Início » Finanças » Nubank permite criar cartão virtual de débito para compras online

Nubank permite criar cartão virtual de débito para compras online

Cartão virtual do Nubank funciona no débito e crédito; gastos aparecem no histórico da conta digital ou na fatura do cartão

Felipe Ventura Por

Sem alarde, o Nubank liberou uma nova funcionalidade aos clientes de sua conta digital, antes chamada NuConta: é possível criar um cartão virtual de débito para fazer compras através do PayPal ou pagar serviços como Uber, Spotify e Netflix. Isso estava disponível na modalidade crédito desde 2017.

Cartão virtual do Nubank

A conta oficial do Nubank no Twitter confirma que “o cartão virtual também chegou na opção débito”. Além disso, os artigos de ajuda dentro do aplicativo foram atualizados para mencionar que esse recurso pode ser usado na função débito ou crédito.

“O cartão virtual está disponível para todos os clientes que solicitaram e foram aprovados para as funções débito, crédito ou débito e crédito para seus cartões físicos”, diz o Nubank em um artigo de ajuda.

Como o cartão virtual é equivalente à versão física, as transações ficarão registradas na sua conta digital (débito) e na fatura (crédito). Isso significa que, dependendo da modalidade, você deverá ter saldo suficiente ou limite disponível.

Existem três cenários possíveis:

  • você tem apenas a conta digital, não o cartão de crédito: o cartão virtual funcionará apenas na função débito;
  • você tem apenas o cartão de crédito, não a conta digital: o cartão virtual funcionará apenas na função crédito;
  • você tem a conta digital e o cartão de crédito: o cartão virtual será múltiplo — débito e crédito têm a mesma numeração — e será necessário escolher a modalidade de pagamento diretamente no site ou no app.

“Caso o estabelecimento ofereça a opção de pagamento no débito, insira a numeração do cartão virtual para que a cobrança seja feita na conta digital”, explica a fintech. Ela lembra que a função débito é suportada apenas pelo iFood, Uber, Spotify, Netflix e PayPal.

Como criar cartão virtual de débito e crédito no Nubank

É possível gerar o cartão virtual através do aplicativo: o número, data de validade e código de segurança (CVV) são diferentes do seu cartão físico. Também é possível removê-lo a qualquer momento como medida de segurança.

Por exemplo, suponha que uma loja vazou dados financeiros dos clientes: se você cadastrou o cartão virtual, basta apagá-lo no app e ele não poderá ser usado. Isso também pode ser útil para sites ou serviços que exigem o cadastro de um cartão.

Para ativar este recurso, é simples:

  1. abra o app do Nubank e toque no botão Cartão virtual no carrossel da parte inferior;
  2. digite sua senha;
  3. toque em Copiar para inserir a numeração na área de transferência para colar em outro aplicativo; também é possível bloquear o cartão virtual ou apagá-lo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pierre (@pierrediniz)

Super interessante, mas ainda continua atrás da concorrência em disponibilidade.
Enquanto o cartão do Nubank só permite débito em Uber, Spotify, Neflix e iFood, o do Neon emula um cartão de crédito completo. Assim, você pode fazer qualquer compra online no débito cadastrando o cartão virtual como crédito.
Sinceramente, não entendo como os outros bancos ainda não “copiaram” a solução do Neon.

João M. (@RonDamon)

Podiam fazer ele funcionar como pré-pago também, Até Pagseguro e MercadoPago tem isso há anos. Qual a dificuldade?