Samsung pode lançar processador Exynos para Windows 10
Processador Samsung Exynos para notebooks com Windows 10 teria arquitetura ARM e tecnologia de 5 nanômetros
Processador Samsung Exynos para notebooks com Windows 10 teria arquitetura ARM e tecnologia de 5 nanômetros
A linha de notebooks da Samsung já é bem consolidada no mercado. Talvez isso tenha deixado a companhia confortável para tentar uma estratégia mais ousada: há rumores de que a marca está planejando lançar um processador da família Exynos para equipar computadores baseados no Windows 10 para ARM.
Tradicionalmente, os chips Exynos aparecem em smartphones e tablets da própria Samsung, mas eles não são, necessariamente, exclusivos: o Motorola One Vision é equipado com o processador octa-core Exynos 9609, por exemplo.
Nesse sentido, é possível que o suposto novo Exynos apareça como uma opção para outros fabricantes que queiram lançar laptops baseados na arquitetura ARM e no Windows 10.
O lançamento faria a Samsung enfrentar a concorrência da Qualcomm, que já tem algumas incursões nesse segmento. O Microsoft Surface Pro X, por exemplo, conta com o processador Surface SQ1, versão personalizada do Qualcomm Snapdragon 8cx (que tem arquitetura ARM, é claro).
É mais provável, porém, que, pelo menos na fase inicial, a Samsung equipe notebooks próprios com o novo Exynos. Possivelmente, ele fará parte da linha Galaxy Book, que já tem dois representantes: o Galaxy Book S com chip Snapdragon 8cx e, como opção mais recente, o Galaxy Book S com processador Intel Lakefield (modelo Core i5-L16G7).
Isso se os rumores estiverem certos. Mas, de onde eles vêm? Bom, a afirmação foi dada pelo perfil Mauri QHD, no Twitter, que já tem um histórico de “vazamentos” acertados no universo da tecnologia.
O burburinho diz que o novo chip poderá ser batizado simplesmente como Exynos 1 e será baseado no futuro Exynos 1000 para smartphones high-end. Podemos esperar que o chip conte com processo de fabricação de 5 nanômetros e núcleos Cortex-X1, que são direcionados a fabricantes que querem desenvolver processadores com níveis mais profundos de configuração e escalabilidade para projetos específicos.
A Samsung não comentou o assunto, por isso, ainda não sabemos quando e se o Exynos 1 será realmente lançado.
Com informações: Bleeping Computer.