Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Como fazer Live para vários lugares ao mesmo tempo

Como fazer Live para vários lugares ao mesmo tempo

Descubra o que é multistreaming e aprenda como fazer Live para vários lugares ao mesmo tempo, usando apps compatíveis

É possível fazer live para vários lugares ao mesmo tempo, usando sites ou programas de multistreaming. Tais ferramentas se conectam a clientes de captura, como OBS, Xsplit e outros, e enviam a transmissão do usuário para diversas plataformas simultaneamente, como YouTube, Facebook, Twitch e outras.

Como fazer Live para vários lugares ao mesmo tempo

O multistreaming é um recurso que permite fazer uma live para vários lugares, de sites e serviços ao mesmo tempo. Ao invés de usar um único cliente por vez, como YouTube, Facebook, Twitch, IGTV e etc., é possível usar um software ou site de multistream.

Isso vai retransmitir a live para outras platafortmas.

Funciona assim:

O usuário precisa de um programa de captura e transmissão, como OBS, Xsplit, Streamlabs OBS e etc. para capturar sua tela, câmera e microfone para a transmissão e, uma vez configurado, este programa jogará o sinal do usuário para um programa retransmissor multiplataforma, que se encarregará de fazer multistreaming.

A vantagem deste método é que o usuário não precisa abrir várias transmissões ao mesmo tempo, só precisando enviar o sinal uma vez do programa de captura para o site ou programa de multistreaming, o que consome muito menos largura de banda.

Usuários com conexões de rede mais lentas podem fazer streaming simultâneo com mais facilidade.

 

O ponto negativo:

O usuário precisa lidar com várias telas de chat ao mesmo tempo, de forma a interagir com os espectadores e garantir que seu canal não se torne um monólogo. Lembre-se, é importante para criadores de conteúdo manter um contato sadio com seu público.

Existem vários desses programas, alguns com mais, outros com menos recursos e a maioria limita a transmissão para uma grande quantidade de canais (e alguns específicos) a planos pagos. Alguns desses programas também permitem gerenciar várias salas de chat ao mesmo tempo, mas geralmente este é um recurso premium.

Vamos usar como exemplo dois programas gratuitos: o Streamlabs OBS, o cliente que irá capturar sua transmissão, e o Restream, o serviço de multistreaming mais popular e um dos mais fáceis de usar, que não limita tanto a experiência de transmissão em várias plataformas ao mesmo tempo.

Para fazer uma live para vários lugares ao mesmo tempo, faça o seguinte:

  1. Acesse restream.io e crie uma conta de usuário;
  2. Na página principal, clique em “Adicionar canal” e adicione suas contas de serviços de streaming, como YouTube, Facebook (apenas perfil pessoal; páginas e Facebook Gaming são restritos à conta premium), Twitch e outros;
  3. Em “Streaming settings”, copie a chave do campo “Chave de transmissão”;
  4. Acesse streamlabs.com, baixe e instale o Streamlabs OBS em seu computador;
  5. Abra o programa e configure sua conta de usuário, caso não tenha;
  6. Clique em “Configurações” (o ícone da engrenagem), “Transmissão”;

  1. Em “Stream type”, selecione “Serviços de streaming”;
  2. Em “Serviço”, selecione “Restream.io – RTMP”;
  3. Em “Servidor”, selecione o mesmo selecionado no Restream.
    Você pode deixar em detecção automática (“Autodetect”), ou selecionar o servidor brasileiro na lista;
  4. Em “Chave da stream”, cole a chave da transmissão que você copiou do Restream;
  5. Clique em “Feito”.

Feito isso, o Streamlabs OBS e o Restream estarão conectados.

Após configurar elementos como câmera, captura de tela/janela, fundo de tela, alertas e outras coisas, clique em “Transmitir ao vivo” e a transmissão começará automaticamente, sendo jogada do Streamlabs OBS para o Restream, que a retransmitirá para outros serviços. Apenas lembre-se que a página do Restream precisa permanecer aberta e que o uso de programas como o Streamlabs OBS é necessário.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação