Início » Aplicativos e Software » Android 10 chega a 8,2% dos celulares; Pie é versão mais popular

Android 10 chega a 8,2% dos celulares; Pie é versão mais popular

Hoje o número de aparelhos rodando ao menos uma das duas últimas versões é maior do que no ano passado

André Fogaça Por

O Android 10, lançado em setembro de 2019, está oficialmente em 8,2% de todos os dispositivos que estão ativados. O número coloca a última versão lançada do sistema operacional atrás do Android 5 Lollipop, quando a comparação parte do Android 4.1, lançado em 2013.

android 10 tecnoblog

Estes dados de utilização eram atualizados e publicados pelo Google até maio de 2019, mês que recebeu o Google I/O. Nesta época, quando o Android 9 Pie já comemorava nove meses de vida no mercado, 10,4% de todos os dispositivos rodavam esta versão do sistema. Agora, 11 meses depois, o Android 9 Pie responde por 31,3% dos aparelhos e é o mais utilizado de todos – seguido de perto pelo Android 8 Oreo, com 21,3%.

A distribuição das versões do Android, agora apenas disponíveis dentro do painel que o Google libera para os desenvolvedores, segue assim:

  1. Android 9 Pie: 31,3%
  2. Android 8 Oreo: 21,3%
  3. Android 7 Nougat: 12,9%
  4. Android 6 Marshmallow: 11,2%
  5. Android 5 Lollipop: 9,2%
  6. Android 10: 8,2%
  7. Android 4.4 KitKat: 4%
  8. Android 4.1 até 4.3 Jelly Bean: 1,7%
  9. Android 4.0 Ice Cream Sandwich: 0,2%

Em comparação com os dados de maio de 2019, o Android 8 Oreo perdeu 7% de participação e o Android 9 Pie ganhou 20,9%. É bom sinal, mas isso não necessariamente significa que aparelhos antigos foram atualizados, já que muitos dispositivos já foram lançados no mercado com a versão 9 do robô verde do Google.

Uma informação importante destes números é que agora mais aparelhos rodam ao menos uma das duas últimas versões lançadas do Android. No mesmo mês do ano passado eram 38,7% rodando o Android 8 ou 9, já agora são 39,5% dos aparelhos com Android 9 ou 10.

Com informações: 9to5Google e Google.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

O meu tá no 7 e está funcionando 100% bem!

@Banana_Phone

Meu Note 9 recebeu o Android 10 faz menos de um mês. Até hoje eu usei todas as versões do Android desde a 4.0, mas hoje em dia eu nem ligo muito pra versão, pois temos poucas melhorias perceptíveis nas novas versões dos sistemas.

Arthur Coutinho (@Arthur_Coutinho)

O meu mi a2 tá com Android 10 desde janeiro, fora o bug nas sugestões das configurações tá ótimo

Islan Oliveira (@Islan_Oliveira)

Concordo. Depois da mudança do 4.4 KitKat pro 5.0 Lolipop não senti que ocorreram mudanças drásticas. Acho que atualmente ter atualizações de segurança e do Google Play Services é mais importante do que a versão do Android em si DE UM ANO PARA OUTRO. Se eu tenho a versão 9 ou 10 meio que tanto faz, principalmente se estiver com atualização de segurança em dia, obviamente que da versão 7 paraa versão 10 já há um abismo considerável, ainda que a versão 7 ainda não esteja datada.

Guilherme Borges (@Loumier)

O projeto Treble e outras iniciativas do Google para melhorar as atualizações do Android parecem estar funcionando. Em outros tempos o Nougat ainda seria a versão mais usada.

André Fogaça (@fogaca)

Pois é, por isso que notei um crescimento de versões recentes em uso do Android lá no último parágrafo

Leonardo G. Roese (@leonardoroese)

As fabricantes estao atualizando com mais frequência seus aparelhos, e como a preferência dos brasileiros por aparelhos intermediários e top cresceu em relação aos de entrada, acho mais fácil dar sobrevida para o dispositivo com um hardware melhor, assim é possível atualizarem o sistema.

Welton Aguiar Martins (@WeltonMartins05)

Até hoje tem celular sendo lançado com Android 9 e até mesmo com Android 8. Assim fica difícil consolidar o sistema mais atual.
Bem que a Google poderia permitir apenas que smartphones fossem lançados com a versão mais atual do sistema…

CAV (@cav)

Não é bem por aí.
Atualmente são casos bem isolados (Galaxy Xcover FieldPro ou Positivo Twist 3 Pro com Android 8, ou Nokia C2 com Android 9), e todos projetos de antes de 31 de janeiro de 2020, data final estipulada pela Google para aprovação de novos aparelhos com Android 9.
Não é como se tivesse uma enxurrada de aparelhos com versões antigas do Android em 2020 (os aparelhos mencionados ou são de nicho ou são bem de entrada, mas que muita gente nem passa perto).

Leonardo G. Roese (@leonardoroese)

Uma coisa que notei no Android 10 (mi a2) é que a bandeja de apps ficou muito travada, menos responsiva na hora de fechar uma aplicação. Tem outros lags mas acho que vão aprimorar com o tempo. Mas estou sentindo falta do 9 já, estava melhor.

@Banana_Phone

Logo que atualizei meu Note 9 pro Android 10 eu odiei a atualização. Os apps ficavam fechando sozinhos o tempo todo, o sistema dava umas travadas, mas depois de uns 20 dias veio uma atualização de segurança e correções de bugs, aí melhorou bastante.

Leonardo G. Roese (@leonardoroese)

Também recebi essa atualização de cerca de 30MB mas não senti muita melhora não. Espero que a proxima seja melhor. Fora que nem atualizei o a2 lite da minha esposa porque há muitos relatos de bootloop e tela preta. Acho que o 10 não está muito bom, deve ser uma versão de transição para novas funções de privacidade e segurança, deve ser um trampolin para algo melhor ano que vem, é a impressão que tenho.

Tiago Jeronimo (@TiagoJL)

Verdade, tenho um note 9 também e a única diferença perceptível foi o modo escuro.

Bruno Rocca (@Bruno_Rocca)

O meu vai ficar no pie forever, foi abandonado pela samsung