Início » Aplicativos e Software » Windows 10 pode ganhar apps de Android e mais novidades em 2021

Windows 10 pode ganhar apps de Android e mais novidades em 2021

Apps de Android deverão ser liberados na Microsoft Store; Windows 10 também poderá executar programas na nuvem

Victor Hugo Silva Por

A Microsoft planeja mudanças significativas para o Windows 10 em 2021. Além de lançar o já esperado Windows 10X, a empresa deve permitir o uso de aplicativos para Android em seu sistema operacional e anunciar uma ferramenta que armazena programas na nuvem.

Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Windows 10 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O Windows Central, que teve acesso às informações, afirma que os aplicativos de Android deverão ficar disponíveis para download na Microsoft Store. Em seu perfil no Twitter, Zac Bowden, do Windows Central, indicou que os apps seriam executados diretamente no PC, sem a necessidade de um smartphone.

Hoje, o Windows 10 consegue rodar apps de Android por meio da ferramenta Seu Telefone, mas ela exige a conexão com o celular. Para piorar, a função está restrita a smartphones da Samsung, como Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra.

Ainda não há uma previsão exata de quando a mudança aconteceria, mas a expectativa é de que ela seja mesmo concretizada em 2021. A Microsoft segue com o planejamento de duas grandes atualizações. No próximo ano, a atualização do segundo semestre é a que apresentaria as maiores mudanças, incluindo novos recursos e mudanças na interface.

Windows 10X

O Windows 10X, variante do sistema operacional da Microsoft com interface moderna, está mais próximo de se tornar realidade. Segundo o Windows Central, os primeiros notebooks com a versão começarão a ser fabricados em dezembros e deverão estar disponíveis aos usuários no primeiro semestre de 2021.

A Microsoft trata o Windows 10X como um forte concorrente para o Chrome OS, já ele também oferecerá uma solução leve, mas terá programas compatíveis com a versão padrão do Windows 10. A nova plataforma não terá suporte para programas win32, mas isso deverá ser resolvido com o chamado Cloud PC.

Windows 10 Cloud PC

O Cloud PC será uma ferramenta que permite acessar programas que estão armazenados na nuvem. Com isso, usuários poderiam acessar a sua lista de apps por meio de qualquer dispositivo com Windows 10. A solução seriam uma alternativa para PCs que contam com pouco espaço de armazenamento.

Além de acessar programas win32, que não serão suportados no Windows 10X, o Cloud PC deverá ser sincronizado com o Microsoft 365, que inclui programas como Word, Excel e PowerPoint. E, mesmo que estiverem na nuvem, os aplicativos aparecerão no menu Iniciar junto aos que estão armazenados no dispositivo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Esperava uma atualização nos requisitos mínimos do Windows 10 para 2021. Talvez dropasse de vez o suporte à versão de 32-bit do sistema operacional, uma vez que somente são vendidos computadores com o Windows 10 de 64 bits desde o lançamento.
Acho que essa atualização deverá vir em 2022 por causa dos impactos da pandemia de COVID-19.
Sobre os apps de Android na MS Store, uma ótima notícia que dispensará emuladores de Android em PCs. Só falta sincronizar a Conta Microsoft com a Conta Google para rodar apps comprados na Play Store no PC.

Eu (@Keaton)

Levando em conta que isso quebraria a compatibilidade com um MONTE de softwares… acho pouco provável que isso aconteça logo. A Microsoft teria de informar que iria acabar com o suporte ao x86 uns 5 ANOS antes de fazer uma mudança desse nível. Só assim daria chance aos desenvolvedores de atualizarem para o x64. Tem muito programa que nem faz diferença ser x86 ou x64.