Gemini: demonstração da nova IA do Google teria sido ensaiada

Colunista da Bloomberg diz que big tech admitiu que apresentação teria sido totalmente editada; executivos negam as informações

Lupa Charleaux
Por
Logo do Google Gemini
Gemini é apontado como o modelo de linguagem em larga escala mais poderoso do Google (Imagem: Divulgação/Google)

O Google revelou o novo modelo de IA Gemini em um ambicioso vídeo demonstração com seis minutos de duração. Entretanto, a big tech está sendo acusada de ter produzido a apresentação em vez de mostrar as habilidades da plataforma em tempo real.

De acordo com Parmy Olsen, colunista da Bloomberg, o vídeo promocional foi ensaiado. Por exemplo, as ações por comandos de voz não foram realizadas em tempo real. Alguém teria escrito prompts com instruções do que a IA deveria responder.

“Isso é bem diferente do que o Google parecia sugerir: que uma pessoa pudesse ter uma simples conversa com o Gemini e a IA respondia em tempo real”, destaca Olsen no artigo publicado na última quinta-feira (7).

A jornalista diz que, quando procurada para comentar o lançamento, a big tech admitiu que o vídeo não foi gravado em tempo real. Então, ela sugere que a empresa estaria enganando os clientes e que a nova IA seria inferior ao concorrente GPT da OpenAI.

No entanto, a descrição da apresentação do Gemini no YouTube tem uma nota de isenção de responsabilidade: “Para fins desta demonstração, a latência foi reduzida e as respostas do Gemini foram encurtadas por questões de brevidade”.

Por fim, vale citar que é comum empresas de tecnologia editarem vídeos de apresentações de produtos. Isso é uma estratégia para evitar que problemas técnicos ocorram ao vivo.

CEO do Google Sundar Pichai apresenta o projeto Gemini no Google I/O 2023
Executivos do Google dizem que vídeo ilustra as reais experiências fornecidas pelo Gemini (Imagem: Reprodução/Google)

Google nega que a demonstração foi ensaiada

O Google se defendeu da acusação de que a apresentação do Gemini teria sido encenada. Oriol Vinyals, vice-presidente de pesquisa da empresa e co-líder do modelo de IA, usou o X/Twitter para explicar como foi a produção da apresentação.

“Todos prompts e resultados no vídeo são reais, abreviados para fins de brevidade. O vídeo ilustra como poderiam ser as experiências de usuário construídas com o Gemini. Fizemos isso para inspirar os desenvolvedores”, disse o executivo.

Diante deste cenário, especialistas acreditam que a melhor forma do Google demonstrar o poder do Gemini seria por meio de um beta público. Assim, jornalistas e desenvolvedores poderiam experimentar as ferramentas da nova IA e tirar as próprias conclusões.

Com informações: Bloomberg, The Verge e X

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados