Início » Aplicativos e Software » Microsoft leva apps de Android ao Windows 10

Microsoft leva apps de Android ao Windows 10

O novo programa Seu Telefone que roda apps Android ainda está em fase de testes e deve ser liberado para todos até o final deste ano

André Fogaça Por

O programa Seu Telefone ganhou mais funções e agora poderá abrir apps do Android, sem a necessidade de espelhar todo o smartphone para que o usuário percorra o caminho até o app que quer abrir. A parte menos empolgante deste texto é que o recurso depende de aparelhos da Samsung, ao menos por enquanto.

windows 10 seu telefone apps android

A novidade traz apps do smartphone para o computador e o principal recurso que penso neste momento é de ter o WhatsApp dentro do PC, mas sem envolver a versão web do mensageiro – que é bem ruim. Um ponto importante é que o Windows lida com os apps como se fossem janelas de outros programas abertos, então o Alt+Tab vai circular entre estes apps e outras janelas de forma nativa.

É possível abrir mais do que um app ao mesmo tempo, deixar vários deles rodando na tela e até colocar um aplicativo como fixado na barra de ferramentas, o que faz a abertura dele ser mais rápida.

windows 10 apps android seu telefone your phone animado

Você já deve ter pensado que outro recurso pode ser interessante, que é o de espelhar um jogo e colocar mouse com teclado na jogatina como usar este kit para jogar melhor em PUBG Mobile ou Call of Duty Mobile, mas existe um pequeno porém: o jogo precisa ter suporte para esta forma de entrada de comandos. E eu espero que o desenvolvedor coloque em mente que adicionar este suporte vai dar uma vantagem enorme para quem joga assim – o que pode acabar com a experiência de quem joga a mesma partida, só que com controles no celular mesmo.

Esta nova versão do app Seu Telefone está disponível apenas para participantes do programa Insider, que é o programa de testes de recursos e até de todo o sistema operacional da Microsoft. A conexão aprimorada entre o computador e o smartphone, chamada de Link to Windows, também depende do Android ser compatível e neste momento só aparelhos da Samsung aparecem na lista. Ao menos ela é longa e contempla celulares mais antigos como é o caso do Galaxy S9, Galaxy A40, A80 e até o simples A30s. Você pode ver a lista completa de aparelhos neste link (em inglês).

Ainda não existe previsão de outros aparelhos de outras fabricantes entrarem nesta lista, mas isso deve acontecer com o tempo – tomara.

Com informações: Microsoft.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

Eu só queria que o Chrome Desktop fosse 100% compatível com Apps Android.
Isso seria Revolucionário pois permitiria aos desenvolvedores (e usuários) a
experimentar um App “universal”, Android / Chome (Windows, Mac, Linux), tudo
dentro do Android ou Chrome (com os 3 sistemas de desktop que mencionei).

Sérgio (@trovalds)

A experiência é exatamente a mesma (ruim).

Sobre a notícia: os aparelhos contemplados são os lançados em 2018 pra cá. S8+ (uso aqui) ficou de fora.

João Luiz G (@Joao_Luiz_Gomes_Silv)

Sobre usar mouse e teclado, muita gente ja usa emulador. Não tem restrição nenhuma, alguns jogos até indicam/divulgam um “emulador parceiro” para baixar e jogar no computador

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Não entendi a parte do WhatsApp Web ser ruim

Jedielson (@Jedielson)

Sabe algum bom que funcione legal?

André Fogaça (@fogaca)

A versão desktop tem exatamente todas as mesmas limitações da web, pq ele é na real um “browser pra ver a web”. Entende?

André Fogaça (@fogaca)

Em emulador é esperado até, mas eu falo em jogos oficiais. Um PUBG Mobile com teclado + mouse é vantagem enorme contra quem joga com controles na tela. Fica bem injusto.

João M. (@RonDamon)

O povo ja usa emulador a rodo, é até bem mais fácil que a gambiarra do app do windows 10 ou um samsung dex da vida.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Acho que só se conseguissem integrar o chrome com o WSL para se ter o kernel linux rodando os apps.

Ian Carlos (@IanCarlos)

lixo igual, WhatsApp e seu problema de depender do celular. ainda bem que raramente uso esse app.

Ian Carlos (@IanCarlos)

ruim é elogio.

Daniel R. Pinheiro (@DiFF7Skyns)

A limitação principal é a dependência do smartphone pra funcionar (com isso, muitas vezes a conexão sofre instabilidade, não carrega e pra isso precisa abrir o app no smartphone, etc). Outra seria a ausência de proteção por senha.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Já podem mudar o nome do app de “Seu Telefone” para “Meu Samsung”. Mais um recurso exclusivo para aparelhos da marca sul-coreana implementado no app de sistema que supostamente era pra ser a solução de integração oficial do Windows 10 com smartphones.

Soluções de terceiros como o KDE Connect e Dell Mobile Connect continuam funcionando melhor e oferecendo a maioria dos recursos “exclusivos” do app da Microsoft, para todos os smartphones, sem fazer distinção por marca.

Não existe previsão porque não vai acontecer. No período de testes do “Seu Telefone”, os recursos exclusivos até funcionavam em uma meia dúzia de aparelhos de outras marcas, mas bastou lançarem a versão oficial pra todos esses aparelhos magicamente sumirem da lista, restando apenas os smartphones da Samsung.

Essa exclusão repentina aconteceu em 2017, avance para 2020 e nada mudou: somente novos modelos da Samsung entraram na lista e várias funções novas adicionadas ao app nesse período continuam restritas aos aparelhos presentes na tal “lista de compatíveis”.

Marks Duarte (@marksduarte)

Espero que a nova versão seja melhor, pois a atual nunca funciona direito. Mesmo usando um Android 10 num Samsung e Windows 2004.