Huawei recebe nova licença temporária para operar nos EUA

Com a medida, a Huawei poderá atuar em casos específicos nos Estados Unidos até fevereiro de 2020

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Logo Huawei (Imagem: Divulgação/Huawei)

Mesmo com sanções do governo americano, a Huawei pode operar nos Estados Unidos em alguns casos. A empresa recebeu em agosto uma licença que valeria até 19 de novembro. Agora, o Departamento de Comércio dos EUA concedeu uma nova licença, válida até 16 de fevereiro de 2020.

A medida foi tomada pelo secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, e fará com que as operadoras que utilizam equipamentos da Huawei em suas redes móveis tenham mais tempo para substituir os dispositivos.

Em nota, a fabricante chinesa criticou o tratamento do governo americano. “A extensão da licença geral temporária não terá um impacto substancial nos negócios da Huawei”, afirmou. “Esta decisão não altera o fato de a Huawei continuar sendo tratada injustamente”.

A nova licença mantém as exceções em que a fabricante tem permissão para fazer negócios nos EUA. Além da manutenção e do suporte a redes móveis, a empresa pode manter o suporte a smartphones Android que foram adquiridos até 16 de maio de 2019.

A norma também permite a divulgação de vulnerabilidades de segurança nos produtos da Huawei, bem como a participação da companhia em órgãos de padronização no desenvolvimento do 5G, como ITU, 3GPP e GSMA.

O governo dos EUA incluiu a Huawei em sua lista de empresas proibidas em maio devido a acusações de que seus aparelhos ajudariam o governo da China a realizar ações de espionagem. A fabricante nega a prática e diz que nunca assumiria o risco de permitir espionagem por meio de seus equipamentos.

Apesar das restrições, a receita da Huawei cresceu 24,4% nos três primeiros semestres de 2019. Entre janeiro e setembro, foram 185 milhões de celulares vendidos, o que representou uma alta de 26% em relação ao mesmo período de 2018.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados