Amazon descobre roubo de 500 mil euros em iPhones

Após desaparecimento de centenas de iPhones, Amazon descobriu cinco funcionários envolvidos no roubo

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Caixas da Amazon (Imagem: Christoph Scholz/Flickr)
Funcionários roubaram centenas de celulares da Amazon (Imagem: Christoph Scholz/Flickr)

Com centros de distribuição espalhados pelo mundo, a Amazon toma uma série de medidas para evitar roubos. No entanto, os protocolos nem sempre garantem a segurança. Foi o que aconteceu no centro da empresa em San Fernando de Henares, na Espanha, onde funcionários roubaram 500 mil euros (cerca de R$ 3,1 milhões) em iPhones.

Segundo o El Mundo, a Amazon iniciou uma investigação interna depois de notar o desaparecimento de centenas de celulares caros. A empresa acionou a Polícia Nacional espanhola, que, em sua investigação, confirmou a participação de funcionários e colocou câmeras escondidas na área do centro de distribuição onde estavam os aparelhos para identificar os envolvidos.

As imagens levaram à prisão de três funcionários durante a saída do trabalho no período da noite. Ao serem abordados, eles estavam com dez iPhones e adesivos com códigos IMEI, que eram retirados dos aparelhos para dificultar a investigação. O quarto envolvido no esquema foi preso no turno da manhã e o quinto se apresentou posteriormente à delegacia.

Os cinco funcionários que participaram do esquema foram demitidos. Agora, a polícia da Espanha pretende identificar qual era a rota dos iPhones e quem eram os compradores.

Este não é o primeiro caso de roubo em um centro de distribuição da Amazon na Espanha. Em 2019, um funcionário da empresa foi acusado de roubar 300 mil euros (R$ 1,8 milhão) em um esquema em que pedidos de baixo valor saíam do local com produtos mais caros, como celulares e smartwatches. Ele foi preso pela Polícia Nacional depois da empresa realizar uma investigação interna.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados