Início » Jogos » O que é FreeSync da AMD?

O que é FreeSync da AMD?

Saiba o que é FreeSync, a tecnologia da AMD encontrada em monitores gamer para corrigir o problemas da "quebra de quadros"

Ronaldo Gogoni Por
TB Responde

O FreeSync é um recurso presente em monitores, criado pela AMD, para combater o problema da "quebra de quadros" em jogos quando, por uma série de motivos, são reproduzidos com frames cortados, em que o principal culpado é a diferença de frequências entre a placa de vídeo e o monitor. Saiba o que é Free Sync e como funciona, e também qual a diferença para a tecnologia concorrente nVidia G-Sync.

AMD / FreeSync / o que é freesync

O que é FreeSync?

O FreeSync é uma tecnologia da AMD de código aberto, atualmente na sua segunda geração (FreeSync 2), que está presente em monitores principalmente voltados ao consumidor gamer. O recurso foi criado para combater um problema comum a jogadores de PC, a "quebra de quadros" durante a reprodução dos frames.

Monitores em geral possuem uma taxa de quadros máxima fixa, que pode variar entre 60 Hz e 240 Hz (dependendo do modelo); isso indica o número de quadros por segundo que pode exibir, principalmente de um jogo, que é renderizado pela placa de vídeo.

O problema reside no fato que uma placa de vídeo pode não entregar frames numa frequência constante, que precisa bater com a do monitor. Por exemplo: se um jogo está configurado para exibir frames em 144 Hz, que é a mesma frequência do monitor, mas, por algum motivo, o processamento da placa de vídeo oscile e a quantidade de quadros (os fps) caia, um monitor comum sem FreeSync ou G-Sync (tecnologia similar da nVidia, mais a seguir) não consegue compensar essa perda.

Como consequência, o monitor exibirá frames "cortados", com pedados de quadros antigos intercalados com dos novos. Esse bug é chamado de "screen tearing".

Quebra de quadros / o que é freesync

Como funciona

É aí que entra o AMD FreeSync, diminuindo a diferença de frequência entre placa de vídeo e o monitor, na prática tornando a taxa de quadros da tela flutuante e não fixa. Por exemplo: se um monitor possui 60 Hz, mas o jogo cai para 48 Hz, o monitor irá exibir os frames em uma frequência de 48 Hz, sincronizado com as oscilações da GPU.

Ao mesmo tempo, o FreeSync provê uma solução para o problema melhor que o V-Sync, ajuste padrão presente em jogos, pois este causa outros problemas, como stuttering (oscilação de desempenho) e lag (atraso) na resposta do mouse.

Qual a diferença entre AMD FreeSync e nVidia G-Sync?

Na prática ambas tecnologias são iguais: tanto o FreeSync quanto o nVidia G-Sync são tecnologias desenvolvidas com o mesmo propósito, e a aplicação de ambas é igual.

A única diferença entre elas é a licença: o G-Sync é proprietário (a nVidia cobra das fabricantes que desejam incluí-lo em monitores), enquanto o FreeSync possui uma licença de código aberto, ou seja, é de uso livre para os fabricantes de hardware.

Por causa disso, é mais fácil encontrar monitores com FreeSync do que com G-Sync, e essem tendem a ser mais baratos do que os que usam a solução fechada da nVidia.

Comentários da Comunidade

1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Participe da discussão