Início » Internet » Google exigirá verificação de identidade de todos os anunciantes

Google exigirá verificação de identidade de todos os anunciantes

A exigência, que valia apenas para anúncios políticos, ajuda a saber quem está por trás de campanhas no buscador

Victor Hugo Silva Por

O Google exige desde 2018 uma confirmação de identidade para os autores de anúncios políticos não se passarem por terceiros. Agora, para aumentar a transparência, a empresa adotará essa regra para todos os anúncios veiculados em suas plataformas.

Google exige verificação de identidade em anúncios

Com a mudança, os anunciantes de qualquer segmento precisarão receber uma aprovação no programa de verificação de identidade antes de veicularem as suas campanhas. O Google exigirá dados pessoais, documentos sobre a empresa ou outras informações que consigam comprovar sua autenticidade.

Para os usuários, a exigência não causará grandes mudanças. Os anúncios seguirão com o mesmo visual, mas a seta que aparece ao lado da URL passará a exibir uma opção para quem deseja mais informações sobre o anunciante. A área mostrará o nome e a localização do autor da campanha, e oferecerá a opção de ocultar todos os anúncios feitos por ele.

“Essa alteração ajudará as pessoas a entenderem quem é o anunciante por trás dos anúncios que veem no Google e as ajudará a tomar decisões ao usar nossos controles de publicidade”, afirma o diretor de produto para Integridade de Anúncios no Google, John Canfield, no blog da empresa.

A empresa também espera que a decisão ajuda a melhorar seu ambiente de publicidade ao restringir a atividade de quem tenta se passar por outras pessoas ou empresas. Esse processo, no entanto, deverá levar bastante tempo para ser concluído.

O Google acredita que levará alguns anos antes de exigir a verificação de identidade para anunciantes em todo o mundo. Ela será implementada em algumas fases nos Estados Unidos e, em seguida, será levada para outros países.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Já era pra ter isso desde o começo

XXX (@SiouxDF)

Ainda que tímida, essa é mais uma iniciativa para melhorar a internet.