Windows 10 pode ganhar apps de Android e mais novidades em 2021

Apps de Android deverão ser liberados na Microsoft Store; Windows 10 também poderá executar programas na nuvem

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Novos ícones do Windows 10
Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft planeja mudanças significativas para o Windows 10 em 2021. Além de lançar o já esperado Windows 10X, a empresa deve permitir o uso de aplicativos para Android em seu sistema operacional e anunciar uma ferramenta que armazena programas na nuvem.

O Windows Central, que teve acesso às informações, afirma que os aplicativos de Android deverão ficar disponíveis para download na Microsoft Store. Em seu perfil no Twitter, Zac Bowden, do Windows Central, indicou que os apps seriam executados diretamente no PC, sem a necessidade de um smartphone.

Hoje, o Windows 10 consegue rodar apps de Android por meio da ferramenta Seu Telefone, mas ela exige a conexão com o celular. Para piorar, a função está restrita a smartphones da Samsung, como Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra.

Ainda não há uma previsão exata de quando a mudança aconteceria, mas a expectativa é de que ela seja mesmo concretizada em 2021. A Microsoft segue com o planejamento de duas grandes atualizações. No próximo ano, a atualização do segundo semestre é a que apresentaria as maiores mudanças, incluindo novos recursos e mudanças na interface.

Windows 10X

O Windows 10X, variante do sistema operacional da Microsoft com interface moderna, está mais próximo de se tornar realidade. Segundo o Windows Central, os primeiros notebooks com a versão começarão a ser fabricados em dezembros e deverão estar disponíveis aos usuários no primeiro semestre de 2021.

A Microsoft trata o Windows 10X como um forte concorrente para o Chrome OS, já ele também oferecerá uma solução leve, mas terá programas compatíveis com a versão padrão do Windows 10. A nova plataforma não terá suporte para programas win32, mas isso deverá ser resolvido com o chamado Cloud PC.

Windows 10 Cloud PC

O Cloud PC será uma ferramenta que permite acessar programas que estão armazenados na nuvem. Com isso, usuários poderiam acessar a sua lista de apps por meio de qualquer dispositivo com Windows 10. A solução seriam uma alternativa para PCs que contam com pouco espaço de armazenamento.

Além de acessar programas win32, que não serão suportados no Windows 10X, o Cloud PC deverá ser sincronizado com o Microsoft 365, que inclui programas como Word, Excel e PowerPoint. E, mesmo que estiverem na nuvem, os aplicativos aparecerão no menu Iniciar junto aos que estão armazenados no dispositivo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados