem um bote de borracha em bom estado para vender??? estará ajudando a primeira fuga a remo deste país?
@npossibilidades
Parabéns pelo post Bia. Claro, direto mas infelizmente uma realidade revoltante. Tomara que essa liberação de taxas nos smartphones para uso pessoal ajude em alguma coisa. Quem sabe as empresas comecem a perceber a burrada que estão fazendo em atrasar tanto o envio de aparelhos para nosso país.
Roberto
Concordo com vc. Só acho q a miopia vem dos empresários e responsáveis pela decisões que ainda têm uma visão tacanha no nosso país. Mtos nos veem como uma república de bananas sem um mercado consumidor respeitável. Resultado é uma oportunidades para contrabando e cópias baratas da China. O atraso de algumas indústrias é visível e ridículo. Até a Hyundai que vem querendo dizer que é diferente mantém a Tucson aqui enquanto no mundo foi substituída pelo ix35! Se quiser jogar na live da Xbox tem que cadastrar endereço dos EUA! Parece que não saber ler livros eletrônicos. Um absurdo!
@eduardosouza
Cansou? Então o que me diz dos recordes de vendas de carros no ano passado e esse ano? O que dizer do povo que compra aos montes os celulares LG e Samsung pré-pagos rejeitados no mundo, que custam R$ 1599 em 20x nas Casas Bahia ? Acha mesmo que o Brasil já cansou de ter a sucata mundial?
Ingo
Em relação a produtos de baixo custo, como celulares, é muito simples. Compre de fora. Não quer pagar imposto? Compre do Mercado Livre. A parte ilegal você deixa pro vendedor (o transporte). Agora, em relação a carros fica complicado mesmo. No final das contas o melhor é conseguir cidadania europeia e ir embora desse país. Eu, infelizmente, não tenho essa possibilidade. Estou fadado a morar nesta desgraça. O pior de tudo é que 2 meses depois de ir embora você vai pensar: como era bom morar naquela merda.
Bia Kunze
Em nenhum momento critiquei a seriedade dos institutos de pesquisa. Só questiono aqui a real utilidade disso semanalmente em período eleitoral. Pesquisa de intenção de voto ofusca os debates!
Bia Kunze
Lamentável!
Bia Kunze
Mas os leigos não compreendem, nem compreenderão isso!
Omar
Concordo plenamente.
Exibir mais comentários