Início » Internet » Google esquece de renovar um domínio do Blogspot e páginas saem do ar

Google esquece de renovar um domínio do Blogspot e páginas saem do ar

Domínio do Blogspot expirou e milhares de blogs estão inacessíveis pelo endereço original; Google perdeu controle do domínio

Paulo Higa Por

Época complicada para os profissionais de infraestrutura de web: faz uma semana que milhares de blogs hospedados no Blogspot estão inacessíveis em seus endereços originais. O motivo? O Google esqueceu de renovar o blogspot.in e perdeu o controle do domínio.

Blogspot.in expirado

O problema não é maior porque os blogs que utilizam domínios regionais também podem ser acessados em seus respectivos subdomínios blogspot.com. Ainda assim, a falha do Google em renovar o domínio causa transtornos aos donos dos blogs e aos usuários, já que milhões de links publicados na internet ficaram quebrados em um piscar de olhos.

Desde 2012, o domínio específico de cada país é utilizado como padrão pelo Blogspot para redirecionar os usuários de acordo com a geolocalização e facilitar processos como remoção de conteúdo por direitos autorais. Uma pesquisa rápida no Google retorna mais de 4 milhões de páginas hospedadas no blogspot.in no índice do buscador; eram 4,4 milhões até a semana passada.

Blogspot.in expirado

O blogspot.in está no nome de uma empresa identificada como Domainming desde, pelo menos, 29 de junho de 2020. Segundo o Bleeping Computer, o endereço está sendo vendido por US$ 5.999, o que pode não ser uma grande quantia para o Google, mas por outro lado pode permitir que um criminoso ganhe controle sobre o domínio e o utilize para aplicar golpes.

O Google ainda não se pronunciou sobre o caso. Enquanto isso, o endereço blogspot.in continua com o novo dono.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Junior Santos (@junior)

Como que alguém esquece de fazer uma ordem de compra de um domínio?

@ksio89

Google ainda está melhor que a Microsoft, que esqueceu não uma, mas duas vezes de pagar renovação de domínio. Felizmente, ambos tiveram um final feliz. Senta que lá vem a história:

1ª) em dezembro de 1999, quando Redmond não renovou o domínio “passport.com”, que era usado pelo Hotmail para autenticação. Por causa disso, o serviço de email ficou indisponível no dia 24/12.

Felizmente, um consultor de Linux muito gente boa pagou a taxa de renovação anual de US$35 e depois entrou em contato com a MS para ceder o domínio.

2ª) em outubro de 2003, a MS mais uma vez se esqueceu de renovar um domínio, no caso “hotmail.co.uk”. Novamente, um bom samaritano pagou a renovação e comunicou à empresa do Bill Gates o ocorrido.

No entanto, ele foi sumariamente ignorado pela MS, e só depois que a notícia se espalhou que a MS entrou em contato com ele para resgatar o domínio, e provavelmente com um belo pedido de desculpas.