Como exportar e compartilhar presets do Lightroom [Adobe Photoshop]

Saiba como exportar e compartilhar com seus amigos os presets criados no Lightroom, software de edição de imagem da Adobe

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 11 meses
Adobe Lightroom no iPad (Imagem: Jye B/Unsplash)
Adobe Lightroom no iPad (Imagem: Jye B/Unsplash)

O Lightroom entrega diversas ferramentas interessantes que permitem editar fotos de maneira profissional. Um dos recursos mais atrativos deste software são os chamados presets, que lembra suas modificações para serem aplicadas em outras imagens. Acompanhe este tutorial e saiba como exportar e compartilhar com seus amigos esses arquivos, tanto no PC quanto no celular.

Exportar e compartilhar presets no PC

No PC, o processo para exportar e compartilhar um preset criado no Lightroom é bem simples: confira abaixo o passo a passo:

  1. Abra o programa em seu computador;
  2. Clique em “Importar” e selecione uma imagem;
  3. Clique em “Revelação” e depois procure a seção “Predefinições do usuário” — normalmente localizada no canto esquerdo abaixo do preview;
    Como compartilhar presets do Lightroom (Imagem: Reprodução/Lightroom)
  4. Clique com o botão direito do mouse em cima do preset e selecione “Mostrar no Explorer”
  5. Feito isso, o programa abrirá uma pasta com todos os presets salvos.

Existem diversas maneiras de compartilhar o arquivo XMP criado pelo Lightroom. Você pode enviá-lo por e-mail ou até mesmo hospedá-lo no Google Drive e Dropbox, nos quais um link de download será gerado. Caso queira disponibilizar vários presets, recomendo compactá-los primeiro, assim será possível enviar e baixar todos os arquivos de uma só vez.

Exportar e compartilhar presets no celular

O Lightroom também está disponível para Android e iOS (iPhone), entregando praticamente todos os recursos presentes na versão para PC, incluindo os presets. Veja abaixo como realizar a exportação desses arquivos:

  1. Abra o aplicativo;
  2. Toque no ícone de “+” no canto inferior direito para importar uma foto — você também pode ir em “Tudo” para acessar sua biblioteca com imagens enviadas anteriormente;
  3. Deslize o menu para a direta e toque em “Predefinições”;
  4. Na seção “Predefinições do usuário”, aplique o preset desejado e toque no ícone de “✓”;
    O Lightroom para celular também permite exportar presets (Imagem: Reprodução/Lightroom)
  5. Toque no ícone de compartilhar (três pontinhos interligados) no canto superior direito;
  6. Toque em “Exportar como…”;
  7. Em “Tipo de arquivo”, altere de JPG para DNG;
  8. Toque no símbolo de “✓”;
  9. O arquivo DNG ficará disponível na galeria de fotos do seu celular, podendo ser enviado pelo WhatsApp, e-mail, Telegram e muito mais.

Pronto, agora você já sabe sabe como exportar e compartilhar presets do Lightroom, tanto no PC quanto no celular usando o aplicativo oficial.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Adobe Lightroom na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados