Início » Jogos » Steam Cloud Play entra em beta com suporte ao GeForce Now

Steam Cloud Play entra em beta com suporte ao GeForce Now

Mesmo usando o Nvidia GeForce Now como carona para rodar os games, o Steam pretende ter seus próprios servidores no futuro

André Fogaça Por

O Steam Cloud Play, forma da loja virtual de games entrar no mundo do streaming de games, entrou sorrateiramente em sua fase inicial de testes. Inicialmente o serviço utiliza o GeForce Now para que os títulos rodem no servidor com imagem aparecendo na tela do jogador.

Valve / logo do Steam / Steam offline

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que o Steam Cloud Play não é um concorrente direto de outros como Google Stadia e xCloud, da Microsoft. A ideia por aqui é de utilizar uma plataforma de games e que neste caso é o GeForce Now, para rodar títulos que estão na biblioteca do usuário no Steam.

Neste primeiro momento são poucos jogos que podem ser jogados diretamente da nuvem e a decisão de rodar lá ou não depende do desenvolvedor, que precisa ter os saves e dados do título em servidores da Valve ou em seus próprios datacenters; se não estiver em nenhum dos lados e o desenvolvedor ativar o Steam Cloud Play, o jogador perderá o progresso salvo. A Valve, empresa dona do Steam, também afirma que nada muda para a receita gerada pela venda de jogos que podem ser jogados no Cloud Play.

“É semelhante à maneira como os jogadores jogam seus games da biblioteca do Steam pelo Steam Remote Play ou em um outro computador”, diz a empresa em nota. Isso significa que mesmo pela nuvem, o game só rodará em uma tela e não em várias. Além do GeForce Now, a Valve pretende adicionar outras plataformas e até mesmo criar seus próprios servidores no futuro para não depender de outras empresas.

Já que o GeForce Now é utilizado para iniciar os jogos, o Steam Cloud Play depende da disponibilidade do serviço da Nvidia. Atualmente a lista de países conta com mais de 80 nomes da América do Norte, Europa e Ásia, sem o Brasil em nem mesmo em um puxadinho.

Com informações: Steam e Venture Beat.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João M. (@RonDamon)

Os representantes da Nvidia falaram que chega aqui no fim desse ano ou ano que vem.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

não entendi é como a GeForce Now lucra nesse sistema?

João M. (@RonDamon)

Mensalidade do GFN “Premium”. O gratuito tem fila e limite de 1h de jogatina.

Vítor Gomes (@vctgomes)

Ansioso pra algum desses serviços desembarcarem no Brasil. Gostaria de ver mesmo o do Google. Acho que é o q mais tem potêncial de possuir muitos servidores no Brasil, mas qualquer um é válido.

Uriel (@Uriel)

Usando VPN e tendo boa internet os jogos são muito aceitáveis.
Chega a ser incrível. Imagino quando tiver servidores aqui!