Huawei P40 Pro e P40 Lite são homologados pela Anatel
Huawei P40 Lite, P40 Pro e Y7p podem ser lançados no Brasil; celulares não têm Google Play Store devido a sanções dos EUA
Huawei P40 Lite, P40 Pro e Y7p podem ser lançados no Brasil; celulares não têm Google Play Store devido a sanções dos EUA
A Anatel homologou o Huawei P40 Lite e duas variantes do Huawei P40 Pro, além do intermediário Huawei Y7p. Isso indica que a fabricante chinesa tem grandes planos de lançamento no Brasil, ainda que as sanções comerciais dos EUA não tenham acabado: nenhum destes celulares possui Google Play Store.
Everton Favretto, do Plantão Anatel, encontrou quatro novos celulares da Huawei no sistema de homologação da agência: o Y7p (ART-L28), o P40 Lite (JNY-LX2) e duas variantes do P40 Pro (ELS-NX9 e ELS-N04).
A diferença entre essas duas versões do P40 Pro é pequena: ambas possuem suporte a 5G, mas uma delas se conecta a uma frequência adicional (n66). Elas são compatíveis com todas as frequências 4G utilizadas no Brasil, incluindo a faixa de 700 MHz (banda 28) liberada após o fim da TV analógica.
Há outra diferença: o modelo ELS-NX9 está disponível com suporte a dois nano SIMs, ou nano SIM + eSIM. Enquanto isso, o modelo ELS-N04 existe apenas na configuração nano SIM + eSIM.
Fora isso, as duas variantes do P40 Pro são idênticas: elas têm processador Kirin 990 5G, tela OLED de 6,58 polegadas e câmera traseira quádrupla com sensor de 50 megapixels.
O Huawei P40 Lite, por sua vez, é um intermediário com tela LCD IPS de 6,4 polegadas, processador Kirin 810 e câmera traseira quádrupla de 48 megapixels. Temos ainda o Huawei Y7p com tela IPS de 6,39 polegadas, processador Kirin 710F e câmera tripla de 48 MP.
Nenhum deles tem acesso oficial à Google Play Store, já que isso envolveria fechar negócio com uma empresa americana, algo que a Huawei está proibida de fazer. Em vez disso, a empresa conta com a AppGallery, terceira maior loja de apps no mundo, e com um aplicativo que reúne outras fontes de download como Amazon Appstore e APKMirror.
Será que a Huawei vai mesmo lançar esses celulares sem Play Store no Brasil? É esperar para ver.