Facebook cria área para lojas e expande comércio via Instagram

Facebook Shop funciona como vitrine para expandir atuação de lojas na rede social; vendas via Instagram também devem aumentar

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook Shop

O Facebook já tinha iniciativas para estimular o comércio eletrônico em suas plataformas, mas esse movimento ganhou força na pandemia graças às empresas que se viram obrigadas a vender pela internet. De olho nisso, a companhia anunciou, nesta terça-feira (25), o Facebook Shop para ajudar lojistas nas vendas a partir da rede social.

A premissa básica é esta: tornar a experiência de compra mais fácil para o usuário e, ao mesmo tempo, facilitar o trabalho de venda pelo lojista. Para isso, o Facebook Shop funciona como uma área dentro do aplicativo que exibe vitrines para lojas de diversos ramos.

É importante não confundir a iniciativa com o Facebook Marketplace. Enquanto este funciona como uma área de classificados, o Facebook Shop atua, como o nome sugere, como um shopping direcionado a lojas. A novidade não vai exibir o anúncio de um usuário que queira vender uma geladeira usada, por exemplo.

De modo complementar, o Facebook anunciou a expansão da plataforma Shops (pois é, temos o Facebook Shop e o Facebook Shops), que fornece ferramentas para o lojista criar e personalizar a sua loja. O recurso entrou em teste em maio nos Estados Unidos e, nas próximas semanas, vai ser disponibilizado para um número maior de empresas.

Uso do Facebook Messenger pela loja

Entre as funcionalidades oferecidas pelo Shops está a criação de layouts e ferramentas que permitem ao cliente contatar o lojista via Facebook Messenger, WhatsApp ou Instagram Direct.

Falando em Instagram, também há novidades voltadas para o comércio eletrônico nessa rede social. Nas próximas semanas, o Facebook irá expandir a disponibilidade do Instagram Checkout, ferramenta que possibilita ao lojista realizar o processo de venda dentro da própria plataforma. Até o pagamento da compra pode ser processado por lá.

Instagram Live Shopping

As novidades também incluem o Facebook Live Shopping e o Instagram Live Shopping, que permitem que produtos sejam vendidos durante transmissões ao vivo nas redes sociais.

Tem mais: o Facebook promete não cobra taxas sobre as vendas até o final do ano para ajudar as empresas a passarem pela crise causada pela pandemia de COVID-19.

Por ora, toda essa movimentação em prol do comércio eletrônico é válida para os Estados Unidos. O Facebook não informou quando e se os recursos anunciados hoje serão disponibilizados em outros países.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados