Início » Computador » macOS Big Sur está travando modelos antigos do MacBook Pro

macOS Big Sur está travando modelos antigos do MacBook Pro

Usuários relatam problemas durante a instalação do macOS Big Sur (11.0) em modelos antigos do MacBook Pro de 13 polegadas

Bruno Gall De Blasi Por

O macOS Big Sur está causando problemas em modelos mais antigos do MacBook Pro. De acordo com relatos de usuários, os notebooks de 13 polegadas da Apple travam durante a atualização para o novo sistema operacional, impedindo o acesso até mesmo ao modo de segurança e demais recursos através de atalhos do teclado.

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

O congelamento afeta as gerações do MacBook Pro lançadas no fim de 2013 e em meados de 2014. A falha ocorre durante a atualização do sistema operacional, que trava o computador em uma tela escura e torna-se inoperante até mesmo para reiniciar a NVRAM, SMC ou aceder ao modo de recuperação (internet recovery), por exemplo.

Ainda não está claro o motivo do travamento ou até mesmo o que deve ser feito para revertê-lo. Conforme observou o Engadget neste domingo (15), um usuário aparentemente conseguiu retomar o acesso ao MacBook ao remover um chip da porta HDMI. Outros contam em fóruns que o problema já é de conhecimento da Apple.

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

macOS Big Sur (Imagem: Divulgação/Apple)

Apple lança macOS Big Sur

No último dia 12, Apple liberou para todos a versão final do macOS Big Sur. A atualização chega aos usuários dos computadores da Apple com mudanças no visual, agora mais próximo do iOS, melhorias em apps nativos, como o Safari, Mensagens e Mapas, e suporte nativo a apps de iPhone em Macs com Apple Silicon.

A atualização é gratuita e está disponível para o MacBook de 2015, MacBook Air de 2013, MacBook Pro de fim de 2013, iMac de 2014, Mac Pro de 2013, Mac Mini de 2014 e o iMac Pro de 2017 ou gerações mais recentes. O update também está presente nos novos computadores com processador Apple M1, de arquitetura ARM.

Com informações: Engadget e MacRumors

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Roberto (@furutani)

Alguém testando o Big Sur no MBP 15" de 2015? ficou lento?

Andre Kittler (@Andre_Kittler)

Se paga mais caro mas tem motivo. Por ser um sistema completamente casado de software e hardware você tem tranquilidade e segurança.
Não, pera…

Andre Kittler (@Andre_Kittler)

Me da 5.000 para min bugar meu windows ao ponto que eu estrague minha maquina e… ficarei uma pessoa infeliz, não tem como

Meu deus, bugar e ter de reinstalar é ruim. Bugar e ter de abrir e remover um chip de uma placa para talvez…
“An engineer investigating one customer’s problems appeared to have resolved the issue after removing an IC chip for the HDMI port, but it’s not certain that’s the cause”
quem compra compra porque é… é… puxa saco de marca? porra meu, aceitar isso como passável é além da realidade.