Amazon AWS fica fora do ar e derruba Alexa, Roku e outros serviços

Amazon Web Services (AWS) fornece serviços na nuvem; Roku, Duolingo, Adobe Spark, LoL e Pokémon Go têm instabilidade

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses
Amazon Web Services, ou AWS (Imagem por Thomas Cloer/Flickr)
Amazon Web Services, ou AWS (Imagem por Thomas Cloer/Flickr)

Aconteceu de novo: o Amazon Web Services (AWS), que fornece serviços na nuvem para inúmeras empresas, sofreu “apagão” em uma de suas regiões nesta quarta-feira (25). Ao mesmo tempo, diversos sites e apps tiveram instabilidade, incluindo Roku, Duolingo, Adobe Spark, Flickr, League of Legends (LoL) e Pokémon Go.

“A API Kinesis Data Streams está atualmente prejudicada na região US-EAST-1”, explica a Amazon no painel de status do AWS. Às 17h15 (horário de Brasília), a empresa disse que observou “uma melhoria nas taxas de erro do Kinesis e de vários serviços afetados, mas esperamos que a recuperação total ainda demore algumas horas”. Esse problema só foi resolvido totalmente às 5h43 da manhã de quinta-feira.

O Kinesis Data Streams (KDS) faz streaming de dados em tempo real, reunindo gigabytes de dados por segundo de forma contínua, vindos de centenas de milhares de origens. Ela é usada em várias outras APIs que também foram afetadas:

ACM, Amplify Console, API Gateway, AppMesh, AppStream2, AppSync, Athena, AWS Signer, Batch, CodeArtifact, CodeGuru Profiler, CodeGuru Reviewer, CloudFormation, CloudMap, CloudTrail, Cognito, Connect, DynamoDB, Elastic Beanstalk, EventBridge, Glue, IoT Services, Lambda, LEX, Macie, Managed Blockchain, Marketplace, MediaLive, MediaConvert, Personalize, RDS Performance Insights, Rekognition, Resource Groups, SageMaker, Support Console, Well Architected e Workspaces

O AWS está disponível em diversas regiões para que as empresas escolham a infraestrutura mais próxima de seus clientes. A região que caiu é a US-EAST-1, localizada no leste dos EUA (Norte da Virgínia). A Amazon avisa que essa falha dificulta até mesmo atualizar o dashboard do AWS, indicando que se trata de algo grave.

Em 2017, um erro de digitação derrubou o serviço de armazenamento S3 na região US-EAST-1, prejudicando empresas como Quora, Trello, Slack e Wix.

AWS derrubou serviços na internet

AWS fora do ar (Imagem: Reprodução/DownDetector)
AWS fora do ar (Imagem: Reprodução/DownDetector)

No DownDetector, diversos usuários se queixam que serviços da Amazon pararam de funcionar, como a assistente de voz Alexa, o streaming do Prime Music e as campainhas inteligentes da Ring. Também ocorreu um pico de reclamações, no mesmo período, sobre a Roku, Duolingo, Meetup, ConnectWise, Pokémon Go e LoL.

Além disso, as contas oficiais do Adobe Spark, Flickr, Anchor (do Spotify), Glassdoor, iRobot, Shipt e outros serviços confirmam no Twitter que foram afetadas pela falha no AWS, como nota o The Verge. Isso significa que será difícil fazer login ou realizar pagamentos nessas plataformas.

No Brasil, houve um acúmulo de queixas no DownDetector sobre o UOL, iFood e PicPay, mas não é possível confirmar que a queda do AWS teve a ver com isso.

UOL, iFood e PicPay tiveram instabilidade (Imagem: Reprodução/DownDetector)
UOL, iFood e PicPay tiveram instabilidade no Brasil (Imagem: Reprodução/DownDetector)

Atualizado em 26/11

Receba mais sobre Roku na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados