Início » Gadgets » Apple, Google e Amazon preparam padrão de casa conectada para 2021

Apple, Google e Amazon preparam padrão de casa conectada para 2021

Projeto para a criação do novo protocolo já está em desenvolvimento e pretende facilitar o uso de dispositivos inteligentes

Ana Marques Por

No último ano, Apple, Google e Amazon anunciaram um projeto para viabilizar um protocolo de comunicação de código aberto para dispositivos de casa inteligente. Agora, as gigantes de tecnologia, que atuam em parceria com a Zigbee Alliance (incluindo Samsung, Ikea e Philips), revelaram as primeiras informações sobre o novo padrão – projeto chamado de “Casa Conectada sobre IP” –, que já está em desenvolvimento e tem previsão de lançamento para 2021.

Casa Conectada / Sebastian Scholz / Unsplash

O novo protocolo oferecerá suporte a um grande número de dispositivos inteligentes – desde equipamentos de iluminação a controles de acesso, como fechaduras, passando por sensores de segurança, TVs e até cortinas.

Até o momento, são 145 empresas associadas, com centenas de especialistas que já estão trabalhando no projeto, divididos em 30 equipes multidisciplinares para a implementação do novo padrão.

Recentemente, um repositório de código aberto foi criado no GitHub com o objetivo de agilizar o desenvolvimento de tecnologias e integração de mais dispositivos ao projeto, o que deve trazer diversos benefícios aos usuários e às fabricantes nos próximos anos.

A ideia é que os eletrônicos que tenham base no novo protocolo funcionem com qualquer ecossistema – seria possível utilizar uma assistente da Amazon para controlar um hardware do Google, por exemplo. Desse modo, as empresas pretendem facilitar e tornar mais natural a experiência de casa conectada, proporcionando uma conexão segura e fácil de usar.

De acordo com o grupo, tecnologias já existentes, como o Apple HomeKit, devem ser utilizadas para a construção do novo padrão. A expectativa é de que ainda em 2020 tenhamos mais alguns detalhes e um possível esboço sobre o protocolo.

Com informações: MacRumors

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Reginaldo Ribeiro (@Reginaldo_Ribeiro)

Ótima noticia, vai facilitar as instalações e baratear muito os equipamentos de casa conectada.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Já não era sem tempo !!!

O HOME KIT da Apple é compatível com 0,0001% de todas as tralhas de automação residencial da china…

Hoje vamos automatizando tudo, desbravando mato. Cheio de tecnologia proprietário, a gente passa fazendo gambiarra.

Já algum tempo, que tenho ciência que tudo que estou montando hoje, vai pro lixo em pouco anos. Gambiarra não se sustenta. E que, sei lá, de 2025 em diante, as coisas já padronizadas, tudo em seu lugar. Tenderá a se montar uma casa, um carro automatizado, com tudo padronizado, com todos fabricantes interligados e se entendendo, permitindo usar por longo prazo sem imprevistos.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Percepção dividida: por um lado é uma ótima notícia padronizar tudo. Por outro lado, precisava esperar todo esse tempo e já termos tantos produtos no mercado? Tem hora que parece que fazem de propósito pra causar obsolescência programada… (sem conspirações aqui, só um desabafo mesmo)

² (@centauro)

Criar um padrão é sempre complicado porque envolve muitos interesses.
Quem participa e conflitos de interesses entre os participantes acabam afetando a tomada de decisões cruciais nessa empreitada, como os termos do licenciamento, divisão de custos e receitas (caso tenha) entre os membros, além dos aspectos técnicos.

Então não surpreende demorar.
E pras empresas não faz sentido esperar sair o padrão pra começar a lançar produtos, ainda mais quando não se tem uma perspectiva de data de lançamento desse padrão.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Demorou de mais.

Modem 56kbps demoraram menos de um ano pra correr e padronizar o V90.

Nesse tempo, quem comprou USR ou Motorola com suas tecnologias proprietárias se ralou.

Mas agora, passou-se 5 anos sem ação nenhuma. O mercado por conta própria tapado de coisas proprietárias. Muito ruim. Bem estranho mesmo.

A Web lá no início dos 90 já até nasceu com o HTTP padronizado.