Huawei P40 Pro chega em março com substituto para Google Play

Huawei não pode usar apps do Google devido à disputa com governo dos EUA; celular P40 Pro virá com Huawei Mobile Services

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei Mate 30
Huawei Mate 30

A Huawei está impedida de usar os apps e serviços do Google em seus novos celulares devido a uma disputa com o governo dos EUA: é por isso que o Mate 30 Pro vem sem a Play Store. O próximo smartphone high-end da empresa, o Huawei P40 Pro, será um pouco diferente: ele virá com um substituto do Google Play Services chamado Huawei Mobile Services.

Richard Yu, CEO da Huawei, confirmou alguns detalhes do P40 em uma entrevista com a imprensa francesa em Shenzhen, China. Ele diz que o novo celular será lançado no final de março de 2020 em um evento em Paris, um mês após a feira Mobile World Congress.

O executivo promete um design “nunca antes visto” para o P40, além de maior autonomia da bateria, desempenho mais rápido e câmeras com melhor qualidade. São avanços que normalmente esperaríamos de uma nova geração de smartphone.

O detalhe mais importante talvez esteja no software: o P40 rodará Android 10 personalizado com a interface de usuário EMUI. No entanto, ele não terá os apps e serviços do Google: isso exige fazer um licenciamento que não é possível devido às sanções comerciais dos EUA contra a Huawei. Por isso, o aparelho virá com uma solução própria chamada Huawei Mobile Services.

Huawei Mobile Services substitui serviços do Google

Huawei Mobile Services

Quase todo smartphone Android conta com um pacote chamado Google Mobile Services (GMS): trata-se de aplicativos como a Play Store, Chrome, Maps, YouTube, Gmail e outros, além de serviços em segundo plano como o Google Play Services (também conhecido como GMS Core).

O Huawei Mobile Services (HMS) é um substituto para o GMS: ele traz a loja AppGallery e aplicativos feitos pela fabricante para navegação web, mapas, e-mail e outras atividades. Ele também inclui o HMS Core, um conjunto de serviços que prometem ser equivalentes aos do Google. Entre eles, temos:

  • Account Kit, para que o desenvolvedor tenha a opção de oferecer login no aplicativo através de uma conta Huawei;
  • Push Kit, para envio e recebimento de notificações;
  • Location Kit, para acessar dados precisos de localização dentro de apps;
  • Map Kit, uma alternativa ao SDK do Google Maps;
  • Drive Kit, para ler, gravar e sincronizar arquivos na Huawei Cloud;
  • In-App Purchases Kit, para compras dentro do aplicativo;
  • Ads Kit, para anúncios dentro do app;
  • Game Service, para acompanhar conquistas e rankings assim como no Google Play Games.

O HMS ainda não foi lançado em nenhum dispositivo da Huawei, e deve fazer sua estreia na linha P40. Esse substituto do GMS provavelmente não será adotado em celulares de outras marcas, mas só a Huawei já vendeu mais de 200 milhões de smartphones em 2019 — esse volume deve ajudar a convencer os desenvolvedores.

Na China, onde a Huawei realiza a maior parte de suas vendas, os serviços do Google já são dispensáveis porque são proibidos no país. A empresa também prepara um sistema operacional próprio chamado HarmonyOS, que não será usado em celulares por enquanto.

Com informações: Frandroid, XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados