Início » Demais assuntos » Redução de medidas no Photoshop

Redução de medidas no Photoshop

Por
12 anos atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Neste tutorial vou ensinar como remover aquela barriguinha ou pneuzinho de uma fotografia digital. O processo consiste em uma remoção de medidas manual, que lhe dará liberdade para modelar qualquer parte do corpo, pelo menos virtualmente! 😛

Brincadeiras a parte, esta técnica é também ultilizada por revistas famosas como a Playboy para dar uma “acertada” em certos “ângulos”. Bastante ultilizada também por fotógrafos profissionais, para diminuir ou empinar um nariz, sombrancelha, busto ou até mesmo o bumbum. A ferramenta ultilizada neste tutorial não exige nenhum plugin adicional, e nos dá tamanha liberdade que podemos ultilizá-la para modelar da cabeça aos pés um corpo perfeito.

  • Para começar

img1.jpgPara começar vamos abrir no Photoshop a imagem ao lado, que irá ser ultilizada como modelo para este tutorial.
Por motivos óbvios, não consegui achar nenhuma pessoa que estivesse disposta a ceder uma imagem para este tutorial, precisei então ultilizar uma imagem encontrada pelo Google e embacei o rosto para não ter problemas com direitos de imagem.

  • Filtro dissolver

img2.jpgimg3.jpgCom a imagem aberta no photoshop, clique no menu “Filtro” e depois em “Dissolver” (veja na imagem 2).
Este é o Filtro que iremos ultilizar durante todo o tutorial. Para começarmos o serviço, selecione a “Ferramenta Distorção Progressiva” pela barra de ferramentas (conforme imagem 3) ou então clicando na letra W.

  • Emagrecendo!

O processo de redução de medidas é completamente manual. Confesso que sou péssimo de estética, peço desculpas assim se as curvas que eu desenhar ficarem meio bizarras. De qualquer forma,são essas as ferramentas ultilizadas por todos os profissionais do ramo, e quem tiver uma mão boa para isso está convidado a postar aqui os resultados obtidos!
img4.jpgAgora iremos passar a “Ferramenta Distorção Progressiva” nas partes obesas da foto, fazendo um movimento de fora para dentro, até conseguirmos um resultado similar (ou melhor) ao da imagem 4. Repare que apesar de a barriga, perna e costas terem sido modeladas, o braço ainda está obeso. Para reduzir a medida de partes que não podem ser “arrastadas” como feito com a “Ferramenta Distorção Progressiva”, iremos ultilizar outra ferramenta.

  • Ferramenta Enrugar

img5.jpgSelecione a “Ferramenta Enrugar” conforme mostra a imagem 5, ou então apertando a letra S. img6.jpgEsta ferramenta é uma de minhas prediletas deste filtro. A “Ferramenta Enrugar” é uma ferramenta que faz uma sucção de acordo com o raio do pincel, movendo com um certo critério os pixels de fora para dentro do círculo. E é exatamente por causa desta sucção que vamos ultilizar esta ferramenta para emagrecer o braço, mantendo o mouse clicado e as vezes até arrastando sobre certos pontos (imagem 6).

  • Retoques Finais

img7.jpgPara terminar o processo de redução de medidas, você pode ultilizar a “Ferramenta Inchar” (imagem 7) para dar uma retocada em pontos onde a sucção foi eventualmente exagerada.
A ferramenta Inchar na verdade é exatamente o oposto da Ferramenta Enrugar. Com esta mesma ferramenta, podemos aplicar efeitos de adição de medidas, e outras coisinhas, mas isto é assunto para um outro tutorial :P.

  • Resultado Final

final.jpgDepois de todos os ajustes finais, o resultado que eu obtive pode ser observado na imagem ao lado. Como eu já havia dito, descobri à partir deste tutorial que sou péssimo em estética, porém mesmo assim o resultado ainda ficou relativamente ótimo. É claro que a qualidade dos resultados a serem obtidos com este tutorial vão depender da “mão” de cada um, afinal o processo é manual. Os profissionais geralmente só fazem uso destas ferramentas para pequenos ajustes, afinal, pelo menos comigo, ninguém nunca pediu para que eu emagrecesse uma pessoa da forma que fiz neste tutorial.

Quem ficar com alguma dúvida sobre o processo, sinta -se à vontade para comentar. Boa sorte a todos, e não se esqueçam de postar os resultados ;)!

Mais sobre: , ,