Continuando a onda de notícias sobre o Google, a equipe de desenvolvimento do Android anunciou, lá de Mountain View, que os smartphones com a versão mais atual da plataforma já podem conversar com seus aparelhos. Não, não é para fazer o celular de analista: estou falando do comando de voz integrado ao Android.

De acordo com o Google, a forma mais íntima de usar um celular é por meio da voz. Afinal de contas, essa é uma de suas principais finalidades. E já que faltava isso ao Android, agora não falta mais. As Voice Actions do Android vão funcionar a partir da versão 2.2 (Froyo) da plataforma. Não será numerosa a lista de aparelhos que atualmente podem usar o recurso, mas isso deve mudar ao longo dos próximos meses.

Além dos já meio usuais comandos de telefonar para uma pessoa ou iniciar a reprodução de uma música, as Voice Actions permitem acionar o GPS e obter a rota para chegar a algum lugar, adicionar uma nota para si mesmo, acessar determinado website e fazer buscas no Google.

Mas o mais legal possivelmente será o comando “send email to“, seguido do nome do contato. Após falar isso, basta dizer a mensagem que o Android vai adicionando o texto. E o mesmo vale para SMS: “send text to” faz operação semelhante.


(vídeo do YouTube)

O Motorola Droid 2 (vendido exclusivamente pela Verizon – amiguinha do Google nos Estados Unidos) já terá o Voice Actions pré-instalado de fábrica. Os demais aparelhos, como Droid original (Milestone no Brasil) e o Nexus One, dependerão do download dos aplicativos Voice Search e Google Search widget atualizado. É só procurar no Android Market por eles e baixar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ncarsilva
Há alguma forma de realizar pesquisa por voz em português no celular NOkia Lumia 925? Há possibilidade de instalar o Google Chrome nesse modelo? Grato
José Carlos Bastos
Despede ele
Nielson Batista Da Silva
DEPOIS QUE BAIXEI O ANDROID 4.3 JELLY BEAN , O COMANDO DE VOZ ATENDER OU RECUSAR FUNCIONOU DUAS SEMANAS , E AGORA FALA "FULANO ESTA CHAMANDO , DIGA ATENDER OU RECUSAR , EU FALO MAS NAO ACEITA MAIS OS COMANDOS , O QUE DEVO FAZER ? ME DEEM UMA LUZ ...
Adilson
Sou novo aqui, e mais novo ainda com android. Estou sentindo muito falta de algumas funções que tinha com a plataforma symbian, trabalho o dia todo dirigindo : - Falar o nome de quem esta ligando; - Ler mensagens SMS; - Ler e-mail. Eu tinha um Nokia 500 bem barratinho e fazia muito bem estas funções e agora o meu Galaxy S3 não faz, por gentileza alguma indicação de apps que fação isto? Agradecido!
Marcell Almeida
Eu ja usava isso pra algumas coisas, como enviar sms. Meus amigos achavam estranho eu enviar sms em ingles. Infelizmente só da pra usufruir do serviço em ingles, e as vezes da preguiça de digitar.
Bruno Gall
Como eu queria ter isso no meu...
Hernani
Eu só uso headset quando estou no carro sozinho, quaqleur outra situação é bizarra
Alexandre
hehe, tem isso tambem. Pior que isso sao aquelas pessoa que usam foninho minusculo e ficam conversando em voz alta, isso sim parece gente doida que conversa com as vozes na cabeça auahauh
Alexandre
Tomara que ele entenda voce melhor que o symbian. De vez em quando usava o comando de voz do N95 para ligar pra contatos. Tem certos nomes que ele nunca entendia...
Hernani
Não gosto de comandos de voz, faz você parecer um maluco lunático conversando com o smartphone
Web Dicas
Ainda não tinha? :O
kylefurtado
Já estava na hora! *-*
Eduardo Andrade
Bem legal