Início » Aplicativos e Software » Samsung Galaxy S20, S20+ e Ultra recebem Android 11 no Brasil

Samsung Galaxy S20, S20+ e Ultra recebem Android 11 no Brasil

Samsung libera Android 11 com One UI 3.0 para celulares Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra no Brasil; saiba o que há de novo

Felipe VenturaPor

A Samsung está liberando o Android 11 para alguns celulares da linha Galaxy S20 no Brasil. A empresa oferece a lista de novidades da One UI 3.0 para o S20, S20+ e S20 Ultra, incluindo ajustes na interface, melhorias de privacidade e mais opções de personalização. Em janeiro, o update deve chegar a mais celulares, incluindo o S10, Note 10 e Note 20.

Samsung Galaxy S20 e S20+ (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Samsung Galaxy S20 e S20+ (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Relatos no Twitter apontam que usuários brasileiros do Galaxy S20 e S20+ começaram a receber o Android 11 desde a noite de segunda-feira (4). O leitor Lucas Abreu enviou ao Tecnoblog um print da atualização, que requer um download de 2.128,44 MB e inclui o patch de dezembro de 2020.

De acordo com o cronograma de atualizações da Samsung para o Brasil, os próximos celulares a serem contemplados com o Android 11 são o Note 10, 10+ e Note 20; S10, S10+, S10e e S10 Lite; além dos dobráveis Galaxy Fold, Z Flip e Z Fold 2.

O que muda no Galaxy S20 com Android 11 e One UI 3.0

O changelog oficial do Galaxy S20 (SM-G980F), Galaxy S20+ (SM-G985F) e Galaxy S20 Ultra 5G (SM-G988B) é o mesmo. A Samsung escreve que a One UI 3 “aperfeiçoou os lugares que você mais visita, como a Tela inicial e o Painel rápido, para reduzir distrações, destacar informações importantes e tornar a sua experiência mais consistente”.

Além disso, a One UI 3 promete uma melhor alocação de memória dinâmica para ajudar no desempenho; a empresa promete ainda restringir atividades em segundo plano para a bateria durar mais. Temos também as novidades do Google para o Android 11: por exemplo, um aplicativo pode ser liberado para acessar seu microfone, câmera ou local apenas uma vez.

One UI 3.0 (imagem: divulgação/Samsung)

One UI 3.0 (imagem: divulgação/Samsung)

A Samsung tem um aviso para quem usa o Dual Messenger: devido a algumas mudanças no código do Android, as cópias de aplicativo (WhatsApp, Telegram) não poderão acessar diretamente os arquivos do celular. Em vez disso, será necessário selecionar o arquivo e usar a função Compartilhar.

O Wi-Fi Direct para enviar arquivos foi substituído pelo Nearby Share; e o app Smart View não consegue mais se conectar ao Chromecast (isso é possível com o Google Home).

Felizmente, a lista de novidades é bem maior que as remoções, e você pode conferir tudo abaixo na íntegra.

***

Atualização do One UI 3 (Android 11)

Design visual

Atualizamos a aparência do One UI 3 de várias maneiras, grandes e pequenas, desde ícones novos e mais consistentes a uma organização mais inteligente do Painel rápido e das notificações. O movimento está mais suave e natural do que nunca, com animações melhoradas e feedback tátil para interações comuns. E a interface é compatível com diferentes tamanhos de tela, para oferecer a melhor experiência em qualquer aparelho, seja um telefone, dobrável ou tablet.

Desempenho aprimorado

Otimizamos o One UI 3 com alocação de memória dinâmica aprimorada, para que os aplicativos sejam executados mais rapidamente e tenham um melhor desempenho. Também restringimos as atividades em segundo plano, para oferecer melhor desempenho e uso de energia.

Melhor personalização

  • Novas categorias de imagem foram adicionadas à Tela de bloqueio dinâmica, e você pode selecionar até cinco categorias de uma só vez.
  • Na Tela de bloqueio, você pode adicionar um widget para verificar o seu tempo de uso.
  • Obtenha uma pré-visualização interativa ao definir um papel de parede.
  • Ajustar a tela Always On Display e a Tela de bloqueio ficou mais fácil.
  • Inclua um plano de fundo de ligação para exibir uma foto ou vídeo quando fizer ou receber uma ligação.
  • No Samsung Internet, você pode reorganizar e bloquear guias.
  • O Bixby Routines ganhou ainda mais controles para ajudar você a automatizar sua vida.
  • Novos ícones e widgets de Tela de bloqueio facilitam a localização e o controle de suas rotinas.
  • Use o Bem-estar digital com perfil pessoal e de trabalho separados.

Recursos aprimorados

Tela inicial e Tela de bloqueio

  • Inclua widgets tocando e segurando um aplicativo na Tela inicial.
  • Desligue a tela tocando duas vezes em um espaço vazio na Tela inicial ou Tela de bloqueio. (Configure em Configurações > Recursos avançados > Movimentos e gestos.)
  • Na Tela de bloqueio, toque na área do relógio para visualizar widgets como Calendário, Clima e Música.

Ligações e conversas

  • Veja as conversas separadamente no Painel de notificações. Funciona com Mensagens e seus aplicativos de conversa favoritos.
  • Remova facilmente contatos duplicados armazenados na mesma conta em Contatos. O período de armazenamento para contatos excluídos foi estendido de 15 dias para 30 dias.
  • Habilidade de editar vários contatos vinculados a partir de uma só tela adicionada.
  • Inclusão da Lixeira em Mensagens, para que as mensagens excluídas recentemente sejam armazenadas por 30 dias.

Fotos e vídeos

  • Tire fotos mais rapidamente com foco automático e exposição automática aperfeiçoados.
  • Veja, edite e compartilhe fotos e vídeos mais facilmente a partir da Galeria.
  • Localize fotos e vídeos mais rapidamente com novos recursos e categorias de pesquisa na Galeria.
  • Reverta fotos editadas para suas versões originais a qualquer momento, mesmo depois de salvas, para que você jamais perca uma foto.

Configurações

  • As Configurações ganharam uma nova aparência mais simples. A sua Samsung account é exibida na parte superior, e as configurações da Tela inicial agora são mais fáceis de acessar.
  • Encontre as configurações que você precisa mais facilmente, com os novos recursos de Pesquisa. Você obterá melhores resultados para sinônimos e erros ortográficos comuns, bem como poderá tocar em marcas para ver grupos de configurações relacionadas.
  • Os botões de Configurações rápidas foram reduzidos para oferecer apenas os recursos mais utilizados. Você também pode adicionar botões para criar o seu próprio Painel rápido personalizado.

Teclado Samsung

  • Aumento do número de idiomas de entrada para 370.
  • Ficou mais fácil colar imagens e códigos de verificação copiados de mensagens de texto.
  • Incluímos sugestões de emojis e stickers quando você insere um emoticon de texto.
  • Melhoramos o formato do teclado para oferecer uma barra de espaço maior ao inserir endereços de e-mail e sites.
  • Configurações de teclado reorganizadas para facilitar o acesso às configurações usadas com frequência.

Produtividade

  • Novas rotinas serão recomendadas com base na sua vida diária e padrões de uso.
  • O Bixby Routines oferece a opção de retornar tudo ao modo como estava antes de a rotina ser executada.
  • Na internet, você pode ocultar o status e as barras de navegação para uma experiência mais imersiva e traduzir rapidamente páginas da web.
  • Você receberá uma mensagem para bloquear sites da web que enviam muitos pop-ups ou notificações.
  • Você pode navegar e selecionar arquivos da unidade de nuvem na tela de seleção de arquivos em Meus arquivos.
  • Agora, você pode excluir arquivos em cache em Meus arquivos para liberar espaço de armazenamento com facilidade.
  • Eventos com a mesma hora inicial são exibidos juntos nas exibições de lista e de mês no Calendário.
  • Use a aparência de ícones de aplicativos do seu telefone ou tablet no Samsung DeX para que você saiba onde está tudo.Abra o touchpad a partir da barra de navegação do seu telefone ou tablet.

Controle fácil de mídia e aparelho

O controle de mídia e aparelho é mais fácil com o painel de mídia aperfeiçoado nas notificações. Você pode ver os aplicativos de mídia utilizados recentemente e alterar rapidamente o aparelho de reprodução. Você também pode verificar as configurações do Android Auto no menu Recursos avançados em Configurações.

Identificação e melhoria dos seus hábitos digitais

Os recursos aperfeiçoados de Bem-estar digital facilitam a verificação de como você está usando o seu telefone ou tablet e o ajudam a formar bons hábitos digitais. Verifique o seu uso enquanto dirige ou veja as alterações semanais no tempo de tela por função rapidamente, por meio de relatórios semanais atualizados.

Acessibilidade para todos

O One UI 3 recomenda recursos de acessibilidade úteis para você com base no seu uso. O atalho de Acessibilidade aprimorado facilita o início e o uso dos recursos de acessibilidade. Você pode usar o recurso Ler entrada do teclado em voz alta para obter retorno de voz da sua digitação mesmo quando o TalkBack estiver desativado.

Proteção de privacidade mais forte

Agora você pode permitir que um aplicativo acesse seu microfone, câmera ou local apenas uma vez. Quaisquer permissões que um aplicativo não usar há algum tempo serão automaticamente revogadas. Você não pode mais dar permissão aos aplicativos para sempre ver a sua localização no pop-up de permissão normal. Para permitir que os aplicativos acessem a sua localização quando não estiverem em uso, você precisa acessar a página de permissões de localização para o aplicativo nas Configurações.

Melhorias adicionais

  • No Relógio, você pode ouvir a hora e o nome predefinido do alarme em voz alta quando um alarme toca.

Alguns aplicativos precisarão ser atualizados separadamente após a atualização do One UI 3.

Cópias de aplicativo feitas usando o Dual Messenger não podem mais acessar diretamente os arquivos do cartão de memoria. Para compartilhar os arquivos do cartão de memória em uma cópia de aplicativo, selecione os arquivos em Galeria ou em Meus arquivos, toque em Compartilhar e seleciona a cópia de aplicativo.

Você não pode mais usar o Wi-Fi Direct para enviar arquivos para outros aparelhos. Você pode usar o Nearby Share ao invés disso. Você ainda pode receber arquivos usando o Wi-Fi Direct.

Você não pode mais se conectar ao Chromecast usando o Smart View. Você pode usar o Google Home ao invés disso.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gigo CAP (@GigoCAP)

Opa! Aqui chegou. Atualizando! Valeu Tecnoblog! Kkk

Felipe Ventura (@felipe)

Você tem o S20 padrão, Plus ou Ultra?

João Nunes (@Joaonunes)

Atualizado aqui também. S20 padrão, com rom da operadora Claro. Surpreso por ter saído junto

Leonardo Brandão Gonçalves (@leonardobg7)

Quem tiver mais pressa é só baixar a rom DBT (Alemanha) e instalar via odin.

Testado e funcionando 100%
Note 10+

Gigo CAP (@GigoCAP)

Plus! Mas um amigo que tem o padrão recebeu também. Só tive que ir buscar atualização, não recebi notificação.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Pra ter essa pressa toda já é caso de psiquiatra

Leonardo Brandão Gonçalves (@leonardobg7)

Você não é usuário de note 10+
Bateria durava nada, agora melhorou muito.
One ui 3 é top.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Screenshot_20210106-220034_Device care1080×2280 142 KB

Se é satisfatório já é pessoal, mas dizer q não durava nada é exagero

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Só falta dizer q esse é meu primeiro exynos tbm

Leonardo Brandão Gonçalves (@leonardobg7)

Esse tempo de tela não dá pra saber. O ideal é se você usasse outro indicador de bateria.
Felizmente a Samsung corrigiu isso na one ui 3 e zera o ciclo.

Eu fazia na minha rotina de trabalho no Max 5h de tela (no Mi9t fazia 8h). Com a one ui 3 está dando para chegar 7+ sem dificuldade.

Tá economizando muito mais no stand-by. O sistema que já era rápido tá mais fluido ainda.

Eu já estou acostumado com troca de roms. Vivi esse vício por 8 anos em diversos celulares.

Peguei o note 10+ para me livrar disso. Depois que vi nos grupos de telegram os resultados da bateria com one ui 3 não aguentei esperar.

E atualizar rom via PC é a coisa mais simples que tem. Nem sequer precisei formatar. Só peguei a firmware da Alemanha e atualizei por cima. Ou seja, tem nada d+

Só elogios para essa one ui 3 com Android 11.
É a primeira vez que vejo uma atualização de Android que melhora a bateria. E olha que uso Android desde o 2.2

Juntando a melhora significativa de bateria (fico fora de casa o dia todo, bateria é crucial durar bem) + as novidades da one ui 3, não vi motivos para esperar sair a oficial do BR sendo que a atualização via PC é extremamente simples e sem perder os dados…

Se quiser atualizar o seu de uma vez, tá aí

Ou, se preferir, só aguardar os próximos dias. Eu só fiz isso porque necessito de uma bateria que dure bem e nos grupos de telegram todo mundo reclamava da mesma coisa. Não era só eu que enfrentava esse problema kkk

gabrielcarlos (@gabrielcarlos)

Cuidado com o IMEI, pode ter alguém mal-intencionado para bloquear seu aparelho.

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Realmente é motivo de comemoração, uso desde o 3 eu acho e tbm era um medo constante de piorar tudo, quando mantinha igual era alegria kkkk

Vlw, tinha esquecido desse drtalhe

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Vou dar uma olhada no vídeo pelas features, dessa vez estou completamente alheio ao q vem no android 11, nem esperava estar com um celular q fosse atualizado até 2 meses atrás kkkkkk
Mas vlw a dica da rom, mas vou esperar a oficial msm, sem pressa pra isso, até pq gosto de fazer instalação limpa quando troca de UI

Maurício Costa (@mauricio.costa)

Rodando liso no S20 Plus desde a manhã do dia 5. Mas, no Note20 Ultra 5G, nada… ainda no patch de novembro do ano passado.

Maurício Costa (@mauricio.costa)

Também notei uma melhoria na autonomia absurda no S20 Plus.