Início » Aplicativos e Software » Windows 10 agora roda comandos do Linux na inicialização do WSL

Windows 10 agora roda comandos do Linux na inicialização do WSL

Recurso liberado para testadores do Windows 10 (insiders) executa comando na inicialização do Linux no WSL

Emerson AlecrimPor

Nesta semana, a Microsoft liberou para os participantes do programa Windows Insider uma caixa de notícias na barra de tarefas do Windows 10. Mas essa não é a única novidade: usuários do Windows Subsystem for Linux (WSL) ganharam a opção de executar comandos durante a inicialização de uma distribuição.

WSL no Windows 10 (imagem: divulgação/Microsoft)

WSL no Windows 10 (imagem: divulgação/Microsoft)

O WSL consiste, originalmente, em um mecanismo que traduz chamadas de sistema para Linux em chamadas equivalentes para execução pelo kernel do Windows. Em 2020, a Microsoft apresentou o WSL 2. A atualização traz um kernel Linux verdadeiro que pode ser executado dentro de uma máquina virtual.

Graças a essa evolução, a integração entre os ecossistemas do Windows e do Linux melhorou substancialmente. O recente update contribui para isso: agora, o usuário pode executar praticamente qualquer comando Linux durante a inicialização de uma distribuição rodando a partir do WSL.

“Você pode implementar isso editando o arquivo /etc/wsl.conf de sua distribuição e adicionando uma opção chamada command dentro da seção boot”,explica o anúncio oficial.

O comando adicionado pode permitir, por exemplo, que o usuário execute automaticamente um script de configuração durante o carregamento do sistema operacional.

A própria Microsoft dá um exemplo com uma instrução que registra a hora e a data de cada inicialização da distribuição:

Execução de comando na inicialização (imagem: divulgação/Microsoft)

Execução de comando na inicialização (imagem: divulgação/Microsoft)

Para ter acesso ao recurso, os usuários do Windows Insider precisam baixar a Build 21286 do Windows 10. Ainda não há informação sobre a liberação da novidade para o público em geral.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

LekyChan (@LekyChan)

Não vejo a hora disso chegar pra todo mundo, vai ser uma mão na roda lá no serviço.

Há um erro creio eu na parte

Graças a essa evolução, a integração entre os ecossistemas do Windows e do Linux melhorou substancialmente. O recente update contribui para isso: agora, o usuário pode executar praticamente quando comando Linux durante a inicialização de uma distribuição rodando a partir do WSL.

Creio que no lugar desse ‘quando’ que destaquei seria na verdade um ‘qualquer’, não?

Felipe Ventura (@felipe)

Está corrigido!