PIX será grátis para pessoas físicas e terá saque de dinheiro em lojas

PIX terá pagamentos instantâneos gratuitos para pessoas físicas e saques em lojas; 980 bancos e fintechs querem participar

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, divulgou algumas novidades sobre o PIX na segunda-feira (22): o novo sistema de pagamentos instantâneos será gratuito para pessoas físicas e permitirá realizar saques na rede varejista. 980 instituições financeiras estão em processo de adesão no sistema, que deve começar a funcionar em novembro.

“Haverá gratuidade para pessoas físicas, de forma a possibilitar igualdade de condições a outros meios de pagamentos”, disse o presidente do Bacen. “Confio que as instituições participantes desenvolverão modelos de negócio e estratégias interessantes e economicamente atrativas, ofertando o PIX às empresas de modo a refletir o baixo custo e agregar serviços que gerem valor para os clientes.”

Ou seja, fazer um PIX será grátis para pessoas físicas, mas as empresas terão que arcar com o custo. É algo semelhante ao WhatsApp Pagamentos: você pode enviar e receber dinheiro sem pagar tarifas, mas empresas no WhatsApp Business devem pagar taxa de 3,99% por transação à Cielo. (Caberá às instituições participantes definir uma taxa para o PIX.)

Teremos também a retirada de dinheiro em lojas. “O PIX permitirá o serviço de saque por meio da rede varejista“, adianta Campos Neto. Esse serviço não será necessariamente gratuito, mas só teremos detalhes adicionais em agosto, durante a próxima reunião do Fórum PI.

Para o presidente do Bacen, o saque em lojas físicas vai promover a reutilização do dinheiro no varejo; reduzir o custo logístico e operacional para distribuir cédulas; e gerar negócios adicionais aos donos dos estabelecimentos.

Isso também pode aumentar a capilaridade do serviço: ou seja, você não precisará depender apenas de caixas eletrônicos e agências de banco para retirar dinheiro da conta.

PIX terá transferências em até 10 segundos

980 instituições financeiras e de pagamento participam da etapa de homologação do PIX. Apenas 34 delas são obrigadas a fazer isso por terem mais de 500 mil clientes, como Itaú, Bradesco e Santander. As outras são fintechs como Nubank (Nu Pagamentos), PicPay, Mercado Pago, PayPal e RecargaPay, além de bancos menores.

O objetivo do PIX é permitir que transferências e pagamentos sejam realizados em até dez segundos, mesmo entre bancos diferentes, e mesmo em finais de semana. Inicialmente, o sistema deve ter suporte a pagamentos via QR Code; transações por aproximação, como NFC e MST, devem ser incorporadas em 2021.

Para 2020, este é o cronograma do Bacen:

  • 1º de junho a 16 de outubro: etapa homologatória e conclusão da etapa cadastral
  • julho: divulgação do regulamento do PIX e manuais técnicos
  • novembro: lançamento do PIX para o público
  • a partir de 1º de dezembro: instituições cuja adesão ao PIX foi negada poderão realizar novo pedido ao Banco Central

PIX

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados