Início » Telecomunicações » Claro diz que 5G não está maduro para o Brasil e quer leilão em 2021

Claro diz que 5G não está maduro para o Brasil e quer leilão em 2021

CEO da Claro afirma que pandemia trouxe imprevisibilidade; preço alto de celulares 5G é barreira para adoção da tecnologia

Lucas BragaPor

O CEO da Claro, Paulo César Teixeira, afirmou em um evento online da Futurecom que o 5G ainda não é maduro o suficiente para implementação no Brasil. Ele também defende um adiamento do leilão de espectro para a tecnologia: isso se deve em parte à pandemia do coronavírus (COVID-19), que trouxe imprevisibilidade, redução de receitas e inadimplência de parte da base de clientes.

3G, 4G e 5G

Além disso, os smartphones compatíveis com o 5G são caros para o brasileiro, principalmente considerando o dólar na casa dos R$ 5,50. Com uma crise econômica pela frente, é bem provável que muitos deixarão de trocar o smartphone num futuro próximo.

A adoção por parte dos usuários é importante para justificar os investimentos em rede. Teixeira dá um exemplo: apenas 20% da base de smartphones usando chip Claro são compatíveis com Massive MIMO, que permite aproveitar toda a velocidade disponível do 4,5G (LTE Advanced Pro).

Para o CEO, em 2021 já se espera ter uma perspectiva mais realista sobre como a economia deve se comportar nos próximos anos.

Oi também pede adiamento do leilão

Durante a consulta pública do edital do 5G, a Oi pediu para que a Anatel avaliasse uma possível postergação, considerando que o momento atual da economia traz um quadro de incertezas e previsões pessimistas, afetando a capacidade de investimento de quem arrematar o espectro.

A operadora passa por um momento delicado, com processo de venda da divisão móvel. TIM, Claro e Vivo estão interessadas em fazer negócio, e a Oi deixaria de atuar no segmento de telefonia celular. Ela não descarta, no entanto, utilizar 5G em vez de fibra óptica em algumas cidades, como forma de “termômetro” para saber onde vale mais a pena investir em FTTH.

Com informações: TeleSíntese.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Michel da Silva Soares (@Michel)

Eu não discordo disso, mas só aceito se eles prometerem cobrir até o final de 2020 uma grande parte das cidades com o 4G.

Mas prometer não adianta nada né?
já que até o prazo que anatel deu para fazerem ativação da rede 3G em todo o país já passou e mesmo assim eles tacaram o foda-se e ainda não estão cobrindo todas as cidades com 3G…

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Hoje nem faz mais sentido esse investimento em 3g, deveriam trocar por uma cobertura ampla de 4g, foco em todas as cidades atendidas pela operadora terem 4g.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Infelizmente ele tem razão, mas quanto mais demorarem, mais distante estará de chegar em minha cidade, então acabo ficando contra.

Hoje, por exemplo, o 4G tem muito espaço pra evoluir ainda. Já consegui velocidades de 120Mbps com a Claro, porém isso são casos isolados em situações muito boas e em locais bem específicos.

Se eles conseguissem essa mesma velocidade para mais lugares, talvez poderíamos investir no 5G sem medo.

Jefferson (@Jefferson)

Vc Já pensou em mudar de cidade? É uma alternativa.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Já sim, mas pra mim, não é uma alternativa… Infelizmente nem todos podem mudar de cidade assim tão facilmente kkkk

Fábio Laurindo (@Fabio_Laurindo)

Hoje não vejo em 90% de meu uso, porque reclamar de sinal, estabilidade e velocidade do 4G em SP (os lugares que frequento), o maior problema é quando se está em zonas mais afastadas, tenho amigo que mora no extremo da zona leste ele diz que lá raro o sinal 4G funcionar bem quando muito 3G.
As operadoras deveriam rever estes locais, mais preferem aonde já tem bom sinal melhorar mais ainda devido o público alvo ser bem lucrativo.

Luiz Felipe (@Luiz_Felipe)

eu só queria uma internet 4G com franquia decente, nem ligo se é 10mbps ou 120mbps.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Um amigo meu morava na periferia ao lado de uma antena de celular desativada, a operadora desistiu de repor equipamento roubado e desativou a antena, as vezes o prejuízo é tanto que a operadora desisti de alguns bairros.

Fábio Laurindo (@Fabio_Laurindo)

De graças a pátria educadora