Início » Aplicativos e Software » Twitter prepara Birdwatch para combater fake news em tweets

Twitter prepara Birdwatch para combater fake news em tweets

Recurso permite que usuários adicionem notas para contextualizar tweets e combater desinformação

Ana Marques Por

O Twitter está trabalhando em várias maneiras para combater a desinformação na rede social. Após anunciar a chegada dos pedidos de leitura de artigos para todos os usuários, a empresa prepara uma nova ferramenta, chamada de “Birdwatch”, que permite contextualizar tweets que precisem de mais detalhes.

Twitter / Marten Bjork / Unsplash

Ainda em fase de desenvolvimento, a função apareceu pela primeira vez em agosto. Na época, o Birdwatch era apenas uma interface que permitia reportar tweets por fake news, adicionando uma nota com mais informações.

Agora, mais detalhes sobre o recurso foram divulgados pelo consultor de mídia social Matt Navara, em seu perfil na rede social. De acordo com as imagens, o app do Twitter para iOS terá um botão com ícone de binóculo que permitirá anexar notas a um tweet – desse modo, o público poderia fornecer maior contexto ao assunto em questão.

Ao que tudo indica, o Birdwatch funcionará como um sistema de contribuição. Ainda não se sabe, porém, como serão as permissões para adição de notas – é possível que elas sejam enviadas para algum tipo de aprovação ou estejam disponíveis apenas para usuários selecionados.

Ao TechCrunch, o Twitter confirmou que está “explorando uma série de maneiras de lidar com a desinformação”, e o Birdwatch seria mais um teste nesse sentido. Mas a empresa não deu previsão para o lançamento do recurso (e nem confirmou se ele, de fato, chegará a ser implementado para todos).

Com informações: TechCrunch

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação