Início » Telecomunicações » Vivo já tem mais clientes usando internet com fibra do que cobre

Vivo já tem mais clientes usando internet com fibra do que cobre

Vivo Fibra responde por 3,3 milhões de acessos; mais de 1 milhão de clientes Vivo têm velocidade abaixo de 4 Mb/s

Lucas BragaPor

A Anatel divulgou os dados sobre telecomunicações de outubro de 2020, e a Vivo atingiu um parâmetro relevante: a maior parte dos acessos de banda larga fixa utiliza fibra óptica em vez de cabos de cobre. A operadora tem 6,47 milhões de clientes de internet, dos quais 3,3 milhões são conectados pelo serviço Vivo Fibra, que utiliza tecnologia FTTH.

Vivo Fibra (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Vivo Fibra (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Entre setembro e outubro de 2020, a Vivo perdeu clientes de internet fixa: a operadora foi de 6,51 milhões para 6,47 milhões de assinaturas de banda larga. As desconexões se concentram na tecnologia de cabos metálicos (xDSL), com redução de 130 mil acessos. Na fibra, a empresa adicionou cerca de 90 mil domicílios conectados.

No mercado brasileiro de banda larga a Vivo figura no 2° lugar, com 18,5% de todos os acessos registrados na Anatel. A companhia fica atrás da Claro, líder no segmento com 28,2%, mas à frente da Oi, que detém 14,5% das conexões de internet fixa.

Falando especificamente de fibra óptica, a Vivo tem liderança no setor e responde por 21,7% dos modems conectados. A segunda colocada, Oi, tem 14,3% mas segue em alto ritmo de crescimento por conta da estratégia de sobreposição da rede de cobre. No entanto, ambas as empresas perdem para os pequenos provedores de internet: juntos, eles possuem 56% de todos os acessos FTTH no Brasil.

Velocidade média contratada da Vivo é 59,13 Mb/s

O dado mais recente sobre a velocidade contratada é de setembro de 2020, e a Vivo registrou média de 59,13 Mb/s nos seus acessos.

O Tecnoblog separou a quantidade de acessos com base na velocidade contratada:

Velocidade da internetQuantidade de acessos
até 4 Mb/s1 milhão
de 5 Mb/s a 10 Mb/s432 mil
de 13 Mb/s a 20 Mb/s896 mil
de 25 Mb/s a 35 Mb/s660 mil
50 Mb/s1,5 milhão
100 Mb/s1,5 milhão
200 Mb/s61 mil
300 Mb/s357 mil

No cobre, a Vivo comercializa velocidades de até 50 Mb/s. Na fibra óptica, o plano mais básico começa em 50 Mb/s, indo até 300 Mb/s para usuários residenciais.

Sem SP, Vivo não tem liderança de fibra no Brasil

A Vivo precisa investir muito para continuar relevante no setor de banda larga residencial. A Oi está crescendo a rede de fibra a passos largos e ultrapassou a concorrente com muita folga.

Excluindo o estado de São Paulo, a Vivo tem 1,05 milhões de acessos de fibra, contra 2,19 milhões de assinantes da Oi Fibra (que começou a expansão FTTH há pouco tempo).

Ainda que a situação em São Paulo seja mais confortável, a Vivo também precisa melhorar a cobertura de fibra no estado: são mais de 2,3 milhões de acessos com velocidades inferiores a 20 Mb/s, que podem cancelar o serviço a qualquer momento porque operadoras locais oferecem banda larga com capacidade maior.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Helliton Soares Mesquita (@Helliton_Soares_Mesq)

A Vivo não entende de fibra, entende de Cobre. Já a Oi nunca entendeu de cobre, mas entendia de fibra antes de ser moda.

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

1 mi de assinaturas com velocidade abaixo dos 4Mb. Um número assustador! Essa velocidade deve ser do plano speed, de meados de 2010,né?

João M. (@RonDamon)

Vivo fibra é inviável no interior de SP. Cobram 140 por 100Mbps, enquanto empresas locais cobram 99 reais por 200Mbps.

undefined (@el_dust)

Enquanto isso, a Vivo simplesmente esqueceu meu bairro (centro de Florianópolis, perto do IFSC). Até hoje a Vivo empurra o ADSL (e ainda mentem que é fibra).

André Noia (@Andre_Noia)

E vão continuar empurrando adsl. Basta ver a quantidade de acessos com velocidade pífia de 4 megas. Enquanto não houver migracao massiva nessas regiões (que na verdade sao dominadas basicamente por ela porque ocorrem no estado de SP) ela não vai investir em fibra. A vivo é o que a Oi foi nos anos 2005 pra frente: vai ficar sentada em cima dessa rede legada enquanto puder. E se vacilar ainda vai oferecer os cabos de cobre para o cliente derreter e fazer panela pra fritar pastel.

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Há uma grande rejeição à Vivo pela tentativa da operadora em limitar a banda larga fixa. Os provedores locais aproveitaram os buracos deixados pela Vivo e Oi e eles, somados, formam a maior parte dos acessos à internet no Brasil.
Não é à toa que a Vivo ainda vende seu serviço ADSL de m**** em São Paulo.

Eu (@Keaton)

E eu querendo assinar 100mbps, mas os genios do prédio não querem atualizar a central telefonica. D:

Marcos Oliveira (@marcosoliveiran)

Enquanto a Vivo escolhe a dedo os municípios ( e até bairros) em que vão oferecer a fibra, aqui na cidade que moro já temos 2 provedores regionais oferecendo 200mbps por 99,90.

Trabalho em um desses provedores, e a facilidade e conhecimento logístico são uma diferença enorme. Conseguimos resolver problemas como o LOS (rompimento da fibra) no máximo em um dia útil, mas muitas vezes executamos as visitas no mesmo dia e até mesmo após poucos minutos depois da abertura de um O.S. . Valorizem os provedores regionais, são eles que estão fazendo com que os grandes elevem a qualidade da rede e também do atendimento.

Nicolas Gleiser (@Nicolas_Gleiser)

Esse é o ponto onde as locais ganham e muito né ? o problema é que tem algumas com mentalidade de atendimento zoado, a qualidade da que eu usava antes era bem legal, mas o atendimento era bem merda, sempre que precisava de alguma coisa era foda, chegou ao cumulo do cara cancelar meu plano pq eu reclamei que a internet estava caindo a cada 40 minutos nos finais de semana, ae ele notou que eu baixava muita coisa e usou como argumento e me cancelou hahahahhaha

Marcos Oliveira (@marcosoliveiran)

Aí vai da experiência de cada provedor. Hoje onde eu trabalho temos 20 mil clientes na fibra em apenas 4 cidades, pequenas ainda. Lideramos em 2 cidades que atendemos, e nas outras duas estamos entre o 3 primeiros no marketshare, mas vejo muito provedor próximo “de fundo de quintal” oferecendo esse tipo de serviço também.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Eu uso provedor regional desde a época que a internet a radio surgiu, já tive muitos altos e baixos com eles, mas mesmo nos momentos ruins são melhores que o ADSL da Oi, só acho que ainda pecam em muitos não terem IPv6, como tá isso ai no teu provedor? e também não reclamaria de upload melhor que 30% do download que eu tenho hoje.

Quanto a Vivo, daqui uns anos ela vai ta na situação da Oi hoje, perdeu muito mercado e mal das pernas por ter uma rede muito velha, o que vai segurar ela é o segmento móvel.

Marcos Oliveira (@marcosoliveiran)

Por aqui o pessoal foi bem relutante para adotar o Ipv6. Só adotamos o Ipv6 na Fibra faz um 1 ano, pq realmente ficamos sem ter ipv4 pra comprar e tivemos que separar os Ipv4 para, via cgnat, pode atender os clientes de via rádio, onde poucos equipamentos da infra de rádio tem suporte a ipv6.

A questão de upload é muito relativa de provedor, aqui oferecemos full duplex. De 100 a 300mbps de download e upload simétricos.

O problema maior é que nem todos os equipamentos de clientes tem suporte a ipv6, um exemplo clássico já é o PS4. Então estamos entregando ipv6 e ipv4 (via cgnat também) para os clientes de fibra, simultaneamente .

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Cheguei a usar o modem de internet da Vivo por uns 8 meses com uma franquia de uns 6 GB de internet. Cancelei depois que decidi assinar um plano de internet via rádio da Conecta (provedor regional). Hoje pago 99 reais por 100 Mbps de velocidade de download. Fiz o upgrade para um plano de fibra a pedido do provedor.
O atendimento da Conecta é 10000x melhor e mais rápido do que o da Vivo.
O dia em que os grandes provedores começarem a concorrer com os pequenos em preço e qualidade, os pequenos provedores de internet terão páreo duro para continuar grandes.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Acho que onde os pequenos já dominaram com fibra, os grandes nem vão entrar, ainda tem muito mercado pra expandir, vamos levar anos até ter 100% de cobertura de fibra nas regiões urbanas.

Marcio JJJ (@Marcio_JJJ)

Tenho Vivo Fibra desde 21 de setembro 2014, e funciona muito bem, mas ela não gosta de fibrar bairros pobres, favelas etc, então vocês tem duas opções: 1 a 4 mega Adsl ou provedor local. Espero ter ajudado. E sim, na fibra temos IPv6. Atualmente pago 129,99 por 100 mega + fixo ilimitado Brasil. Marcio, Ipiranga São Paulo SP

Screenshot_20201213-1259551080×2270 117 KB

Acho que a Vivo está testando novas velocidades, já tem quase um mês que está batendo 200/200:
6822524147750×400 37.1 KB