Meta libera ferramenta de IA capaz de gerar imagens

Imagine consegue criar artes a partir de textos em segundos. Recurso será adicionado as conversas do Instagram e Messenger

Lupa Charleaux
Por
Meta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Imagine celebra o ano de avanços em tecnologias de IA da Meta (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

A Meta celebrou os avanços na área de IA ao longo de 2023 anunciando mais uma ferramenta: o Imagine. A plataforma gratuita permite criar imagens em alta resolução a partir de textos (prompts).

O serviço oferece uma experiência independente que pode ser acessada pelo site imagine.meta.com. A novidade é alimentada pelo modelo de geração de imagem EMU e, por enquanto, está disponível somente nos Estados Unidos.

Ferramenta Meta AI Imagine pode ser usada para criar imagens em segundos
Imagine pode criar imagens em segundos (Imagem: Divulgação/Meta)

Semelhante aos concorrentes DALL-E e Midjourney, o Imagine traz uma caixa para o usuário inserir um texto explicando a arte que deseja. Então, a plataforma pode gerar quatro imagens por prompt em poucos segundos.

Segundo a Meta, o serviço ganhará um recurso de “marca d’água invisível” nas próximas semanas. Assim, a funcionalidade visa facilitar a identificação e rastreabilidade de conteúdos gerados por IA.

O Imagine também será um recurso adicional para os aplicativos da empresa: o Reimagine. Usuários do Messenger e do Instagram poderão compartilhar artes criadas pela IA e realizar alterações a partir de novos prompts sem sair dos apps.

Para usar a ferramenta disponível nos bate-papos, a pessoa deve tocar e segurar a imagem até abrir uma nova caixa para o prompt. Isso deve promover uma experiência divertida entre amigos e permitir que eles explorem toda a criatividade.

Recurso Reimagine da Meta promete criar imagens geradas por IA diretamente pelo app do Instagram
Recurso Reimagine promete criar imagens geradas por IA diretamente pelo app do Instagram (Imagem: Divulgação/Meta)

Mais novidades do Meta AI

A Meta anunciou planos para adicionar novas experiências integradas ao assistente Meta IA à família de apps e serviços. A big tech está testando recursos de IA generativa para aprimorar as ferramentas de busca, anúncios, mensagens e outros.

Por exemplo, os usuários do Facebook poderão pedir para IA escrever mensagens de aniversário ou editar as próprias publicações no feed. Já os criadores do Instagram terão a ajuda do assistente para criar respostas “menos engessadas” para DMs e se conectar de forma um pouco mais natural com o público.

De acordo com a Meta, os exemplos de experiências estão em fase de testes nos Estados Unidos. Até o momento, não há previsão de quando elas chegarão ao público brasileiro.

Com informações: Meta e TechCrunch

Receba mais sobre Inteligência Artificial na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Relacionados