Início » Finanças » Nubank terá transferências grátis via PIX na Conta PJ

Nubank terá transferências grátis via PIX na Conta PJ

Nubank não vai cobrar por transações via PIX na Conta PJ; Banco Central exige gratuidade nas transferências para pessoas físicas

Felipe Ventura Por

O Banco Central vai proibir a cobrança de transferências via PIX realizadas por pessoas físicas; essa gratuidade não é obrigatória para pessoas jurídicas. Ainda assim, o Nubank decidiu que a nova modalidade de pagamentos será oferecida grátis em sua Conta PJ. A fintech já realiza um pré-cadastro para as chaves do PIX.

Cartão de crédito Nubank

“As transações do PIX, novo meio de pagamentos do Banco Central, serão gratuitas para nossa conta jurídica”, avisa a fintech em comunicado. “Aqui no Nubank, no entanto, essa cobrança não vai acontecer.”

A Conta PJ do Nubank já oferece transferências ilimitadas para qualquer banco através de TED; com o PIX, isso não vai mudar. As transferências em tempo real serão disponibilizadas para todos no dia 16 de novembro, seguindo o calendário do BC.

PIX será grátis para pessoa física

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou em junho que o PIX não teria tarifas para clientes PF: “haverá gratuidade para pessoas físicas, de forma a possibilitar igualdade de condições a outros meios de pagamentos”.

Vale notar que ainda não foi editada uma norma exigindo a gratuidade do PIX para pessoas físicas. “Um normativo específico irá detalhar as possibilidades de tarifação”, prometeu João Manoel de Mello, diretor da Organização do Sistema Financeiro do BC, em agosto.

Por enquanto, a regulamentação do PIX diz apenas que os bancos e fintechs deverão divulgar aos usuários finais “as tarifas, as gratuidades e os eventuais benefícios relativos ao envio e recebimento”.

O PIX é uma evolução do TED: as transferências podem ser realizadas 24 horas por dia, 7 dias por semana, e são confirmadas em questão de segundos. Se você inserir o valor errado, o recebedor poderá usar a funcionalidade de devolução, seja de forma parcial ou total.

Além disso, será possível associar seu CPF, endereço de e-mail e/ou número de celular a uma conta de banco, e usá-lo como chave do PIX para receber dinheiro sem ter que informar agência e conta. Nubank, Bradesco, Original e outros bancos já iniciaram o pré-cadastro; elas serão registradas no sistema do BC em 5 de outubro.

Tecnocast 160 – Todo mundo quer o seu PIX

O PIX está chegando e deve provocar uma verdadeira corrida pelas chaves dos usuários. Se preparem pra receber uma avalanche de notificações, pois todos os bancos querem o seu PIX. No segundo bloco a gente comenta os lançamentos de 2020 da Samsung, que já foram analisados pelo time do Tecnoblog. Dá o play e vem com a gente!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LekyChan (@LekyChan)

Levando em conta que o BC já havia afirmando que o PIX iria custar aos bancos R$ 0,01(um centavo) a cada 10 transações, não vejo isso como surpresa, mas assim apenas o esperado.

Jorge Luis (@Jorge_Luis)

Só bastava isso, a primeira dizer que vai fazer grátis para todas as outras seguirem. Caso contrário todos terão nubank e receberão seu dinheiro por lá. Só aguarda alguns dias que um a um vai declarar que será gratuito também na sua plataforma. Se fosse apenas os bancões era bem capaz de combinarem um valor de taxa.