Google Doodle ilustra alinhamento entre Júpiter e Saturno

Evento destacado pelo Google corre há cada 20 anos, mas desta vez, planetas terão menor distância dos últimos 800 anos

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Doodle destaca Grande Conjunção (Imagem: Divulgação/Google)

Doodle destaca Grande Conjunção (Imagem: Divulgação/Google)

O Google liberou um doodle para marcar um evento que acontecerá nesta segunda-feira (21): o alinhamento visível a olho nu de Júpiter e Saturno. O fenômeno, conhecido como Grande Conjunção, acontece em intervalos de cerca de 20 anos, mas, desta vez, os dois planetas serão vistos na menor distância de quase 800 anos.

Do ponto de vista na Terra, a distância entre Júpiter e Saturno será de apenas 0,1 grau. A última vez em que eles ficaram tão próximos da nossa perspectiva e foram facilmente vistos foi em 1226. Apesar do alinhamento, os dois planetas estarão a 724 milhões de quilômetros um do outro.

O Doodle sobre a Grande Conjunção é uma ilustração em que planetas são apresentados como personagens. Enquanto Júpiter e Saturno se cumprimentam depois do alinhamento, a Terra comemora o fenômeno. A arte foi criada com a colaboração da NASA, a agência espacial americana.

Como ver o alinhamento entre Júpiter e Saturno

A depender das condições climáticas, a Grande Conjunção poderá ser observada depois do pôr do sol, quando Júpiter aparecerá como uma estrela brilhante à direita de Saturno. A NASA recomenda buscar uma visão desobstruída do céu e afirma que o evento será visível mesmo sem o uso de binóculos.

Para se ter uma ideia da raridade do fenômeno, a próxima vez em que o alinhamento ficará visível a olho nu será em março de 2080. Depois disso, uma Grande Conjunção como a de hoje acontecerá somente depois de 2400.

Além do alinhamento entre Júpiter e Saturno, esta segunda-feira marca o início do Verão no hemisfério Sul. A chegada da estação é marcada pelo solstício de verão, dia com o maior período de luz natural em todo o ano. No hemisfério Norte, ocorre o solstício de inverno, dia com o menor período de luz natural no ano.

Com informações: BBC, CNET, 9to5Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados