Samsung Galaxy Book S é o primeiro notebook com Intel Lakefield
Processador Intel Lakefield do Samsung Galaxy Book S permite autonomia de até 17 horas
Processador Intel Lakefield do Samsung Galaxy Book S permite autonomia de até 17 horas
O Galaxy Book S já apareceu por aqui, mas com processador Qualcomm Snapdragon 8cx. Nesta sexta-feira (29), a Samsung anunciou uma versão deste finíssimo laptop com processador Intel. Não estamos falando de um Core de décima geração, mas do Intel Lakefield (modelo Core i5-L16G7).
Esse chip foi anunciado em agosto de 2019 justamente como uma resposta da Intel aos esforços da Qualcomm para conquistar espaço no segmento de notebooks. Para tanto, o Lakefield promete alguns atributos que são comuns em smartphones, como não exigência de ventoinha e consumo otimizado de energia — assim, a bateria do equipamento pode durar praticamente o ideia inteiro.
Para você ter ideia, o Galaxy Book S lançado no ano passado, com sua bateria de 42 Wh, tem autonomia de até 23 horas. O problema é que a plataforma ARM, que é base do Qualcomm Snapdragon 8cx, ainda tem algumas limitações de desempenho com aplicativos tradicionais para Windows.
É provável que a Samsung tenha decidido lançar uma versão do Galaxy Book S com processador Intel por conta disso. O Lakefield pode oferecer algumas das vantagens proporcionadas pelo Snapdragon 8cx.
A não exigência de ventoinha é uma delas. Graças, em parte, à ausência desse componente, o notebook permanece sendo fino e leve. A bateria continua tendo 42 Wh, mas a autonomia não deve passar de 17 horas. É uma diferença importante em relação às 23 horas da primeira versão, por outro lado, o novo Galaxy Book S funciona por muito mais tempo longe da tomada do que laptops convencionais.
As demais especificações são praticamente as mesmas. O Galaxy Book S com processador Intel traz 8 GB de RAM, armazenamento de até 512 GB, suporte a LTE e tela full HD de 13,3 polegadas.
Ainda não há informações sobre preços, mas o primeiro modelo foi lançado por US$ 999. É possível que essa faixa de preço seja mantida na nova versão. Não há previsão de lançamento oficial no Brasil.