Início » Internet » Google Meet usa IA para cancelar ruído em chamadas de vídeo

Google Meet usa IA para cancelar ruído em chamadas de vídeo

Ferramenta do Google Meet promete reduzir barulhos incômodos durante reuniões por chamadas de voz e vídeo

Bruno Gall De Blasi Por

O Google utilizará inteligência artificial para cancelar ruído em chamadas de voz e vídeos realizadas pelo Google Meet. O recurso para impedir barulhos incômodos em videoconferências começou a ser liberado aos usuários do serviço nesta segunda-feira (8). A ferramenta estará disponível gradualmente aos assinantes do G Suite.

 

Google Meet usa IA para cancelar ruído em chamadas de vídeo (Foto: Reprodução/YouTube)

A ferramenta de cancelamento de ruído é uma novidade aguardada desde abril no serviço de videoconferência do Google. Assim como a solução do Microsoft Teams, revelada no mês anterior, o recurso do Google Meet promete reduzir sons invasivos que atrapalhem videochamadas.

O sistema de cancelamento de ruído do Google utiliza recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning para melhorar a qualidade do áudio. Mas, vale lembrar, nem todo barulho incômodo é bloqueado. “Funciona bem em uma porta batendo. Funciona bem em cães latindo; crianças brigando, mais ou menos” explica o diretor de gerenciamento de produtos do G Suite, Serge Lachapelle, ao VentureBeat.

A garantia de privacidade é outra promessa da ferramenta. “Não analisamos nada do que está acontecendo nas reuniões, a menos que você decida gravar uma reunião”, explica o executivo. “A maneira como vamos trabalhar é através dos canais e suporte de nossos clientes e assim por diante, tentando identificar casos em que as coisas não funcionaram conforme o previsto. Internamente, no Google, há reuniões gravadas e, se alguém identificar um problema que ocorreu, esperamos que o envie à equipe. Mas não analisamos gravações para esse fim, a menos que alguém nos envie o arquivo manualmente”.

A nova função estará ativa por padrão para todos os assinantes do G Suite Enterprise e G Suite Enterprise for Education, inicialmente na versão web do Google Meet (meet.google.com). Para desativar o cancelamento de ruído, é preciso acessar as configurações de áudio e vídeo da conversa e desmarcar a opção “Noise cancellation” (“Cancelamento de ruído”, em tradução livre).

A ferramenta será disponibilizada nos aplicativos para Android e iOS no futuro.

Outras novidades do Google também foram apresentadas em abril junto com a ferramenta de cancelamento de ruído. Entre elas estão a visualização em grade, apresentações de abas do Google Chrome e recursos para melhorar a iluminação da imagem em ambientes escuros.

Com informações: VentureBeat e Google

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação