Spotify prepara função que pula pausas de silêncio em podcasts

Cortar pausas silenciosas em podcasts é uma ferramenta muito importante para fazer do Spotify um hub deste tipo de conteúdo

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Spotify tocando podcasts (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Spotify tocando podcasts (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

O Spotify está preparando um recurso que é capaz de cortar momentos de silêncio dentro de episódios de podcasts. A novidade ainda está em fase de testes e pode tornar o aplicativo mais competente em recursos que costumam aparecer apenas em soluções dedicadas para este tipo de conteúdo.

O teste foi descoberto pela pesquisadora Jane Manchun Wong, conhecida quando o assunto é abrir apps e encontrar funções ainda não liberadas. A ferramenta faz o trabalho automático de pular pausas com silêncio em podcasts, recurso bastante comum quando o programa é reproduzido em aplicativos dedicados, como é o caso do Pocket Casts, Google Podcasts e Castbox.

Para habilitar a função, o usuário aparentemente precisa entrar nas configurações do Spotify. É um caminho longo, já que alguns concorrentes em podcasts deixam a ferramenta mais próxima, até mesmo dentro do player.

Spotify testa pular pausas com silêncio em podcasts (Imagem: reprodução/Jane Manchun Wong)

Spotify testa pular pausas com silêncio em podcasts (Imagem: reprodução/Jane Manchun Wong)

Spotify vem refinando sua área de podcasts

O Spotify vem trabalhando arduamente para deixar o aplicativo mais completo, criando nele uma espécie de hub para músicas e podcasts – mais ou menos como faz o YouTube para vídeos de todos os tipos. Recentemente o aplicativo começou a liberar uma função para criar playlists com episódios para ouvir depois.

Outra novidade bacana está na adição do streaming de podcasts para o Google Assistente em smart speakers como o Nest Mini. Programas poderão incluir músicas inteiras em episódios, sem violar as regras de direitos autorais e até mesmo enquetes podem aparecer para tornar este tipo de conteúdo mais interativo.

Por outro lado, existe a possibilidade de assinatura exclusiva para escutar apenas podcasts no Spotify. Atualmente este tipo de audiência pode acompanhar seus programas de forma liberada, seja um assinante de planos Premium ou então um ouvinte em conta gratuita mesmo.

Ainda não existe previsão para que o corte das pausas de silêncio em podcasts apareça no Spotify. Como a função foi encontrada em uma versão aberta do app, é muito provável que a novidade seja lançada para todos em breve.

Com informações: XDA-Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados